Diretório /home compartilhado por 2 SOs

Iniciado por paulobelo, 24 de Janeiro de 2013, 11:50

tópico anterior - próximo tópico

paulobelo

Amigos eu quero instalar o Ubuntu 12.10 no mesmo micro onde já tenho instalado o Ubuntu 12.04
O diretório /home está numa partição separada então dá para usar o mesmo home para os dois.
A minha dúvida é o que acontece com as configurações dos programas que normalmente ficam no home.
Se os SOs são diferentes as configurações para os MESMOS programas não devem ser diferentes?
Eu não corro o risco de ter uma configuração que não é suportada pelo SO mais antigo ou o o contrario, um programa que não funciona na sua plenitude no SO novo porque a configuração corresponde a um programa antigo?
Eu sei que vários de vocês tem dois  ou mais SOs Linux no mesmo micro como Fedora, Mint. Debian, etc...
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

Arthur Bernardes

clodoaldops

-seus documentos ficam na /home
-seus programas ficam na /
-veja esta dica:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Mesma-home-para-usuarios-diferentes/
-basta não formatar a /home e usar nomes diferentes p/ usuario

paulobelo

Obrigado amigos, li tudo que vocês sugeriram
Se eu entendi vou ter que fazer o seguinte:
Usar um nome diferente para usuário do outro SO que irei instalar, o meu é "eu", vou usar "mim", hehe.
A senha pode ser a mesma, certo?
Depois da instalação concluída vou ter o diretório home compartilhado e abaixo dele dois diretórios correspondentes as pastas pessoais de cada SO - eu e mim
A seguir vou ter que deletar as pastas "de sistema" do SO novo e criar um link para as mesmas pastas do SO antigo
Estão são as pastas visíveis que são criadas na instalação:
Área de Trabalho
Documentos
Downloads
GNUstep
Imagens
Modelos
Música
Ubuntu One
Vídeos

Quais delas é seguro deletar e substituir pelo link?
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

pinduvoz

É muito importante que vc use o mesmo GID para os usuários, pois caso contrário terá problemas de permissão.

Como vc pretende instalar dois Ubuntus (12.04 e 12.10), os GIDs serão os mesmos (padrão do Ubuntu, ou 1000) e vc não deve ter problemas, mas com outras distros vc precisa prestar atenção a esse detalhe.

Pode criar links para todas as pastas de usuário (documentos, imagens, músicas, vídeos etc.) de uma distro para a outra. Isso não causa problemas.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

pinduvoz

Mais uma coisa. Já que vc pretende instalar dois Ubuntus, opte pela versão Gnome Remix no 12.10.

Dois Unitys é demais, não é mesmo?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

paulobelo

Obrigado pinduvoz
Eu instalei e desinstalei o Ubuntu 12.10 porque não consegui fazer funcionar o efeito esfera do Compiz nele.
A minha intenção de ter dois SOs é que pelo fato do 12.04 ser LTS ganha em estabilidade e confiança mas  algumas inovações não poderão ser aplicadas com o mesmo desempenho de um SO totalmente novo.
Mas acho que vou tentar um outro SO que não seja Ubuntu, o Ubuntu é excelente mas não quero que fique um monopólio entre os SOs linux o ideal seria que fosse 0.1% para cada distribuição e mil distribuições diferentes e excelentes.
O Mint que é muito elogiado eu vou descartar porque é derivado do Ubuntu, vou tentar o pai do Ubuntu, o Debian ou o Magela.
Eu gostaria de experimentar o Enlightenment como gestor de janelas.

Alguma sugestão?