Impressora na rede Win2k

Iniciado por fbinet, 28 de Março de 2006, 14:14

tópico anterior - próximo tópico

fbinet

Amigos, estou iniciando na linha do Linux, por isso tenho algumas dúvidas. lá vai a primeira e mais imediata.
Instalei em meu computador daqui da empresa, o Ubuntu 5.10 e já está entrando na rede (rede win2000) e acessando a internet normalmente. mas não consigo ver o servidor nem as outras máquinas (que são ruiindows) preciso configurar uma impressora na rede e não sei como.
Vcs podem me ajudar?

edureis

Geralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

Para você imprimir numa impressora da rede windows - sistema >> administração >> impressoras e na hora de adiconar escolha >> nova impressora >> impressora de rede >> impressora windows (smb). Vai pedir usuário e senha, após a autenticação a impressora vai estar disponível na caixa de rolagem dela.

Agora para enxergar sua máquina ubuntu na rede é preciso instalar o servidor samba nela, isso não é necessário se não precisa compartilhar nada nela.

[].

fbinet

Citação de: "edureis"Geralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

Para você imprimir numa impressora da rede windows - sistema >> administração >> impressoras e na hora de adiconar escolha >> nova impressora >> impressora de rede >> impressora windows (smb). Vai pedir usuário e senha, após a autenticação a impressora vai estar disponível na caixa de rolagem dela.

Agora para enxergar sua máquina ubuntu na rede é preciso instalar o servidor samba nela, isso não é necessário se não precisa compartilhar nada nela.

[].
Amigo, tentei fazer o que vc disse para adicionar impressora da rede, e até consigo (não todas, só algumas aparecem quando direciono para o computador, mas tudo bem), mas tentei instalar uma psc 1315 com o drive que vem no UBUNTU "psc 1310" e acontece que ele instala, manda pra fila de impressão na máquina que ela está normalmente, mas fica eternamente na fila, atrapalahndo, inclusive outros documentos a serem impressos. Vc podería me dar uma luz do que pode estar acontecendo?
PS: Tentei instalar outras impressoras tbm e acontece a mesma coisa!

edureis

Cara eu tava até achando que poderia não estar aceitando esse driver da 1310, mas achei algo na internet dizendo na resposta da pergunta que funciona olha só http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/06/msg00332.html.

Para ter certeza disso, você poderia bootar a máquina que tá com a impressora instalada com um live cd e testar se funciona mesmo com o driver 1310, aí você ficaria restrito a algum problema de authenticação, permissão ou rede.

[].

fbinet

Citação de: "edureis"Cara eu tava até achando que poderia não estar aceitando esse driver da 1310, mas achei algo na internet dizendo na resposta da pergunta que funciona olha só http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/06/msg00332.html.

Para ter certeza disso, você poderia bootar a máquina que tá com a impressora instalada com um live cd e testar se funciona mesmo com o driver 1310, aí você ficaria restrito a algum problema de authenticação, permissão ou rede.

[].
Edureis

O link que vc citou não abre.
Mas acredito que não seja o drive, pois tentei instalar uma Lazerjet 1015 com o drive dela mesmo no UBUNTU e deu o mesmo erro.
O que vc acha que pode ser?

fbinet

Citação de: "fbinet"Edureis

O link que vc citou não abre.
Mas acredito que não seja o drive, pois tentei instalar uma Lazerjet 1015 com o drive dela mesmo no UBUNTU e deu o mesmo erro.
O que vc acha que pode ser?

Desculpa, o link abriu sim, é que estava com o ponto no final, mas lá fala de instalação local.
Mas valeu pela ajuda.

agente100gelo

Estou com o mesmo problema para impressão em rede (manda pra fila e fica lá pra sempre) no Windows XP. O problema não é drive porque localmente funciona e enviando para uma estação com Windows 98 funciona. O problema é de comunicação Ubuntu e Windows XP. Provisoriamente estou enviado para uma estação Windows 98.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

bmp8

Olá pessoal!

Retomando o assunto, também tenho uma empressora HP 1310 instalada num Windows da rede e não consigo inprimi, pq fica eternamente na fila. Ja compartilhei a impressora e tuda, mas nada de funcionar. O driver funciona perfeitamente pq ja instalei ela sozinha no meu pc (to usando o Kubuntu 7.04).
Será que alguém aí que ja resolveu esse problema poderia ajudar?Não é necessário nenhum programa do tipo Samba pra impressoras que compartilhe a conexão?

Agradeço desde já!

Fruga

Citação de: fbinet online 30 de Março de 2006, 10:31
Citação de: edureisGeralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

[].
Amigo, tentei fazer o que vc disse para adicionar impressora da rede, e até consigo (não todas, só algumas aparecem quando direciono para o computador, mas tudo bem), mas tentei instalar uma psc 1315 com o drive que vem no UBUNTU "psc 1310" e acontece que ele instala, manda pra fila de impressão na máquina que ela está normalmente, mas fica eternamente na fila, atrapalahndo, inclusive outros documentos a serem impressos. Vc podería me dar uma luz do que pode estar acontecendo?
PS: Tentei instalar outras impressoras tbm e acontece a mesma coisa!

Ola, tinha um problema igual a esse. Mas resolvi.

Postei no forum o topico e esse:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24077.0.html