Dúvida: Particão e Instalação

Iniciado por wra1505, 21 de Março de 2009, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

wra1505

Olá a todos!

Atualmente utilizo o win xp, mas depois de testar o ubuntu 8.10 pelo live cd fiquei com vontade de instalar ele.
Mas só que utilizo o pc para jogar tambem e alguns jogos que eu possuo não tem suporte no cedega ou wine.
Hoje meu hd esta com duas partições de 150gb cada. Ai eu pensei se seria possivel criar 3 partições no mesmo hd, sendo uma de 100gb para o ubuntu; outra de 100gb para guardar arquivos como downloads, videos, fotos, etc, mas prticionado pelo ubuntu; e outra de 50gb so para o xp para instalar os jogos.
Se isso for possivel gostaria da ajudar de voces para auxilar como devo proceder para realizar isso.

Agradeço a todos desde já.

niquelnausea

Tenta monta assim:
100Gb Windows (programas e jogos);
150Gb (arquivos pessoais, músicas, fotos);
50Gb Ubuntu (programas e jogos).

No instalador tem um gerenciador de partições em modo gráfico.

wra1505

Obrigado amigo, so que a partição do windows eu queria somente para jogos, no ubuntu eu utilizaria programas como para editar videos e imagens, baixar arquivos entre outros.

Glauco Hass

Acho que a sugestão do niquelnausea é a melhor, mesmo assim. O Windows, com alguns jogos, já vai pra 50GB fácil, fácil. O Ubuntu, com muitos aplicativos instalados, vai ser difícil pra chegar nos 10GB. O resto seria para os seus arquivos.