ubuntu para usuários "comuns"

Iniciado por raimundo1, 13 de Fevereiro de 2009, 11:46

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Parabéns pela nobre iniciativa, isso mostra como os usuários do fórum estão preocupados com o bom ambiente e organização do que tratamos aqui. Vou votar em vc pra presidente...  ;D

CitarLonge de mim, não tenho conhecimento  nem tempo suficiente (nem a paciência necessária), a intenção foi de colaborar e amenizar o trabalho dos moderadores.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

mytux

Citação de: clcampos online 13 de Fevereiro de 2009, 21:39
Citação de: ucastrobr online 13 de Fevereiro de 2009, 18:51
O ubuntu está de bom tamanho, não tem que vir os 90% de usuários "comuns" do windows.
Vão ficar falando mal do ubuntu porque tem preguiça de pensar e resolver problemas.
Além disso se o Ubuntu fosse líder seria mais alvos de invasões e até "vírus", melhor ficar como está.

+1

Concordo plenamente!
Linux User 483608

velox256

Aí eu não concordo, se o desejo (ou o pensamento) dos usuários de Linux é ver o sistema crescer e, com esse crescimento, vermos sanadas várias "infuncionalidades" do sistema, pq temos que ter medo do sistema passar a ser mais visado a invasão ou vírus com esse crescimento? Será que o sistema não é tão confiável assim que não poderia acompanhar a sua própria evolução?

Citação de: mytux online 14 de Fevereiro de 2009, 12:56
O ubuntu está de bom tamanho, não tem que vir os 90% de usuários "comuns" do windows.
Vão ficar falando mal do ubuntu porque tem preguiça de pensar e resolver problemas.
Além disso se o Ubuntu fosse líder seria mais alvos de invasões e até "vírus", melhor ficar como está.

+1

Concordo plenamente!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

rjbgbo

Citação de: mytux online 14 de Fevereiro de 2009, 12:56

+1

Concordo plenamente!

Não concordo

Citação de: velox256 online 14 de Fevereiro de 2009, 13:30
Aí eu não concordo, se o desejo (ou o pensamento) dos usuários de Linux é ver o sistema crescer e, com esse crescimento, vermos sanadas várias "infuncionalidades" do sistema, pq temos que ter medo do sistema passar a ser mais visado a invasão ou vírus com esse crescimento? Será que o sistema não é tão confiável assim que não poderia acompanhar a sua própria evolução?

Gostaria de citar de certas incapacidades dos SL e nem tanto do SO, pois penso que adianta um baita SO s/ softwares de qualidade, que possamos ter também boas funcionalidades.
Usar SO só p/ navegar c/ segurança na Internet, e outras áreas que feliz/ os Linux e outros SL estão bem, ñ basta, gostaria de poder usar plena/ o Linux em certos momentos de trabalho, mas ele ñ tem culpa e sim os SL.
C/ todo respeito, mas esse pensamento leva a um atraso tecnológico também no desenvolvimento de SL específicos p/ várias áreas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

dom diniz

Citação de: rjbgbo online 14 de Fevereiro de 2009, 13:46
Gostaria de citar de certas incapacidades dos SL e nem tanto do SO, pois penso que adianta um baita SO s/ softwares de qualidade, que possamos ter também boas funcionalidades.
Usar SO só p/ navegar c/ segurança na Internet, e outras áreas que feliz/ os Linux e outros SL estão bem, ñ basta, gostaria de poder usar plena/ o Linux em certos momentos de trabalho, mas ele ñ tem culpa e sim os SL.
C/ todo respeito, mas esse pensamento leva a um atraso tecnológico também no desenvolvimento de SL específicos p/ várias áreas.

Concordo plenamente

É como eu ja disse outra vezes. O nível dos programas disponíveis ainda não estão a altura do SO.

Tem exceções??

Sim tem! Existem programas de ótima qualidade, mas a regra geral não é essa, apesar das paixões de muitos tentarem mascarar isso
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

ucastrobr

Não concordo que são as "infucionalidades" do ubuntu atrapalha o "crescimento". O que atrapalha são os usuários e o governo não ensinar o sistema aberto nas escolas desde primário.
Todo mundo sabe que para o sistema Ubuntu crescer e  introduzir os 90% usuários de "janelas" teria que vir com codecs proprietários de multimídia. Quem vai pagar??? A canonical, vocês usuários...
Teria que vir no formato gráfico "janelas" com área de trabalho, menus... Afinal os usúarios querem algo que estão acostumados C:/, Meus Documentos, Arquivos de programa, Painel de Controle, cd de instalação de drives de impressora e outros hardware.   Criar um site tipo superdownloads que basta dar duplo clique. Afinal o superdownloads vem com screenshots dos programas e está sempre atualizado. Funcionar perfeitamente todos os programas e jogos exes.. autocad...Internet Explorer, Windows Movie Maker, Windows Media Player.
Melhor ainda porque não remover também o terminal do Ubuntu, afinal para quê serve o mouse Next, next, finish...
É só isso que eles querem, será que é pedir demais?

No Windows Media Player não precisam ficar configurando codecs e só instalar o SO "janelas" e bingo, funciona o som e vídeo.
No internet Explorer que vem junto com o "janelas" que compraram e já está instalado de loja o flash e java quando abrem pela primeira vez, bingo novamente consigo abrir o youtube sem configurar nada.
Por quê o Ubuntu não é assim? É só instalar e pronto, não preciso configurar nada é só usar.

Por isso continuo com meu parecer:

O UBUNTU REGREDIRIA , AFINAL SERIA NADA MAIS QUE UM VERSÃO DIFERENTE DE WINDOWS.
E linux é na verdade uma versão diferente de unix mais simplificada.
linux = linux;
linux # windows;
linux # mac;

A canonical não tem responsabilidade windowszar seu SO.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

clcampos

Concordo que existem muitos usuários que querem migrar para Linux, só não fazem porque não acham o menu iniciar, a possibilidade de instalar todos os .exe que procuram, painel de controle e etc... Então pergunto, se procuram exatamente o windows porque não usá-lo de uma vez?

Não que eu ache o Linux perfeito, não que eu ache que ele não tem que melhorar, claro que sim!

Também acho que a segurança dele seria melhor tento 90% de uso, ou mesmo tendo apenas 0,9%, pois é da concepção dele ser mais seguro, apesar que muitos usuários fazem o máximo para diminuir esta segurança.

Quanto a falta de programas bons existentes para o Windows e para o Mac é algo que só o tempo poderá resolver, pois são programas que foram evoluindo por anos, e os programas existentes no ambiente GNU/Linux também necessitaram deste tempo, sem contar que muitas vezes o desenvolvimento dessas aplicações não contam com grandes recursos financeiros para apoiar, o que permitira estudos de interface e etc.

Outro caminho para o problema seria o desenvolvimento de aplicações já existentes em outras plataformas para a nossa, porém gostaria de saber quantos são os usuários dispostos a pagar (as vezes altos valores) por eles,  e eu não conheço muitas pessoas dispostas a isso (falo da minha experiência por aqui).

Quanto aos problemas com muitas das reclamações de usuários, que disse o  ucastrobr, bem...

...Antigamente, quando as interfaces disponíveis para Linux eram bem piores e alguém tinha um problema ele simplesmente não ia a um fórum e escrevia sua dúvida de qualquer maneira, sem uma pesquisa, sem ler a mensagem de erro (vide o número de mensagens sobre o problema do dpkg --configure -a) e ao menos nem tentar o básico antes. O usuário fazia uma pergunta muito bem escrita, explicando os problemas, as variáveis envolvidas - como hardware, e o que já tinha tentado, mostrando que ele lutou pela solução de seu problema e que estava ali pedindo ajuda porque não sabia mais aonde ir.

Antes de ler o que vou escrever entendam que é uma pequena minoria, pois acho os usuários deste fórum ótimos, e é por causa de todos vocês que fico por aqui, mas vemos alguns  perguntando como resolver alguns problemas que basta clicar com o botão direito do mouse para resolver o problema, portanto entendo o medo do amigo ucastrobr de ver o fórum entupido de usuários que estão acostumados a receber coisas na mão, sem tentar resolver sozinhas (esta semana tive que ajudar um usuário a copiar um arquivo para um Pendrive, e no windows, e o usuário usa o corel draw no seu dia a dia... é possível isso?!?!?!?! Imaginem ele usando Linux?).

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Ioca100

"Todo mundo sabe que para o sistema Ubuntu crescer e  introduzir os 90% usuários de "janelas" teria que vir com codecs proprietários de multimídia. Quem vai pagar??? A canonical, vocês usuários..."
A MS liberou os codecs, vejam:   http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/software/moonshine-windows-media-no-linux-sem-complicacao
Usuário Linux- 449417

rjbgbo

Citação de: clcampos online 14 de Fevereiro de 2009, 17:56
.....................

Quanto a falta de programas bons existentes para o Windows e para o Mac é algo que só o tempo poderá resolver, pois são programas que foram evoluindo por anos, e os programas existentes no ambiente GNU/Linux também necessitaram deste tempo, sem contar que muitas vezes o desenvolvimento dessas aplicações não contam com grandes recursos financeiros para apoiar, o que permitira estudos de interface e etc.

Outro caminho para o problema seria o desenvolvimento de aplicações já existentes em outras plataformas para a nossa, porém gostaria de saber quantos são os usuários dispostos a pagar (as vezes altos valores) por eles,  e eu não conheço muitas pessoas dispostas a isso (falo da minha experiência por aqui).

......................

[]'s

Cristiano

Exata/ Cristiano, além disso nessa questão, muito bem abordada por vc, add também a parte de do amadorismo, c/ certeza por falta de investidores.

Qto a parte de ensino, comentado pelo ucastrobr, vejam um caso bem próximo a mim, uma prima estudante do 4º período de Sistema de Informação, somente terá Linux no último período.

Ai pergunto e futuros programadores p/ outros SOs que ñ o Windows?
Um quadro que pode e deve ser mudado provindo de setores como a telefonia móvel e os até o sucesso recente de netbooks, esses bem esquecidos pela Microsoft e pela Apple, por sinal, e tendo uma boa presença do Linux.

Só o futuro vai dizer sobre tais questões, mas no momento também temos que ter a responsabilidade de informar a devida realidade.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

velox256

O que eu quis dizer com "infuncionalidades" não atinje apenas o Ubuntu e sim todas as distros Linux de um modo geral. Quais "infuncionalidades"? Falta de drivers pra impressoras, webcams, modems, placas de som, placas de vídeo e por aí vai, eu acho um absurdo o usuário ir numa loja e ter que perguntar pro lojista se o bagulho que ele vai comprar funciona com Linux e o cara da loja diz que não sabe. No Windows não tem isso, basta comprar, plugar e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe). O usuário normal de Linux nem sabe o que é compilar, já pensou se, pra colocar um reles mouse, tiver que compilar a $$#@% do driver?

Além disso, detesto adimitir, o Windows é tão perfeito (esquece a segurança) para o usuário normal que até os programas feitos pra ele são fáceis de serem crackeados; o cara baixa da internet um CorelDraw X3 e dentro da imagem do programa tem os 3 passos pra quebrar o programa que custa uma nota preta. Qual a empresa que acha que vale à pena programar para Linux se o usuário de Linux TAMBÉM vai fazer a mesma coisa com os softs pagos para o sistema? Ah, e por favor, não venha me dizer que a cabeça de um usuário Linux é diferente de um usuário Windows; qdo se fala em gastar dinheiro, todo mundo é igual em qq parte do mundo, até na Suécia...  ;D

Citação de: ucastrobr online 14 de Fevereiro de 2009, 17:16

Não concordo que são as "infucionalidades" do ubuntu atrapalha o "crescimento". O que atrapalha são os usuários e o governo não ensinar o sistema aberto nas escolas desde primário.
Todo mundo sabe que para o sistema Ubuntu crescer e  introduzir os 90% usuários de "janelas" teria que vir com codecs proprietários de multimídia. Quem vai pagar??? A canonical, vocês usuários...
Teria que vir no formato gráfico "janelas" com área de trabalho, menus... Afinal os usúarios querem algo que estão acostumados C:/, Meus Documentos, Arquivos de programa, Painel de Controle, cd de instalação de drives de impressora e outros hardware.   Criar um site tipo superdownloads que basta dar duplo clique. Afinal o superdownloads vem com screenshots dos programas e está sempre atualizado. Funcionar perfeitamente todos os programas e jogos exes.. autocad...Internet Explorer, Windows Movie Maker, Windows Media Player.
Melhor ainda porque não remover também o terminal do Ubuntu, afinal para quê serve o mouse Next, next, finish...

No Windows Media Player não precisam ficar configurando codecs e só instalar o SO "janelas" e bingo, funciona o som e vídeo.
No internet Explorer que vem junto com o "janelas" que compraram e já está instalado de loja o flash e java quando abrem pela primeira vez, bingo novamente consigo abrir o youtube sem configurar nada.
Por quê o Ubuntu não é assim? É só instalar e pronto, não preciso configurar nada é só usar.

O UBUNTU REGREDIRIA , AFINAL SERIA NADA MAIS QUE UM VERSÃO DIFERENTE DE WINDOWS.
linux = linux;
linux # windows;
linux # mac;

clcampos

Citação de: velox256 online 14 de Fevereiro de 2009, 18:58
O que eu quis dizer com "infuncionalidades" não atinje apenas o Ubuntu e sim todas as distros Linux de um modo geral. Quais "infuncionalidades"? Falta de drivers pra impressoras, webcams, modems, placas de som, placas de vídeo e por aí vai, eu acho um absurdo o usuário ir numa loja e ter que perguntar pro lojista se o bagulho que ele vai comprar funciona com Linux e o cara da loja diz que não sabe. No Windows não tem isso, basta comprar, plugar e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe). O usuário normal de Linux nem sabe o que é compilar, já pensou se, pra colocar um reles mouse, tiver que compilar a $$#@% do driver?

Olha eu quase concordo com você.

Mesmo no windows não é só comprar plugar e usar. Você tem que instalar o driver, e se não tiver um driver a coisa pode pegar (tive um problemão com um Sony Vaio que fui instalar XP e só tinha drives para Vista), e quando a coisa pega é tão complicado, ou mais, pois você não vai poder compilar os drives... ou faz uma gambiarra ou não faz.

Também devemos levar em consideração que os drives ajudam muito mas atrapalham um pouco. Exemplo? Após a instalação do Ubuntu (salvo quando o componente não é reconhecido, e ai não há o que negar, é muito mais chato), se tudo correr bem é quase que só usar... claro que tem que instalar pacotes de codecs, flash e etc... mas isso o windows também tem, não é?!?!

Mas e após instalar o XP?... Putz... se você tem os CD's de drives ótimo, senão é horrível ter que ir atrás, e a instalação torna-se muito mais maçante que a do Linux.

No final a questão de drives é quase como a de programas, ou desenvolvem eles sozinhos (o que é mais difícil, mas vai sendo feito na medida do possível), ou então as empresas produtoras de hardware passam a ver que existem outros sistemas.

Eu, mesmo que vá usar o componente ou PC apenas com windows, só compro componentes que funcionem no linux, e é assim que posso contribuir, além de já ter enviado email as fabricantes que costumo usar sem problemas, agradecendo o bom funcionamento no Linux (mesmo que talvez não tenham feito muito, mas que funcionam bem).

CitarAlém disso, detesto adimitir, o Windows é tão perfeito (esquece a segurança) para o usuário normal que até os programas feitos pra ele são fáceis de serem crackeados; o cara baixa da internet um CorelDraw X3 e dentro da imagem do programa tem os 3 passos pra quebrar o programa que custa uma nota preta. Qual a empresa que acha que vale à pena programar para Linux se o usuário de Linux TAMBÉM vai fazer a mesma coisa com os softs pagos para o sistema? Ah, e por favor, não venha me dizer que a cabeça de um usuário Linux é diferente de um usuário Windows; qdo se fala em gastar dinheiro, todo mundo é igual em qq parte do mundo, até na Suécia...  ;D

Agora se os usuários do Linux tiverem a cabeça dos de Windows (o que espero que seja falso) espero que nunca tenham estes softwares que tanto pedem sendo desenvolvidos para nós. Sempre que vejo aqui alguém querendo usar ilegalmente algo (como o cedega) eu fico muito chateado, porque se é errado fazer isso no windows (que cobra por tudo) é pior ainda no Linux (que praticamente não cobra nada).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Felix

Citação de: velox256 online 14 de Fevereiro de 2009, 18:58

Além disso, detesto adimitir, o Windows é tão perfeito (esquece a segurança) para o usuário normal que até os programas feitos pra ele são fáceis de serem crackeados; o cara baixa da internet um CorelDraw X3 e dentro da imagem do programa tem os 3 passos pra quebrar o programa que custa uma nota preta. Qual a empresa que acha que vale à pena programar para Linux se o usuário de Linux TAMBÉM vai fazer a mesma coisa com os softs pagos para o sistema? Ah, e por favor, não venha me dizer que a cabeça de um usuário Linux é diferente de um usuário Windows; qdo se fala em gastar dinheiro, todo mundo é igual em qq parte do mundo, até na Suécia...  ;D

Citação de: ucastrobr online 14 de Fevereiro de 2009, 17:16

linux = linux;
linux # windows;
linux # mac;

Dois pontos.

1. Plugar e usar? Quando eu usava windows eu tinha que colocar o cd de minha impressora e aguardar cerca de 40 minutos para instalar drivers e programas para usá-la; no Ubuntu quando eu terminava de instalar o sistema ela já estava pronta, sem precisar de nada (e com outras distros também foi a mesma coisa).

2. Instruções de como crackerar e etc..., se o usuário windows segue essas instruções de como crackear (que muitas vezes envolve registro e tudo mais) por que ele não consegue fazer um sudo dpkg --configure -a que já aparece ali na cara dele, como o clcampos exemplificou?

Eu ainda chamo isso de comodismo

#prontofalei

ucastrobr

Primeiro, volto a dizer Ubuntu ou Debian tinha que ser ensinado pelo governo no primário, não em faculdade ou curso técnico.
O Clcampos (programa de interação aqui do fórum, ou o batman???) está correto. Tem usuários que estão afim de aprender Ubuntu e se dedica a aprender, e procura soluções antes. Tipo antes de postar aqui no fórum usa a "pesquisa" do fórum, ou então o guru "google". Depois de tentar um ou dois tutoriais e não conseguir resolver daí sim posta aqui no fórum e diz a versão de seu Ubuntu, qual o problema e o que ele tentou  e qual o hardware de sua máquina.
Mas tem uns, felizmente a minoria, não quer "aprender" apenas quer ver seu sistema rodando redondo (rimou).
Essa pessoas tentam resolver apenas uma ou duas vezez e não conseguem, daí já diz que o linux é ruim porque não é igual ao windows e desinstala o sistema.
Essas pessoas são os 90% de usuários do "janelas", quantos aqui tem pai ou mãe e irmãos ou colegas que não querem aprender "linux" e não adianta insistir que depois que surgir um probleminha vão falar mal do SO a vida inteira.

Quanto ao sistema  precisa melhorar sim, mas isso já acontece. Quem usou conectiva, mandrake, slackware sabe que o linux está muito mais simples. E a tendência é daqui uns anos ir melhorando. O problema são os aplicativos e programas proprietários que dão enfase ao "janelas" porque óbvio tem maior fatia de mercado. Porque criar drivers ou programas para a minoria? Não que o linux não esteja crescendo, mas veja quantos programas tipo kylix e outros que são descontinuados para linux. Ao longo do tempo temos visto a surgir diversos bons projetos de software livre, que embora sejam úteis a muitos usuários, terminaram por ser descontinuados.
Mas não é o fim do mundo existem inúmeros programas também superior por exemplo ao windows media player:
vlc, mplayer, totem... quanto ao som Amarok, audacious....
Quanto internet cada vez mais os sites aceitam firefox, opera... Embora alguns tem que fazer umas gambiarra para vê-los.(heheh) Embora o Internet Explorer ainda seja o favorito das instituições e empresa.

Bom, vamos deixar o tempo passar e ver no que dá.

Última lei relacionada à Lei de Murphy que menciono: a Lei de Grave, que diz que "se você faz algo à prova de idiotas, o mundo criará um idiota melhor".

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

velox256

Não pensei que fosse necessário colocar a instalação dos drivers, ficaria subentendido que a instalação dos mesmos faz parte de qq aquisição de hardware, mas vamos lá então:

O que eu quis dizer com "infuncionalidades" não atinje apenas o Ubuntu e sim todas as distros Linux de um modo geral. Quais "infuncionalidades"? Falta de drivers pra impressoras, webcams, modems, placas de som, placas de vídeo e por aí vai, eu acho um absurdo o usuário ir numa loja e ter que perguntar pro lojista se o bagulho que ele vai comprar funciona com Linux e o cara da loja diz que não sabe. No Windows não tem isso, basta comprar, plugar, instalar os drivers (normalmente basta colocar o cd de drivers e os mesmos são instalados na base do next, next, finish) e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe). O usuário normal de Linux nem sabe o que é compilar, já pensou se, pra colocar um reles mouse, tiver que compilar a $$#@% do driver?

Citarbasta comprar, plugar e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe)

dom diniz

Citação de: velox256 online 14 de Fevereiro de 2009, 21:03
Não pensei que fosse necessário colocar a instalação dos drivers, ficaria subentendido que a instalação dos mesmos faz parte de qq aquisição de hardware, mas vamos lá então:

O que eu quis dizer com "infuncionalidades" não atinje apenas o Ubuntu e sim todas as distros Linux de um modo geral. Quais "infuncionalidades"? Falta de drivers pra impressoras, webcams, modems, placas de som, placas de vídeo e por aí vai, eu acho um absurdo o usuário ir numa loja e ter que perguntar pro lojista se o bagulho que ele vai comprar funciona com Linux e o cara da loja diz que não sabe. No Windows não tem isso, basta comprar, plugar, instalar os drivers (normalmente basta colocar o cd de drivers e os mesmos são instalados na base do next, next, finish) e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe). O usuário normal de Linux nem sabe o que é compilar, já pensou se, pra colocar um reles mouse, tiver que compilar a $$#@% do driver?

Citarbasta comprar, plugar e pronto (pelo menos na maioria das vezes, hehehe)

A falta de alguns drives é um problema muito sério,
tem culpa dos fabricantes, sim tem, mas não apenas deles.

Mas pior é quando existe algum drive que (por qualquer motivo, patentes ou sei lá) não venha na distro e para instala-lo o user sofre desde a compilação do drive até o "inferno das dependências" e ainda correr o risco dele não funfar no final pq o sistema, sabe-se lá pq, não encontra o módulo.

Essa parte já se deveria ter sido trabalhada de alguma forma.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04