ubuntu para usuários "comuns"

Iniciado por raimundo1, 13 de Fevereiro de 2009, 11:46

tópico anterior - próximo tópico

raimundo1

Caros amigos,

o ubuntu 8.04 tem um falha grave!!!Não está pronto para aquele cara que não sabe muita coisa de informática e é viciado em windows. O problema é que essas pessoas são os 90% dos usuários de informática e tOrnam o criadores do windows cada vez mais ricos.
Um detalhe: não são técnico de formação, mas professor.E, tenho poucos ferramentas educativas no ubuntu e a maioria em inglês. Até o mec criou um linux educacional para tentar tapar esse buraco, que é responsabilidade do ubuntu, pois é o linux que essas pessoas conseguem usar por ser mais intuitivo e automatizado. Os outros elas se embananam todas!
Após efetuar as mudanças abaixo, concluir que  O UBUNTU É REALMENTE COMPETENTE PARA ARREBATAR ESSES USUÁRIOS DA DOMINAÇÃO DO WINDOWS.
Alguns tempo depois falariam: "NÃO ACREDITO QUE USEI RUINDOWS!".
Precisa-se aprimorar o UBUNTU nas seguintes coisas:
1 - O openoffice tem que vir em português, pois a maioria delas ou não tem internet ou não teriam paciência para utilizar o 'suporte a idiomas".
2 - O totem tem que ler DVD e VCD logo no inicio.
3 - o wine tem que vir instalado.
( só resolvendo esses três problemas, que se poderia disputar esse "mercado" dominado pelo widows).
4 - A pasta do usuário, firefox, openoffice, lixeira e X-sane devem tem ícones na área de trabalho.
5 - A partição windows ou a pasta meus documentos do windows poderiam está na área de trabalho.
6 - o OpenOffice tem que vir completo( com base).
7 - 0 anti-virus deve vir instalado.
7 - o gnome-ppp poderia vir instalado para winmodens, que dominam o mercado, todos os usuários comuns têm.
8 - tem que suportar automáticamente o modem 3g das operadoras celulares.
9 - O gcompris e o tuxpaint devem está instalados e com icones gigantes na area de trabalho.
Contem comigo para divulgar entre meus colegas o UBUNTU.

pigdin

Recomendo o ubuntu customizado Linuxnopc:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43718.0.html

Facilita bastante o usuário iniciante.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Alakazan

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

pigdin

Se o ubuntu "viesse" com todos esses ícones na área de trabalho, a primeira coisa que faria era deletar todos após a instalação.

Não gosto de ícones na area de trabalho, acho que fica poluído, prefiro tudo no menu.

Seu tópico não deveria ser postado nessa área dicas e truques.

Abraços.
@alexpigdin

Felix

Movido para café com ubuntu

Citação de: pigdin online 13 de Fevereiro de 2009, 12:24
Se o ubuntu "viesse" com todos esses ícones na área de trabalho, a primeira coisa que faria era deletar todos após a instalação.

Não gosto de ícones na area de trabalho, acho que fica poluído, prefiro tudo no menu.

Abraços.

+ 1 a respeito dos ícones.
Citação de: Alakazan online 13 de Fevereiro de 2009, 12:07
Pra quê antivírus??

Pra ser sincero é bom ter um antivírus em máquinas linux. não que sejamos tão ameaçados quanto usuários de outro sistema operacional, mas sim para também protegê-los. Um exemplo: Alguém me manda por e-mail um arquivo que contenha um vírus, eu tento abri-lo e pode até ser que abra o arquivo (uma foto, um pps, qualquer coisa), porém foi utilizado aí um joinner (programa que junta dois arquivos em um só) e junto com ele veio um vírus... em minha máquina com SO Linux não houve nada, mas daí eu reenvio a mensagem para um usuário Windows. Ele será infectado, apesar de eu não ter o sido. Se eu tivesse um antivírus em meu Linux, seria uma vítima a menos

Espero que tenha sido claro.

Agora respondendo ao Raimundo, as sugestões são sim válidas, mas por exemplo no caso de ler DVD's automáticamente já implicaria problemas legais em determinados países... a situação é bem mais complexa do que aparenta na superfície.

Nossile

Citação de: raimundo1 online 13 de Fevereiro de 2009, 11:46
... que é responsabilidade do ubuntu ...

Hã?

Desde quando o Ubuntu tem responsabilidade sobre alguma coisa? A Canonical tem responsabilidade de cumprir os contratos assinados por ela e só. Se resolverem retirar qualquer suporte à interface gráfica e tornarem a instalação e manutenção do sistema tão complicadada como um Gentoo não teria nada para impedir (alem de perder 99.999% dos usuários).

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

versorger

Caros amigos,

o ubuntu 8.04 tem um falha grave!!!Não está pronto para aquele cara que não sabe muita coisa de informática e é viciado em windows. O problema é que essas pessoas são os 90% dos usuários de informática e tOrnam o criadores do windows cada vez mais ricos.
Um detalhe: não são técnico de formação, mas professor.E, tenho poucos ferramentas educativas no ubuntu e a maioria em inglês. Até o mec criou um linux educacional para tentar tapar esse buraco, que é responsabilidade do ubuntu, pois é o linux que essas pessoas conseguem usar por ser mais intuitivo e automatizado. Os outros elas se embananam todas!
Após efetuar as mudanças abaixo, concluir que  O UBUNTU É REALMENTE COMPETENTE PARA ARREBATAR ESSES USUÁRIOS DA DOMINAÇÃO DO WINDOWS.
Alguns tempo depois falariam: "NÃO ACREDITO QUE USEI RUINDOWS!".
Precisa-se aprimorar o UBUNTU nas seguintes coisas:

(só resolvendo esses três problemas, que se poderia disputar esse "mercado" dominado pelo widows).
4 - A pasta do usuário, firefox, openoffice, lixeira e X-sane devem tem ícones na área de trabalho.
5 - A partição windows ou a pasta meus documentos do windows poderiam está na área de trabalho.
9 - O gcompris e o tuxpaint devem está instalados e com icones gigantes na area de trabalho.

Não sei se o Ubuntu está "preocupado" com o "mercado" propriamente dito. Também não sei se os usuários e desenvolvedores do sistema estão preocupados com o fato de os desenvolvedores do outro sistema ficarem mais ou menos ricos. Na minha maneira de interpretar a situação, parece que a preocupação está em possibilitar um alternativa à dominação e não em competir comercialmente com o "outro".

"Responsabilidade do Ubuntu"? Por que?!?! 

Wine instalado? Eu sei que muitos usuários ainda dependem de vários softwares desenvolvidos especificamente para o Janelas, mas isso não significa que o Wine deveria vir instalado, nativo. Acho que seria um tremenda contradição.

Com esse desejo de tantas coisas na área de trabalho, numa instalação padrão, você tem certeza que quer continuar usando o Ubuntu ou quer simplesmente mudar o nome do sistema operacional que você está usando. Acredito que a maioria dos usuários Ubuntu não gostariam de ter sua área de trabalho invadida por ícones que eles não escolheram colocar ali. Se você quer tantos ícones na área de trabalho, coloque-os ali. Personalize, mas não deseje que as suas preferências sejam onipresentes.

Sempre encarei o Ubuntu com um sistema operacional que acredita na capacidade do usuário. Se o usuário não sabia criar um atalho no Desktop do Janelas, não saberá fazê-lo no Ubuntu; mas isso não é culpa do Ubuntu, é culpa do usuário.

Abraço.

clcampos

Concordo com quase todo mundo, menos com o Felix... hehehe

Não acho que tenho que me preocupar com alguém que tem um sistema com possibilidades de pegar vírus. Se a pessoa escolheu aquele sistema ela que tenha um bom antivírus, porque "pesar" mais um processo na máquina por isto?

Sei lá, talvez eu seja radical, mas também não gosto de ícones na área de trabalho, meu OpenOffice esta sempre em português, e os pacotes faltosos (para mim) eu instalo de forma simples, com um simples apt-get.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

dom diniz

Tá bom.

Eu sou um dos caras mais chatos daqui que vivem dizendo que o linux ( todo o linux, não só o ubuntu) tem que melhorar nisso, dar um jeito naquilo... mas, infelizmente, não posso concordar nos pontos que o amigo citou.

1 - O openoffice tem que vir em português, pois a maioria delas ou não tem internet ou não teriam paciência para utilizar o 'suporte a idiomas".

O pacote do OpenOffice que já vem no ubuntu é em português, e vem o suficiente para o uso comum e básico. Acredito que um dos motivos para não vir o OpenOffice completo seja também por questão de espaço, já que a canonical tem que acrescentar vários programas, patch(??),script e outra coisae que facilitam a vida do usuário em um mísero CD.  Para quem precisa do pacote completo pode-se baixar pelo gerenciador e pelo get-deb ( http://www.getdeb.net/ )

2 - O totem tem que ler DVD e VCD logo no inicio.

Há, segundo minha ótica, dois motivos para isso.
1 - o limite de espaço já falado
2 - alguns codecs em alguns países são protegidos, o ubuntu vir com eles infrigiria a lei desses países, o que faria ou a canonical ter que retirar o ubuntu legalmente desses países, ou entrar em litígio jurídico ( o que não é vantagem em nenhum dos casos)

( só resolvendo esses três problemas, que se poderia disputar esse "mercado" dominado pelo widows).

A canonical tenta estimular o uso de alternativas livres, além do mais, o uso do wine abre o risco para o uso de alguma DDL do windows que seja patenteada ( algo parecido com os codecs de DVD)

???

No windows algo assim???

Todo mundo vai usar o sistema em dualboot??? E quem não for??? E que usa só o ubuntu???
Além do mais é muito simples se criar um atalho na área de trabalho para isso.

6 - o OpenOffice tem que vir completo( com base).

Já falei sobre o OpenOffice antes.

7 - 0 anti-virus deve vir instalado.

Anti vírus é de escolha pessoal, assim como tem uns que usam AVAST ( que tem para Linux) tem outros que usam o Clamav ( seja o Klamav ou o clamtk) e tem muitos que não usam nenhum.

7 - o gnome-ppp poderia vir instalado para winmodens, que dominam o mercado, todos os usuários comuns têm.

Bem, vc falou, são winmodens, além do que acho que o problema nesse caso também seja as patentes ( mas não tenho certeza)

8 - tem que suportar automáticamente o modem 3g das operadoras celulares.

Pelo o que eu li o ubuntu 8.10 já suporta a maioria dos modens ( pelo menos os que tem mais de seis meses de lançamento, não sei bem, pq ainda uso o 8.04 e não tenho necessidade de internet 3G.

Esses programas para um uso específico, o ubuntu é uma distro para uso geral. Tem-se novamente a questão de espaço e prioridade, além do mais pode-se baixar tanto o .deb nos sites dos desnvolvedores qunato pelo synaptic.

Contem comigo para divulgar entre meus colegas o UBUNTU.

Todos aqui agradecem e acho que falo por todos quando digo:

Bem vindo e esperamos que goste do que vc vá experimentar no mundo livre.   :P

Citação de: Nossile online 13 de Fevereiro de 2009, 13:15
... que é responsabilidade do ubuntu ...

Hã?

Desde quando o Ubuntu tem responsabilidade sobre alguma coisa? A Canonical tem responsabilidade de cumprir os contratos assinados por ela e só. Se resolverem retirar qualquer suporte à interface gráfica e tornarem a instalação e manutenção do sistema tão complicadada como um Gentoo não teria nada para impedir (alem de perder 99.999% dos usuários).

X2

[]'s

ps.: acho que falei demais  :P

edit: esqueci, acredito que uma boa pedida para seu caso realmente seja o Ubuntu Customizado, como já foi indicado antes.

Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Alakazan

Citação de: clcampos online 13 de Fevereiro de 2009, 16:02
Concordo com quase todo mundo, menos com o Felix... hehehe

Não acho que tenho que me preocupar com alguém que tem um sistema com possibilidades de pegar vírus. Se a pessoa escolheu aquele sistema ela que tenha um bom antivírus, porque "pesar" mais um processo na máquina por isto?

Sei lá, talvez eu seja radical, mas também não gosto de ícones na área de trabalho, meu OpenOffice esta sempre em português, e os pacotes faltosos (para mim) eu instalo de forma simples, com um simples apt-get.
Você que copiou a minha opinião ou eu que copiei a sua?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

clcampos

Citação de: Alakazan online 13 de Fevereiro de 2009, 16:15
Você que copiou a minha opinião ou eu que copiei a sua?

Como você é mais novo com certeza foi você que me copiou.

Robin não me copie, vou processá-lo por causa disto.  :P
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

ucastrobr

O ubuntu está de bom tamanho, não tem que vir os 90% de usuários "comuns" do windows.
Vão ficar falando mal do ubuntu porque tem preguiça de pensar e resolver problemas.
Além disso se o Ubuntu fosse líder seria mais alvos de invasões e até "vírus", melhor ficar como está.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

clcampos

Citação de: ucastrobr online 13 de Fevereiro de 2009, 18:51
O ubuntu está de bom tamanho, não tem que vir os 90% de usuários "comuns" do windows.
Vão ficar falando mal do ubuntu porque tem preguiça de pensar e resolver problemas.
Além disso se o Ubuntu fosse líder seria mais alvos de invasões e até "vírus", melhor ficar como está.

+1
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

velox256

Mais um que quer ser moderador, hehehehe...

Citação de: pigdin online 13 de Fevereiro de 2009, 12:24

Abraços.

Mas o problema é esse, o pessoal está mal-acostumado em usar Windows, não as deixam pensar. Tenho uma sobrinha de 13 anos e várias conhecidas por aí que se viram muito bem no Linux e nem querem saber de Windows, então é questão de atitude. O Linux precisa melhorar muito ainda, desde que os fabricantes ajudassem com drivers decentes e compatíveis, as produtoras de software fizessem programas de qualidade (mesmo que pagos) para o Linux e que o usuário chorão que se diz duro não craqueasse (ou crackeasse...) o programa pago feito pra Linux, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

pigdin

Citação de: velox256 online 13 de Fevereiro de 2009, 21:56
Mais um que quer ser moderador, hehehehe...

Longe de mim, não tenho conhecimento  nem tempo suficiente (nem a paciência necessária), a intenção foi de colaborar e amenizar o trabalho dos moderadores.

Quem pré-julga está sujeito a erros.

Abraço.
@alexpigdin