[DÚVIDA] Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock

Iniciado por mrhizzo, 18 de Dezembro de 2008, 07:27

tópico anterior - próximo tópico

mrhizzo

Olá a todos.

Sou novo no fórum.

Já estudei muito rudimentarmente o Linux na Impacta há alguns anos e acabei desistindo por outros motivos. Depois usei-o no meu computador, com a distro Conectiva. E agora estou com o ubuntu, 8.10.

Já li em diversos lugares, principalmente em inglês (apesar do meu inglês ser ruim), e tentei diversas soluções, mas o problema continua, por isso recorro a vocês. Já tentei inclusive uma solução encontrada no Google, que me levou até esse fórum.

A dúvida é a seguinte:

Estou tentando utilizar o gerenciador de notas que vem com o ubuntu, o Tomboy, até ai tudo bem, entretanto, não consigo sincronizá-las.
Li que eu deveria atualizar o WDFS e FUSE. Encontrei alguns tópicos pela internet e fiz as tais atualizações, como por exemplo as que seguem ( % cd /my/source/directory
  % wget http://noedler.de/projekte/wdfs/wdfs-1.4.2.tar.gz
  % tar xzvf wdfs-1.4.2.tar.gz
  % cd wdfs-1.4.2
  % ./configure
  % make
  % sudo make install
To get wdfs installed, I had to install the glib2.0 development modules:

% sudo apt-get install libgtk2.0-dev)

Tentei, principalmente o comando apt-get install wdfs (com isso aparece a mensagem de erro (Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?).
Sim, sou o root e fiz a instalação hoje no meu note. Não existe qualquer outro usuário.

Quem tiver como me ajudar, aqui vai a página da pessoa que colocou o tutorial para atualização: http://tech.mahesha.com/ (busque por Tomboy). Lá no final ele disponibiliza o link para um arquivo, e é exatamente esse arquivo, TAMBÉM que estou tentando instalar, mas que não sei como, e se alguém TAMBÉM puder ajudar, agradeço. Essa é uma dúvida adicional, a dúvida principal é quanto a mensagem de erro que coloquei no assunto.

Obrigado!!

bred81

Nem tive tempo de ler tudo, vou entrar em reunião agora.
Mas pela olhada rápida, parece problema de dependências. Quando isso ocorrer, ao invés de usar "apt-get" use "aptitude".
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Alakazan

Tente um sudo su, epois fazer isso como root.
MAS ESPRE OUTROS DIZEREM.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

mrhizzo

Tentei realizar a operação novamente e apareceu essa mensagem agora: root@mrhizzo-laptop:/home/mrhizzo# apt-get install wdfs
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote wdfs

Alguma dica?

O engraçado é que eu não modifiquei nada, nenhuma permissão. Já havia reiniciado e tudo o mais...

Aguardo mais alguma ajuda do pessoal.

Obrigado!

alarcon

Citação de: mrhizzo online 18 de Dezembro de 2008, 18:31
Tentei realizar a operação novamente e apareceu essa mensagem agora: root@mrhizzo-laptop:/home/mrhizzo# apt-get install wdfs
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível achar pacote wdfs

Alguma dica?

O engraçado é que eu não modifiquei nada, nenhuma permissão. Já havia reiniciado e tudo o mais...

Aguardo mais alguma ajuda do pessoal.

Obrigado!

esse erro não seria por que o nome do programa está errado e por isso ele não encontrou ou por que este programa não se encontra nos repositórios que estão habilitados no seu Ubuntu?

O erro de lock geralmente ocorre quando vc está usando o Synaptic ou o Adicionar/Remover... e ao mesmo tenta usar o comando apt-get pelo terminal e vice-versa. Todos servem para a mesma coisa, então quando se está usando um, não se pode usar o outro ao mesmo tempo.

mrhizzo

Quanto ao programa não estar no repositório, isso é possível, mas o post do blog do cara é recente...

Mas o que mais me intriga é a segunda parte. Eu mantenho o Synaptic fechado, inclusive reiniciei e abri apenas o Console... e nada. SEMPRE da esse erro. Um saco.

Não tenho nenhuma luz! rs

Já to desistindo e partindo pro Google Notebook.

Xterminator

Em momento algum está dizendo para instalar o tal wdfs pelo apt-get, pelo menos pelo que pude entender
você instala pelo apt-get o pacote gtk2.0-dev, se você executou este passo o correto e fazer este procedimento.
http://tech.mahesha.com/2008/08/23/synchronize-notes-with-tomboy/
% wget http://noedler.de/projekte/wdfs/wdfs-1.4.2.tar.gz
  % tar xzvf wdfs-1.4.2.tar.gz
  % cd wdfs-1.4.2
  % ./configure
  % make
  % sudo make install

O problema do lock o colega Alarcon já explicou o motivo.

alarcon

Citação de: mrhizzo online 19 de Dezembro de 2008, 02:34
Quanto ao programa não estar no repositório, isso é possível, mas o post do blog do cara é recente...

Mas o que mais me intriga é a segunda parte. Eu mantenho o Synaptic fechado, inclusive reiniciei e abri apenas o Console... e nada. SEMPRE da esse erro. Um saco.

Não tenho nenhuma luz! rs

Já to desistindo e partindo pro Google Notebook.

Lembre-se que quanto ao lock eu falei geralmente, então se não é essa situação tente fazer o seguinte, abra o nautilus como root (sudo nautilus, pelo terminal) e vá na pasta /var/lib/dpkg/ e remova, acho melhor renomear para um backup (por exemplo lock.bkp), o arquivo lock e tente novamente usar para ver se o erro continua ou desaparece.

Pode ser que ao usar o apt-get ou outro aplicativo de instalação de pacotes .deb, você tenha terminado de forma brusca e tenha travado este arquivo lock. Penso isso por que no Archlinux com o seu pacman (semelhante ao apt-get) se você estiver usando ele pelo terminal e terminar de forma brusca (tipo fechar a janela de terminal que esta executando o comando) e for tentar usar novamente ele vai dar erro de lock e a solução lá é remover este arquivo no local adequando que não lembro agora e com isso resolve, mas como aqui é outro filosofia, não sei se a mesma solução seria viável, por isso recomendo renomear ao invés de remover, assim vc pode retornar o arquivo ao seu local adequado caso falhe o procedimento indicado.