Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras

Iniciado por Voivod, 15 de Outubro de 2008, 13:32

tópico anterior - próximo tópico

Voivod

Comprei um notebook Intelbras i21, com a seguinte configuração:

Processador Celeron Dual Core 1,73 ghz
Hd 120 giga ata
Memória 1Gb
Sistema Operacional: Fenix Extreme

Tudo começou quando configurei o LILO do Fenix para o Dual Boot. A partir daí não consiguia nem iniciar o Fenix(mensagem de Kernel Panic), nem instalar outro SO.

Formatei o HD e gravei os iso do Ubuntu 'PC (Intel x86) desktop CD' e '64-bit PC (AMD64) desktop CD' para instala-los na máquina.

O i86 nem chega a terminar a instalação, já com o AMD64, a instalação é, aparentemente, concluída, o CD ejetado, mas qdo o note reinicia, não passa da tela de carregamento(congela naquela tela preta com o nome UBUNTU e a barra de carregamento).

PS: Usei os seguintes cheat cods na instalação: irqpoll, noapic, acpi=off , pois do contrário não consigo nem abrir pelo Live-CD.

Apesar de ter feito algumas pesquisas e estudar algumas apostilas, sou completamente leigo no assunto, e foi a primeira vez que tento instalar um SO LINUX que na verdade só em me tazendo dor de cabeça.

Alguém pode me ajudar a desatar este nó?

agente100gelo

Ao iniciar tecle Control+Alt+F1 e verifique onde a inicialização é interrompida. Veja se tem alguma mensagem de erro.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Voivod

Fiz isso mas não apareceu nada. A tela ficou toda preta e o prompt piscando, mas não é possível digitar nada.

Que faço agora?

gricwb

Amigo, tudo tem solução, mas quando se trata de notebooks, alguns realmente são osso de instalar Ubuntu, digo por experiência própria. Vou te dar uma sugestão que talvez não seja a mais correta mas foi o que consegui em um notebook da Toshiba: Tente rodar o live-cd do Gutsy (versão 7.10) e se rodar e instalar, posteriormente atualizar o Ubuntu para a versão mais recente.
Outra coisa, pessoalmente prefiro instalar a versão para arquitetura de 32bits em pcs com processadores de 64bits, creio que há mais compatibilidades usando a versão 32bits do SO.

Boa Sorte!
Abraços.   

Voivod

gricwb,

Vou seguir seu conselho e baixar o Gutsy 7.10, versão para 32 bits e tentar instalar.

Obrigado.

Voivod

Enquanto baixava o Gutsy, iniciei novamente o Ubuntu 3.04 e acessei o menu do GRUBY e editei a seguinte linha:

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-19-generic

-> apaguei o conteudo da linha até o ro e inseri os seguintes cheat codes: apm=off vga=791 noapic acpi=off irqpoll, reiniciei e funcionou normalmente. O problema é que tenho q executar esses procedimentos no GRUBY toda vez que ligar o note.

Como posso configurar para dar o boot de forma a iniciar permanentemente, sem ter a necessidade de escrever esses codes?

gricwb

Citação de: Voivod online 15 de Outubro de 2008, 22:50
Enquanto baixava o Gutsy, iniciei novamente o Ubuntu 3.04 e acessei o menu do GRUBY e editei a seguinte linha:

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-19-generic

-> apaguei o conteudo da linha até o ro e inseri os seguintes cheat codes: apm=off vga=791 noapic acpi=off irqpoll, reiniciei e funcionou normalmente. O problema é que tenho q executar esses procedimentos no GRUBY toda vez que ligar o note.

Como posso configurar para dar o boot de forma a iniciar permanentemente, sem ter a necessidade de escrever esses codes?

Amigo, edite o arquivo /boot/grub/menu.lst

Voivod

gricwb, 

Desculpe minha ignorância no assunto, mas como faço pra salvar o menu.list do grub?

Eu fiz as mudanças mas não me foi permitido salvar.

agente100gelo

Citação de: Voivod online 16 de Outubro de 2008, 14:31
gricwb, 

Desculpe minha ignorância no assunto, mas como faço pra salvar o menu.list do grub?

Eu fiz as mudanças mas não me foi permitido salvar.

Alt+F2
gksudo gedit /boot/grub/menu.lst
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Voivod

gricwb. . .agente100gelo, 

Muito obrigado pela ajuda de vocês, problema com a instalação do Ubuntu resolvido. 

Parabéns a toda comunidade, pq tenho certeza que não encontraria em outro lugar ajuda e suporte tão eficiente e rápido como encontrei aqui. 

Vlw mesmo.