Problema com dual-boot!

Iniciado por miltoin, 15 de Outubro de 2008, 08:33

tópico anterior - próximo tópico

miltoin

Laptop Acer Aspire 3000

HD de 40GB tornou-se pequeno e comprei um de 160GB. Inicio com o Kurumin 7.0 e particiono em 3 partições primárias de 10 GB, 1 partição lógica de dados com todo o restante, menos 1GB deixado para swap. Ficou assim:

sda1 ntfs
sda2 ext3
sda3 ext3
sda5 dados
sda6 swap

Instalo o ubuntu 8.04 na partição sda2, com a /home setada na partição sda5. Tudo tranquilo até o momento em que vou instalar o windows xp na partição sda1. Ao iniciar o programa de instalação do windows e ir para o menu de particionamento, recebo a mensagem de que o windows não teve acesso ao HD.

De pronto dexei assim mesmo, mas depois fiz o seguinte: com o cd do Kurumin 7.0 deletei todas as partições do HD e iniciei com o CD do windows. Criei uma única partição com o CD de instalação do windows, de 9000 MB. Instalei o windows xp e tudo certo. Após, instalei o Ubuntu 8.04, da mesma forma que expliquei acima. Criei as mesmas partições, como cd do Ubuntu, e usei-as da mesma forma, deixando a sda3 vazia e sem ser usada.

Quando reinicio e tento iniciar pelo windows xp, eis que acontece algo estranho: o windows começa a carregar, aquela tela com a barra azul passando pra lá e pra cá horizontalmente, fica uns dois segundos nisso, e do nada reboota automaticamente. Tentando iniciar em modo de segurança, a mesma coisa, e tentando colocar o CD de instalação do win xp, acontece o mesmo erro de quando eu tentei fazer a instalação do windows depois de instalar o ubuntu.

Estou começando a achar que pode ser algum problema do HD. Alguma luz, pueblo?


Valeu.

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

miltoin

@pintinho

não tinha terminado de escrever o post, tava saindo de casa e ia perder o ônibus e não quis perder a empreitada.

na verdade já fiz o que diz a regra geral, mas mesmo assim tenho o mesmo problema.

obrigado, pintinho.

velox256

Em vez de criar 3 partições primárias, crie duas apenas, uma para o Windows e outra para o Linux, mas eu faria assim, primeiro eu criaria a partição com o tamanho adequado e desejado pra instalar o Windows; depois do Windows instalado e tal, aí sim eu faria as partições pra instalar o Ubuntu usando próprio programa de instalação do Ubuntu. Assim, o Windows fica com a partição dele onde ele instala o boot loader dele e tal e depois o Ubuntu fica livre pra "grubar" o boot da máquina. Usando o live-cd do Ubuntu, crie a partição primária pro sistema e o resto crie como lógica mesmo.

Sempre fiz assim e nunca tive problemas.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

miltoin

@velox

até onde sei é possível ter até três partições primárias, não é? sempre usei três partições e nunca tive problema, só agora estou tendo. não sei o que mudará por eu ter somente duas partiçõs primárias. para ter isso, eu bem poderia excluir a terceira partição que tenho e redimensionar a do ubuntu, mas não sei que grande mudança acarretaria.

instalar o windows xp antes ou depois só é problema devido a mbr, que é apagada se o win xp é instalado depois, o que no meu caso não é problema porque faço backup da mbr e poderia restaurar o grub.

o meu procedimento de instalação não é diferente em quase nada do seu, mas ainda assim estou tendo esse problema, incomum. estou a pensar que pode ser problema no HD mesmo, tem como eu verificar isso? como?

velox256

Então, o Windows, para colocar o boot loader dele, tem que ter uma partição compatível (FAT ou NTFS), principal E ativa, senão ele "não acha" o hd para instalar o sistema. É o mesmo que acontece qdo vc vai tentar instalar o Windows 98 em uma partição NTFS, a partição e a área de boot estão lá, só não podem ser acessados pq não é uma 'partição compatível', não sei se vc entendeu o que eu estou tentando dizer. Outro exemplo, vc pode ter 3 partições no hd, sendo uma primária e uma extendida com duas unidades lógicas; vc pode instalar o Windows em uma das unidades lógicas da partição extendida, mas o boot loader dele TEM que ser na partição primária principal e ativa. Vai ver é isso que está acontecendo no seu sistema, 'debianmente' falando, partição ativa é o mesmo que 'flag inicializável'. Como ou com que programa vc criou as partições primárias?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

miltoin

@velox256

não pretendo usar o boot loader do windows, o "grub" do windows, se é o que você entendeu. pelo que entendi era isso que você estava me explicando.
quanto ao meu problema, parece não haver problema com o boot loader, pois ele até começa o boot do windows que tenho instalado na minha primeira partição primária, porém ele reboota poucos segundos depois de começar o boot.
criei as partições, sda2, sda3, sda5 e sda6 com o particionador gráfico da instalação do ubuntu; e a "sda1" criei com o particionador do windows, na instalação do mesmo, que foi a primeira a ser feita.

jomafras

Isso pode ser tbém problema no CD de instalação do XP ou alguma sujeira no seu pente de memória.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

miltoin

@pintinho

já tentei três cds de instalação do windows diferentes. não creio que seja problema no cd do windows.

miltoin

Descobri o problema, e para variar é o windows mesmo. Fiz um novo teste, iniciando a instalação do windows e criando todas as partições com ele. Ele ignorou 21,6GB de HD. No meu particionador linux reparei esse erro do windows e eis que ele volta ao estado de não completar o boot.
Será que atualizar a bios vai resolver isso?