Substituindo programas Adobe por Linux na criação de Sites (Photoshop,Flash,etc)

Iniciado por pvpqd, 14 de Outubro de 2008, 00:06

tópico anterior - próximo tópico

pvpqd

Pesquisei sobre o assunto, porém a maioria era antigo e gostaria muito de algo mais recente, opiniões de quem usa ou no mínimo viu alguém usar substituindo os programas da adobe.

Comecei um curso de webdesign. porém me interesso muito por linux e praticamente o windows está criando barata no meu computador e nem chego perto dele, dificilmente. Me prejudica, pois o que aprendo não aplico e estudo em casa, então decidi procrurar programas similares aos da adobe, logo após encontrar eu vou pesquisar e tentar encontrar apostilas, etc...(Se alguém tiver, post :-))

Os programas que eu me refiro são:

Photoshop -> GIMP
Illustrator -> ???
Flash -> ???
Dreamweaver -> ???

Eu acho que sabendo os programas que são similares a eles, tentando aprender, talvez com tutoriais e apostilas na net, eu consigo transferir tudo para o Linux sem problemas, pois de programas o curso vai falar somente desses.

Obs.: Não pretendo emular esses programas com o wine, tentei e não gostei do resultado. E nem virtualizar o windows dentro do Linux, sendo assim prefiro reiniciar a maquina.

Obrigado a todos.

Paz

Victor

carlosaluisio

Citação de: pvpqd online 14 de Outubro de 2008, 00:06
Pesquisei sobre o assunto, porém a maioria era antigo e gostaria muito de algo mais recente, opiniões de quem usa ou no mínimo viu alguém usar substituindo os programas da adobe.

Comecei um curso de webdesign. porém me interesso muito por linux e praticamente o windows está criando barata no meu computador e nem chego perto dele, dificilmente. Me prejudica, pois o que aprendo não aplico e estudo em casa, então decidi procrurar programas similares aos da adobe, logo após encontrar eu vou pesquisar e tentar encontrar apostilas, etc...(Se alguém tiver, post :-))

Os programas que eu me refiro são:

Photoshop -> GIMP
Illustrator -> ???
Flash -> ???
Dreamweaver -> ???

Eu acho que sabendo os programas que são similares a eles, tentando aprender, talvez com tutoriais e apostilas na net, eu consigo transferir tudo para o Linux sem problemas, pois de programas o curso vai falar somente desses.

Obs.: Não pretendo emular esses programas com o wine, tentei e não gostei do resultado. E nem virtualizar o windows dentro do Linux, sendo assim prefiro reiniciar a maquina.

Obrigado a todos.

Paz

Victor

para o dreamweaver, tem o kompozer . o o inkscape resolve praticamente todos os galhos com vetor;

com flash, nada como o macromedia.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

pvpqd

Dei uma pesquisada e com uma dica muito boa eu achei alguns programas similares, vou postar eles aqui, se alguém já usou e tem alguma referência sobre o programa, diga, durante esses dias vou pesquisar mais sobre eles e instalar, infelizmente hoje estou sem tempo, mas final de semana vou testar alguns, além de verificar o materia disponível online para estudo.

->>>>Adobe Illustrator
O Inkscape, parece que o pessoal costuma a usar com frequencia, os outros realmente eu não ouvi falar, porém postei por motivos de conteúdo ao tópico por futuras pesquisas e talvez alguém que entre saiba falar sobre algum desses programas. (a mesma coisa acontece nos programas abaixo)

-Skencil
-Inkscape
-Xara Xtreme for Linux
-Karbon14
-sK1
-Sodipodi.
-xfig.
-Sketch.
-Karbon14 and Kontour.
-OpenOffice Draw.
-Dia.
-Tgif.
-Gestalter.
-ImPress.
-Tkpaint.
-Tgif.

-->>>>>Adobe Photoshop
O GIMP concerteza é o mais usado, porém existem outros.

-CinePaint
-Krita
-GIMP

-->>>>Dreamweaver
Li que para criação de sites na web o melhor é o Nvu, porém aceito sugestões e dicas.

-Quanta Plus
-Geany
-Nvu
-Screem
-KompoZer
-Bluefish

-->>>>Flash
A única dica que tive foi o flash4linux, ainda não muito explorado, mas vou procurar saber mais sobre ele.

- F4L (flash4linux)
- DrawSWF.
- Ming.

Obrigado a todos, se não instalar alguns deles durante essa semana, no final de semana concerteza procurarei material sobre eles, aguardo.

Abraços.

felipeborges

Eu trabalho com PHP e para design (estou começando) (X)HTML e CSS, pra tudo uso o Geany. (editor de códigos).

Quando usava o Window$ usava o Dreamweaver pelo editor de códigos, se você quer um editor "visual" (pouco indicado para trabalhos profissionais), aí não conheço nenhum, os amigos já postaram, mais nunca fui com a cara de tais softwares.

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

pvpqd

Citação de: felipeborges online 14 de Outubro de 2008, 20:56
Eu trabalho com PHP e para design (estou começando) (X)HTML e CSS, pra tudo uso o Geany. (editor de códigos).

Quando usava o Window$ usava o Dreamweaver pelo editor de códigos, se você quer um editor "visual" (pouco indicado para trabalhos profissionais), aí não conheço nenhum, os amigos já postaram, mais nunca fui com a cara de tais softwares.

Não, visual não, o Dreamweaver até que é legal, na verdade ainda não aprendi a mexer completamente nele, mas o que eu quero é trabalho profissional mesmo, paginas acessíveis, não essas cheias de sujeiras deixadas por ai.

Claro que com o sua dica eu vou pesquisar esse Geany e o Nvu, ainda não sei como funciona os 2, se são diferentes;

Skid Vicious

pvpqd

Citação de: Skid Vicious online 15 de Outubro de 2008, 20:37
Para essa área, o seu melhor amigo chama-se Wine!   ;)

Com Wine eu prefiro ter o Windows em Duall, sinceramente.

Não custa nada vc dar uma reiniciada.

Por isso que eu estou querendo trocar os programas, não quero reiniciar, mas também não quero usar wine, não vou muito com a cara dele.

felipeborges

A certo tempo tive interesse em aprender Flash (pra fazer uns banners), instalei o Flash MX 2004 com o Wine (versão 1.0) e rodou perfeitamente, assim como no Window$.

O photoshop tem dezenas de bons relatos de sucesso.

:)

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

pvpqd

Se for pensar pelo lado que não existe um programa bom como o flash no linux e o photoshop cs2 roda no wine(O Cs3, unico que tentei, não rodou), da pra vc subistituir tranquilamente os outros como drewn e o illustrator com os outros programas. Acho que o Flash é o grande vilão do linux, pelo relatos o Flash4linux não é tão bom.

Esse Flash MX é antes do Cs2? Qual flash mais recente roda no wine? pergunto também pelos os outros programas.

Não tive uma experiencia muito boa com o wine e desisti, o flash teve muitos problemas, o cs3, mas também instalei o pacote adobe suite, talvez seja or isso, talvez eu tenha que instalar 1 por vez. Não sei, mas somente vou usar os programas que não tem como mesmo substituir.