ubuntu ultimate

Iniciado por py2tcl, 05 de Setembro de 2008, 12:37

tópico anterior - próximo tópico

py2tcl

olá boa tarde.
eu tento instalar o ubuntu ultimate 1.4  num hd sata externo. já particionei pelo windows em 4 partes.
entretanto qdo da instalação não é aceita o particionamento, e volta na tela de informação do local da mesma.
alguém pode me ajudar?
henrique py2tcl

marcosalvesps

Ubuntu Ultimate 1.4?

Não seria o Ubuntu Hardy Heron 8.04?

Quanto ao particionamento, como vc particionou pelo Windows? Saiba que o sistema de arquivos que o windows cria no HD não é compatível com Linux, talvez por isso que o Ubuntu não esteja reconhecendo suas partições!

Use o próprio Live CD do Ubuntu para particionar o HD, qdo iniciar o Ubuntu pelo live cd, procure no menu pelo programa Gparted, e use ele para partcionar, é bem fácil e intuitivo. O formato que vc tem que escolher pro sistema de arquivos é o ext3 ou reiserfs.

Espero ter ajudado!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

py2tcl

olá Marcos boa noite.
instalei o Ubuntu, pela interface do windows xp, num hd sata externo e numa partição formatada pelo Gparted conforme indicou, blz.
mas ainda não reconhece no boot, e não sei como fazê-lo!
na verdadea minha intenção é fazê-lo também no nb que tem o windows vista ultimate instalado.
será que é possível? pode me ajudar?
grato,
henrique py2tcl
ribeirão preto sp

PRSC

Citação de: py2tcl online 07 de Setembro de 2008, 19:48

instalei o Ubuntu, pela interface do windows xp
Seria com o aplicativo Wubbi??

Citarna verdadea minha intenção é fazê-lo também no nb que tem o windows vista ultimate instalado.
será que é possível? pode me ajudar?
grato,
henrique py2tcl
ribeirão preto sp

Quanto a instalar no notebook com o vista!
Primeiro, quanto ao tamanho do hd do notebook? O vista as vezes não deixa particionar do tamanho que a gente deseja realmente, dependendo do tamanho do hd, se for um de 160 por exemplo, ai fica tranquilo.

O próprio vista tem um particionador, pode particionar um tamanho pro ubuntu, sem formatar, apenas racha o hd, só isso.

Ai em live cd "ubuntu", instala e indica a partição que vc criou.

Dependendo do tamanho que vc queira o ubuntu, se quiser realmente guardar dados lá, vc pode fazer o particionamento exigido pelo linux, no caso a swap e raiz, e ainda fazer a home separada.
Como se fosse o disco D dos windows, caso formate o ubuntu, seus dados estão a salvo.

E qual a sua prática em instalação, assim podemos indicar de uma forma melhor, mais detalhada.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

marcosalvesps

Citação de: py2tcl online 07 de Setembro de 2008, 19:48
olá Marcos boa noite.
instalei o Ubuntu, pela interface do windows xp, num hd sata externo e numa partição formatada pelo Gparted conforme indicou, blz.
mas ainda não reconhece no boot, e não sei como fazê-lo!

Vc diz que instalou num HD externo, certo? Onde vc instalou o Grub, o gerenciador de boot, em qual dos HD´s, externo ou o interno?

Provavelmente esse é o motivo para o Ubuntu não está sendo reconhecido.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

py2tcl

pois é devo ter instalado no externo, e é para ser no interno, certo?
bom e agora, reinstalo?
se for assim então não se pode ter um hd externo com o linux e dar boot nos dois SO?
e/ou teria que instalar 2 vezes? uma para o xp e outra para o vista?
grato,
henrique

PRSC

De uma testada no Super Grub Disk, ele reconstroi e até cria um dual boot.

SUPER GRUB DISK

Vai na opção de CD, e pega um ISO pra baixar.

Com ele vc grava em um cd, ele é bootavel, um live cd também.

Dá boot por ele, e vai vir algumas opções.

O principal a lembrar que vc tem que criar o grub na MBR, assim fica certinho, é onde o windows tá também.

Eu testei uma vez pra reconstruir, escolhi o automático mesmo e funcionou.

Mas tou em duvida, vc consegue iniciar algum sistema ou não?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

py2tcl

com o grub agora deu certo no xp vamos tentar agora no vista esta resposta já é no ubuntu,blz

py2tcl

no vista não deu boot!
como fazer então?
grato,
henrique

PRSC

Citação de: py2tcl online 09 de Setembro de 2008, 18:46
no vista não deu boot!
como fazer então?
grato,
henrique

Deu certo com o xp com a dica que passei?

Eu instalei o ubuntu, em um notebook com vista, é mesmo processo.
Acho que vc tá esquecendo de indicar a criação da  Grub na MBR.

No caso o Super Grub Disk, também é pra resolver isso.

Só não tenho certeza, se vc já instalou o grub em outro lugar, se pode criar outra na mbr sem remover a antiga, ou pode criar e remover posteriormente, indicando a grub certa a remover.

Abraço.
Linux user #511

py2tcl

muito bom dia.
sim com o xp deu certo, já atualizei o software, etc...gravei o cd da grub e tudo ok.
mas desculpe-me: o que é MBR? é que sou novato no linux e não estou muito por dentro ainda.
tentei também por aqui:   http://www.lednerd.com/2007/06/01/recuperando-o-mbr-master-boot-record-com-windows-vista/
dá boot pela grub, mas o vista não reconhece a partição do ubuntu. vamos continuar tentando,ok!
grato,
henrique

PRSC

O vista nem o xp vai reconhecer a partição do ubuntu.

Somente inverso, o ubuntu "linux", sim reconhece e acessa os arquivos do windows.

MBR, é onde se cria o boot, no caso, quando vc instala um windows, é lá que ele grava, é a primeira leitura, pra identificar o sistema operacional, mas como o windows, não reconhece, e não quer reconhecer linux, vc tem que instalar primeiro windows, seja lá qual for, depois linux, indicando o grub na mbr, que assim o próprio grub, identifica se já existe algum sistema e cria o dual boot, pra escolher na tela.

Pelo que eu vi, vc Recriou a MBR certo?

Assim vc somente matou o grub  ;D.

Então novamente com o cd do super grub disk, vai lá e cria novamente o grub, automaticamente, se ele pedir onde, indique a mbr que vai tar tudo resolvido

E esquece de querer acessar pelo vista ou xp, arquivos do ubuntu.

Mais facil é vc salvar as coisas quando tiver usando o ubuntu, direto no windows, se quiser acessar por ele depois.

Se não foi isso que expliquei, a sua duvida, de mais dicas do que tá acontecendo.

Vamos fazer isso ai funcionar  ;)

Abraço.
Linux user #511

py2tcl

ok então vamos lá:
eu estou tentando utilizar um hd externo sata de 160 gb para o ubuntu: tanto no XP como no Vista. XP é o desktop, e o Vista é o NB. no que se refere ao XP já resolvi dando boot pelo Super Grub Disk,ok! quando tento fazer da mesma forma no NB, aparece a tela de escolha do SO, mas quando tenta ler, o Vista informa que desconhece a partição onde está instalado o Ubuntu, no hd externo,ok?
é isso.
grato,
henrique

PRSC

Citação de: py2tcl online 11 de Setembro de 2008, 10:09
ok então vamos lá:
eu estou tentando utilizar um hd externo sata de 160 gb para o ubuntu: tanto no XP como no Vista. XP é o desktop, e o Vista é o NB. no que se refere ao XP já resolvi dando boot pelo Super Grub Disk,ok! quando tento fazer da mesma forma no NB, aparece a tela de escolha do SO, mas quando tenta ler, o Vista informa que desconhece a partição onde está instalado o Ubuntu, no hd externo,ok?
é isso.
grato,
henrique

Mas é isso que tou confuso.
Vc tá falando que o vista ta dando mensagem, ai te pergunto.
Quando vc instalou o ubuntu no hd externo, seguiu com o live cd do ubuntu, ou utilizou o aplicativo wubbi, que serve pra instalar o ubuntu dentro do windows.

Se vc usou o live cd, o vista não tem que tar dando mensagem alguma, porque?
Porque, vc escolhendo na tela de boot, assim que inicia o pc, o máximo que pode acontecer, é o próprio grub informar que não acha o ubuntu, e não o vista.

Por acaso vc instalou apenas uma vez o ubuntu nesse hd externo, e quer fazer dual boot, tanto com o vista e com o xp.

O super grub disk, não é pra ficar dando boot, e sim criar o gerenciador de boot, utiliza ele apenas uma vez.

Então vc no xp, com o hd conectado, coloca o cd do super grub, reinicia a maquina, e faz ele bootar esse cd, escolhe para ele criar o grub.

Ai testa, tira o cd fora reinica o pc, tem que aparecer o gerenciador criado, sem o cd dentro.

Mesma coisa teria que ser feita com o vista, supondo que o ubuntu, é apenas um que vc instalou certo.

No notebook, com o hd conectado, dá boot pelo super grub, e mesmo processo, tem que ser criado outra grub, só que agora no notebook.

Na teoria teria que ser assim, mas como é um hd externo e acho que vc tá usando o mesmo ubuntu para os dois, até vou dar uma pesquisada.

Então só confirma se é isso que eu citei que vc fez, que já tou na busca pra tentar achar.

Abraço.
Linux user #511

py2tcl

é isso mesmo. no hd externo LIMPO, SEM SO, eu instalei o ubuntu. e quero, dentro das possibilidades, utilizá-lo nos dois equipamentos: desktpo e nb.
agora como fazer para criar a grub, são outros 500.
mas vou tentar, e me desculpe se tomo seu tempo. é que me resbabeleço de uma cirurgia então tenho tempo.
grato,
henrique