ubuntu ultimate

Iniciado por py2tcl, 05 de Setembro de 2008, 12:37

tópico anterior - próximo tópico

PRSC

Tudo bem, estamos ai pra isso.

Pra criar o grub é como falei, no pc, conecte o hd, insira o cd do super grub e dê o boot, faça ele criar automatico, caso aja alguma pergunta "creio que não", escolha o grub.

Assim dando o boot pelo pc normal, terá que aparecer o grub criado, sem mistério, com o hd conectado, vc terá o acesso, senão vai voltar uma mensagem de erro.

No vista mesmo processo, conecta o hd, e como no xp, cria o grub.

Mas não seria melhor, vc em cada um, pc e notebook, instalar um ubuntu em cada, e usar esse hd externo como um backup.

Ai vc quer andar com o notebook, e mostrar o ubuntu pra alguém, ja ta ali prático, só uma maleta pro note, já se for como vc tá falando, são duas maletas  :D.

Mas também fiquei curioso como vai acabar isso, se vai funcionar um ubuntu para os dois sem problema.

Faz o teste, que tou por aqui, qualquer coisa, é só chamar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

py2tcl

ok sua sugestão é muito boa. apenas  teria que trocar o hd sata do nb.e acho que no fundo vou acabar fazendo. é que devo assumir um cargo numa hidroelétrica em construção em goiás; vou levar o nb e deixar o desktop com a minha esposa. como devo ainda ter uns 10 dias por aqui estou testando estas possibilidades. aí deixaria desconfigurado o dual boot para ficar mais simples. e no nb vou ficar com os dois so. só que até agora não consegui instalar o ubuntu via vista, não é reconhecida a partição formatada para o ubuntu que foi feita via XP e quando tento utilizar o SGD é identificado o outro SO como XP lá no vista entendeu?! e dá "tilt"
henrique

PRSC

py2tcl

Vc tá falando outra linguagem.

Não existe instalar ubuntu "linux", pelo xp ou vista, com o live cd.
Existe sim a possibilidade de instalar com o Wubbi, que eu já falei, assim o ubuntu fica no adicionar e remover, mas igual ele cria o dual boot.

Vamos fazer o seguinte, vamos instalar o ubuntu no teu notebook direto.
Primeira coisa, é particionar.
Não sei quanto vc tem de hd do notebook, suponho que tenha 80 gb.
Pelo próprio vista vc pode particionar, escolhendo 25gb pro ubuntu.
Somente particiona, não formata.

Assim que vc entrar com o live cd,  e escolher pra instalar, ai sim vc vai pegar essa partição que vc criou pelo vista, que esta Livre, vai particionar de novo fazendo assim.

Cria uma partição de 550mb para SWAP"area de troca"
O restante, vc seleciona "/", essa barra quer dizer sistema raiz, onde vai tudo ali, e ai sim indica pra formatar em ext3.

Se correr tudo bem, ai vc vai entender o que eu tou falando até agora, que quando vc ligar o pc, não existe sistema mandando no outro, simplesmente um gerenciador de boot, que vc pode escolher vista ou ubuntu.

As formatações do linux, são totalmente diferente do windows, então não formata pelo windows, somente particiona.

E não esquece de instalar o grub na MBR, ele vai pedir onde, indica a mbr.

Ou vc pode fazer no pc mesmo, mesmo processo, vc que escolhe, só que no pc, com o xp, ai vc vai ter que particionar via live cd, e desfragmentar bem o xp.

O vista ele já fica desfragmentando, mas de uma desfragmentada antes de particionar pra garantir.

Vai ser mais facil te indicar a instalar no note, do que desse jeito com o hd externo, deixa ele pra backup, vai ser muito mais util, do que instalar o ubuntu em 160 gb, assim vc guarda dados de ambos sistema nele.

Citarsó que até agora não consegui instalar o ubuntu via vista, não é reconhecida a partição formatada para o ubuntu que foi feita via XP e quando tento utilizar o SGD é identificado o outro SO como XP lá no vista entendeu?!
Isso aqui me deixou mais perdido.

E se vc já particionou o notebook, com o cd do xp, então pelo notebook, vc exclui essa partição, não vai acontecer nada, somente ela vai ficar livre, sem formatação, ai formata com o ubuntu em ext3, o windows só formata nos tipo ntfs, fat, fat32.

O linux reconhece essas formatações, mas não instala nelas.

Fico no aguardo da tua decisão, se eu não responder agora, a partir das 11 da noite, vou tar on.

Abraço.

Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

PRSC

Achei um link sobre instalar no hd externo.

Mas não sei como funciona, posto ai pra estudos, e se alguém souber e já testou, dicas seriam bem vindas

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?PHPSESSID=5cb9df963050f63bea23ab6298e23e99&/topic,25253.html

Abraço.
Linux user #511