Mesclar partições

Iniciado por alexandrerio, 15 de Agosto de 2008, 17:42

tópico anterior - próximo tópico

alexandrerio

Tenho um HD de 250G, que esta particionado da seguinte forma 150G para windows e 100G ubuntu. Só que testei o ubuntu 8,04 estou achando muito estável e até agora eu consegui fazer tudo que eu fazia no windows no ubuntu.

Então cheguei a conclusão que ira redimencionar a partiçaõ do windows e pegar mais 100G pra deixar 200G para o ubuntu, e deixaria 50G para fazer algum bacakp ou guardar os meus arquivos mais importantes. Só que eu não sei se tem como eu mesclar essa partição com a Partição do ubuntu.

Se tiver como alguém me ajude em como fazer isso.  :-[

Grato a todos.

jomafras

Eu sugeriria o seguinte :
Supondo que a partição do Windows (150 GB) é a primeira e, a do Ubuntu (100 GB), a segunda no HD :
1-Redimensione a sua partição do Windows para 30 GB, deixando o espaço livre depois da partição.
2-Redimensione a sua partição do Ubuntu para 20 GB, deixando o espaço livre antes da partição.
3-Crie uma NTFS no espaço que vc liberou (200 GB) e, use essa partição para os seus dados pessoais, tanto do Windows quanto do Ubuntu.
4-Não esqueça também da swap (libere um espaço de até 1 GB para ela).
Para redimensionar use o Partition Magic do Windows ou o gparted do Live CD do Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alexandrerio

pintinho ,

Citar1-Redimensione a sua partição do Windows para 30 GB, deixando o espaço livre depois da partição.
2-Redimensione a sua partição do Ubuntu para 20 GB, deixando o espaço livre antes da partição.
3-Crie uma NTFS no espaço que vc liberou (200 GB) e, use essa partição para os seus dados pessoais, tanto do Windows quanto do Ubuntu.
4-Não esqueça também da swap (libere um espaço de até 1 GB para ela).
Para redimensionar use o Partition Magic do Windows ou o gparted do Live CD do Ubuntu.

Isso que me sugeriu é uma solução mas na verdade não é bem o que eu queria. O que quero fazer é o seguinte era ficar com um partição de 200G para o ubuntu e 50G pra guardar arquivos mais importantes, e tirar o windows do meu HD, e montar um maquina virtual com windows rodando dentro do ubuntu.

Queria fazer isso sem reinstalar todo o sistema. Mas se não tiver jeito vou fazer o que me falou mesmo.

clcampos

Porque não aumenta um pouco a partição raiz como disse o pintinho (podendo até deixar mais que os 20gb) e com o resto você cria sua partição HOME separada da raiz.

Assim teria muito mais espaço para uso do Linux.

Para fazer isso você pode ler o tópico De novo - mudar a /home... [RESOLVIDO!]

Última dica: Confira nos arquivos /boot/grub/menu.lst e também /etc/fstab  todos os dados relativos a partições, seja /dev/sdXY ou UUID.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!