Repos

Iniciado por rweu, 01 de Agosto de 2008, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

rweu

Srs,

Aqui mesmo nesse fórum há um post sobre respos:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.0.html

Minhas perguntas são:

_É nescessário fazer esta alteração??
_Os repos que já vem default na instalação do S.O e estão em etc/apt/source.list, ( que é o meu caso ) devem ser trocados por estes aí do post??
_Em quais situações devo trocar ou acrescentar repos??
_Quais são os repos que " devo " ter instalados no meu S.O para que possa ter uma boa gama de pacotes??
_E ainda quais não devo usar uns com os outros para que não haja conflito??

No aguardo.!!

ins3rt c0in

Tópico movido para a seção "Sistema".

rweu

Pelo visto meus tópicos ainda vão ser movidos até eu pegar o jeito né mesmo??
Mas já postei algo lá em criticas e sujestões que minimizariam o trabalho dos moderadores:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38524.0.html

E quanto a minha dúvida?? agora que está no tópico "correto" na opnião do ins3rt c0in, acredito que poderei tê-la denegrida com mais rapidez!!

No aguardo.!!

ins3rt c0in

Citação de: rweu online 01 de Agosto de 2008, 20:48
Srs,

Aqui mesmo nesse fórum há um post sobre respos:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18757.0.html

Minhas perguntas são:

_É nescessário fazer esta alteração??
_Os repos que já vem default na instalação do S.O e estão em etc/apt/source.list, ( que é o meu caso ) devem ser trocados por estes aí do post??
_Em quais situações devo trocar ou acrescentar repos??
_Quais são os repos que " devo " ter instalados no meu S.O para que possa ter uma boa gama de pacotes??
_E ainda quais não devo usar uns com os outros para que não haja conflito??

No aguardo.!!

Repositórios são servidores, os quais você adiciona o endereço no seu Sistema para que este possa buscar neles pacotes com os aplicativos desejados.

Um repositório pode ter um ou mais aplicativos disponíveis, podendo ser oficiais, fornecidos pelo próprio Ubuntu (ou outras distros) ou de terceiros, que normalmente disponibilizam programas que não estão nos repositórios oficiais como programas novos, versões mais recentes ou proprietário (leia-se não disponibilizam o código fonte).

Os repositórios oficiais fornecem a maioria dos aplicativos tratados aqui no fórum, inclusive alguns programas proprietários.

Dessa forma não é necessária a alteração dos repositórios para tirar a maior parte da experiência do Ubuntu.

Algumas pessoas preferem usar uma lista de repositórios alterada, que fornece mais aplicativos e versões mais atuais dos aplicativos. Para tanto é necessário substituir o arquivo etc/apt/source.list, pelo que lhe é oferecido.

Apesar das vantagens de uma lista alterada te fornecer aplicativos não suportados oficialmente. São menos testados, podem apresentar mais instabilidade, até mesmo deixar de funcionar. Em alguns casos se for feita uma escolha por um repositório muito agressivo ele pode "atualizar" até mesmo sua source.list.

Dê preferência aos repositório de fontes confiáveis e específicos para os aplicativos que você tem em mente, como é o caso dos repositórios do Google para Ubuntu:

http://www.google.com/linuxrepositories/

http://www.google.com/linuxrepositories/ubuntu704.html

Repositórios com muitos aplicativos devem ser evitados, pois podem atualizar programas que você não tem necessidade de atualização.

Trocando em miúdos, a política mais segura para repositórios é adotar cada um de acordo com a necessidade de instalar um aplicativo específico, no exemplo pode ser o Google Earth. E de preferência os repositórios do próprio aplicativo que se pretende instalar.

rweu

OK, ins3rt c0in,

Resumindo, por enquanto eu não preciso me preocupar com a adição de nenhum repo aos que estão disponibilizados no arquivo
/etc/apt/sources.list não é isso ??

OK, grato pela explanação e  boa noite

clcampos

Citação de: rweu online 02 de Agosto de 2008, 00:12
OK, ins3rt c0in,

Resumindo, por enquanto eu não preciso me preocupar com a adição de nenhum repo aos que estão disponibilizados no arquivo
/etc/apt/sources.list não é isso ??

OK, grato pela explanação e  boa noite

Não precisa não, e só adicione repositórios caso venha a precisar instalar alguma coisa.

Eu por exemplo se quero instalar algo que não tenha nos repositórios do Ubuntu, mudo minha lista, instalo o que desejo, e volto a lista para o estado anterior, e faço isso por precaução, para evitar problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rweu

OK, OK,

Mas como saber em qual repo específico se encontra um pacote específico??
Esta seria a dificuldade não é mesmo?? eu precisaria saber isso para instalar esse
ou aquele repo.

Grato

clcampos

Citação de: rweu online 02 de Agosto de 2008, 00:48
OK, OK,

Mas como saber em qual repo específico se encontra um pacote específico??
Esta seria a dificuldade não é mesmo?? eu precisaria saber isso para instalar esse
ou aquele repo.

Grato

Normalmente ao pegar um tutorial explicando como instalar algo que deseja, você recebe também informações de quais repositórios deve adicionar, e de como proceder.

Não esquente, verá que não tem segredos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!