Erro na autenticação da sessão

Iniciado por tplira, 31 de Julho de 2008, 22:47

tópico anterior - próximo tópico

tplira

Povo,

depois de tentar resolver o problemas com alguns arquivos deletados acidentalmente, não consegui mais acessar minha sessão. Da última vez, minhas tentativas geraram um arquivo de 6 GB.

Bom, agora me aparece uma caixa com a mensagem: "O GDM não conseguiu escrever seu arquivo de autorização. Isto pode significar que você não tem espaço suficiente em disco ou que sua pasta pessoal não pôde ser aberta para escrita."

Nisso, entrei com ctrl+alt+F1 para entrar no modo texto. Deletei alguns arquivos com o comando rm, que, pelas minhas contas, dão mais de 700 MB. Ainda assim não funcionou.

Voltei ao modo texto e digitei df -h. A informação foi que o meu /dev/hda1 tem o tamanho de 112G, 111G usados, mas 0 disponíveis. Suponho que esteja aí o problema.

Alguém sabe o que passa? Os arquivos podem ainda estar em algum lugar? E, se no fim das contas, eu tenho 1GB livre, por que o sistema me informa que não tenho nada disponível?

Valeu, []'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

lueneberg

no terminal volte para a raiz com um cd / e como root de o comando:

du -hs *

pronto, vc descobre qual diretório está volumoso e o seu tamanho, pronto agora repita o comando com:

du -hs /var/*

no meu caso é o /var, dai descobri qual subdir estava cheio... e com um rm -f arquivolixo voltou ao normal e o x subiu.....

tplira

Mas com esse comando eu vejo todos os arquivos, e eles ocupam várias linhas. Como está em ordem alfabética, vejo tudo, incluindo os arquivos.
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

lueneberg

sim,, mais vc chega aonde ta o volume.... tem outra maneira usando o diskreport..

http://www.jgoodies.com/freeware/jdiskreport/

va em download escolha aversao linux, java e rode com o comando:

java -jar jdiskreport-1.3.1.jar

ele vai te dar o tamanho e o que ta ocupando mais espaço... vc pode procurar no home ou procurar na raiz...

um arquivo que ja tive problema foi o .xsession-errors   tem uma vez que ele gerou um enorme,,, ma com este programa vc vai encontrar com certeza

tplira

Mas eu só posso baixar isso no modo gráfico, né? :)

lueneberg

Citação de: tplira online 01 de Agosto de 2008, 09:31
Mas eu só posso baixar isso no modo gráfico, né? :)

sim , como uso 70% linha de comando, geralmente passo as dicas com ela,,, pois qdo tem erros é facil de descobrir... mais pode usar normalmente clicando com o mouse... isso se seu java estiver corretamente instalado.....

tplira

o que eu quis dizer é que eu só posso pegar esse programa no modo gráfico... o problema é eu não acessar o modo gráfico.

Cheguei a cogitar que o sistem estivesse corrompido... usei o fsck no modo "recovery", mas não adiantou nada.

[]'s

lueneberg

Citação de: tplira online 01 de Agosto de 2008, 22:39
o que eu quis dizer é que eu só posso pegar esse programa no modo gráfico... o problema é eu não acessar o modo gráfico.

Cheguei a cogitar que o sistem estivesse corrompido... usei o fsck no modo "recovery", mas não adiantou nada.

[]'s

putz,,, desculpa,,, me até esqueci que vc não acessa o modo gráfico....

bem tem duas maneiras,,, vc pode usar o método que indiquei com um pequeno a +,, que ia criar um arquivo .txt como o resultado.. e depois verificar o resultado e ver qual arquivos estão grandes e causando isso,,, o ideal é vc fazer isso pelo um livecd,, ubuntu, resulinux, etc... qualquer um... que vc possa montar a partição e dar o comando,,, talvez ate baixar o programa gráfico que falei e verificar;;;; ao meu visto e mais pratico até..

comando:

du -hs * >> resultado.txt

outra coisa vc pode dar alguns comando para liberar espaço;;; talvez até desinstalar algum programa que vc saiba e depois de normalizado reinstale...

alguns comandos:

limpeza de temporários no ubuntu :

find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;

uma vez liberei 200 megas

sudo rm -rf /usr/share/doc/*

se vc liberar uns 100megas  acredito que de boot gráfico já... so se outra coisa corrompeu;;

qualquer coisas estamos ai...  pronto para a ajuda...

tplira