Problema com a rede wireless --(RESOLVIDO)--

Iniciado por efraccaroli, 28 de Julho de 2008, 16:07

tópico anterior - próximo tópico

efraccaroli

Tenho um Compaq Presario V2000, com um AMD Turion 64 e a placa wireless é a Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g, já perdi mais de 3 dias tentando configurar e fazer detectar a minha rede wireless, segui inúmeros tutorias, fóruns e sites.
Consegui instalar o driver da placa, utilizando o driver do windows (segui o passo-a-passo de um fórum).
Mas não consigo fazer o meu wireless funcionar, o botão q deveria acender quando estivesse funcionando não ascende.
Minha rede de casa deveria ser detectada pelo menos, mas isso não ocorre.
Estou utilizando a versão 8.04 do Ubuntu.

Por favor, se alguém puder me ajudar.
Obrigado pela atenção.

csat

Citação de: efraccaroli online 28 de Julho de 2008, 16:07
Tenho um Compaq Presario V2000, com um AMD Turion 64 e a placa wireless é a Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g, já perdi mais de 3 dias tentando configurar e fazer detectar a minha rede wireless, segui inúmeros tutorias, fóruns e sites.
Consegui instalar o driver da placa, utilizando o driver do windows (segui o passo-a-passo de um fórum).
Mas não consigo fazer o meu wireless funcionar, o botão q deveria acender quando estivesse funcionando não ascende.
Minha rede de casa deveria ser detectada pelo menos, mas isso não ocorre.
Estou utilizando a versão 8.04 do Ubuntu.

Por favor, se alguém puder me ajudar.
Obrigado pela atenção.

Já olhou na seção de Dicas do Forum?  Tem uma mensagem lá que dá boa orientação.  Ver =>aqui<=

Outra coisa:   Meu notebook tem uma placa broadcom também (É um Del 131-L).  Quando instalo o Ubuntu nele, claro, ele não reconhece no Live CD.  Prossigo com a instalação mas tem um detalhe.  Meu roteador wifi tem uma das 4 portas LAN conectadas na eth0 do notebook e estou sempre online.  Após a instalação o Ubuntu diz que existe um driver restrito para instalar (justamente o driver da Broadcom e sugere, por opção, que ele faça uma pesquisa na internet.  Basta marcar a opção que aceito e ele faz o resto.  Quando o driver é instalado, a luz do Wi-Fi acende e eu desligo o notebook, retiro o cabo de rede da eth0, e ligo novamente.

Ele dá boot e acende a luz do Wi-Fi mas aí preciso clicar no ícone de rede para definir qual a rede que quero baseada no ESSID que meu roteador emite, informo a password pois uso WPA-TKIP-PSK e pronto.  Tá configurado.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

efraccaroli

CSAT obrigado pela dica.

Também estou utilizando umas das portas do meu roteador (Dlink) para me conectar a internet.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar essa configuração sem ter que reinstalar o linux?

csat

Citação de: efraccaroli online 29 de Julho de 2008, 08:38
CSAT obrigado pela dica.

Também estou utilizando umas das portas do meu roteador (Dlink) para me conectar a internet.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar essa configuração sem ter que reinstalar o linux?

As vezes precisamos de uma re-instalação chamada de "limpa", ou seja, fazer tudo novamente do ponto zero pois é mais fácil, embora trabalhoso, do que ficar procurando formas alternativas.  Eu já perdi a conta de quantas vezes eu repeti uma instalação no notebook ou no desktop por ter cometido a escolha de uma opção errada.  Certa vez optei em instalar a rede wi-fi no próprio live CD (na RAM) e verifiquei que ao instalar no HD o processo de configuração do wi-fi simplesmente não era chamado o que, de certo ponto de vista, teria uma certa lógica.

Quanto mais você instalar e re-instalar o Linux você, se for observador, vai notar que processos e escolhas diferentes são tomadas por você mesmo.  É importante anotar os passos tomados e registrar o aprendizado pois contribuem para o seu aperfeiçoamento.  É apenas experiência própria com várias distribuições de Linux.

Boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

efraccaroli

É muito estranho isso, pois o Linux deveria prover uma instalação completa sem a necessidade dessas pequenas configurações. Resolveria muito dos problemas, pois dependendo, se fizer uma escolha erronea durante a instalação, posso ou não danificar ou prejudicar o funcionamento por completo do meu sistema. E funcionalidades ditas como simples e primordiais se tornam uma dor de cabeça na hora de configurar. (desabafo)

Gostaria de não ter que formatar, mesmo sendo a opção mais fácil.
Já consegui através daquele link fazer a placa detectar a rede wireless. Mas não consigo me conectar e a rede cabeada parou de funcionar.
Se não for abusar muito da sua paciência, poderia me ajudar mais uma vez.
Preciso deixar o meu linux funcional, para o meu projeto de mestrado.

Muito obrigado.

csat

Citação de: efraccaroli online 29 de Julho de 2008, 13:14
É muito estranho isso, pois o Linux deveria prover uma instalação completa sem a necessidade dessas pequenas configurações. Resolveria muito dos problemas, pois dependendo, se fizer uma escolha erronea durante a instalação, posso ou não danificar ou prejudicar o funcionamento por completo do meu sistema. E funcionalidades ditas como simples e primordiais se tornam uma dor de cabeça na hora de configurar. (desabafo)

Gostaria de não ter que formatar, mesmo sendo a opção mais fácil.
Já consegui através daquele link fazer a placa detectar a rede wireless. Mas não consigo me conectar e a rede cabeada parou de funcionar.
Se não for abusar muito da sua paciência, poderia me ajudar mais uma vez.
Preciso deixar o meu linux funcional, para o meu projeto de mestrado.

Muito obrigado.

Não é bem questão de eu ter paciência ou não.  Minha ajuda ou a de qualquer outra pessoa é feita de forma remota e por suposições.  A única coisa que posso contar é com a experiência acumulada durante muitos testes mas a solução definitiva vai ser dada por você mesmo.

O Linux Ubuntu é um dos melhores sob o aspecto de configuração mas você deveria testar outras distribuições também para comparar.  Uma delas que eu gosto bastante pois se baseia também no Ubuntu é o Linux Mint que se encontra na versão 5.0.  Tem um inconveniente de ser todo em Ingles mas você pode configurar o teclado em Portugues Brasileiro (ABNT2).  Devem existir, por certo, configurações para deixá-lo todo em Portugues mas eu não tentei.

Uma verificada =>neste<= site pode te dar uma boa visão das distribuições Linux.

Vai tentando e postando suas dúvidas pois eu outros que estão lendo nossas mensagens também irão contribuir com sugestões.

Csat (Ubuntu 8.04)

Junior_Sampa

Olá,

Também possuo um Compaq linha V5000 com Broadcom 4318 e utilizei o tutorial abaixo. Seguir passo a passo o tutorial irá funcionar perfeitamente com o driver para Windows.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36152.0.html

Boa sorte e bem vindo ao fórum.

Junior

efraccaroli

Junior muito obrigado.

Segui justamente esse tutorial.

Agora o led do botão do wireless se acende, as redes wireless são detectadas, mas não consigo me conectar e percebi também que o sinal está muito fraco mesmo perto do roteador.

csat

Citação de: efraccaroli online 29 de Julho de 2008, 15:01
Junior muito obrigado.

Segui justamente esse tutorial.

Agora o led do botão do wireless se acende, as redes wireless são detectadas, mas não consigo me conectar e percebi também que o sinal está muito fraco mesmo perto do roteador.

Não sei se o seu roteador wireless é o DI-624...  Já tive um que vivia dando problema de abortar conexões.  Fiz upgrade da BIOS e downgrade em seguida.  Comprei uma antena de melhor ganho pois o DI-624 permitia a troca da antena.  Nada resolvia até que eu comprei um Linksys WRTG54 e estou feliz com ele.  O Linksys tem 2 antenas e são fixas.

Csat (Ubuntu 8.04)

efraccaroli

Gostaria de uma ajuda para poder fazer a conexão com a rede wireless.
Já consigo detectar as possíveis redes, mas quando seleciono uma e tento conectar, não acontece nada.

Tentei configurar manualmente dentro do arquivo /etc/network/interfaces e percebi que esse arquivo não abre quando utilizo o gedit.
Pelo menos voltou a funcionar a rede cabeada.

efraccaroli

Galera finalmente resolvi o problema.

Simplesmente formatei e voltei pra versão 7.10, agora está funcionando numa boa.

csat

Citação de: efraccaroli online 06 de Agosto de 2008, 13:31
Galera finalmente resolvi o problema.

Simplesmente formatei e voltei pra versão 7.10, agora está funcionando numa boa.

Funcionou?  Então, por favor, edite o campo de Assunto da sua mensagem e coloque a palavra Resolvido.
Csat (Ubuntu 8.04)