Samba usando 100% da rede.

Iniciado por bruno contin, 04 de Agosto de 2008, 16:42

tópico anterior - próximo tópico

bruno contin

Tenho um servidor Ubuntu 7.0.4 com samba, squid + script firewall rodando, quando vou pegar uma arquivo qualquer no servidor via rede, ele usa toda rede, cai a internet na mesma hora, já olhei no kernel.log, syslog, e não achei nenhum erro, o que pode estar acontecendo?

LoucoPorLinux

E aí, blz Bruno?

Bom kra, eu estive testando iptables+squid+samba e uma coisa que tenho notado é que as últimas versões do squid e do samba estão requerendo muita memória. Posso até estar falando besteira, mas utilizando o TOP, verifiquei o momento que eu estava fazendo download e baixando um arquivo de 500mb do samba num terminal Ruindows.

Notei que quando as duas coisas acontecem, a memória utilizada aumenta gradativamente. Por esforço de raciocínio, busquei a solução desativando alguns serviços do samba e do squid, deixando apenas as opções mais comuns. O resultado é que baixou um pouco do consumo de memória.

Pensando aqui agora, acho que vc deve testar o seguinte:

Desative o firewall e o squid. Jogue um arquivo bem grande no compartilhamento do samba. Aí, em uma outra máquina, tente copiar um arquivo de pelo menos 50mb. Enquanto isso, no terminal do Linux (samba), execute o TOP e observe.

Depois, faça o inverso, ative apenas o squid e faça um download qualquer (pelo menos um que dê tempo para se observar a rede). Tenta fazer download em outra estação para verificar.

Depois disso, ative o iptables (firewall) e faça o mesmo procedimento, sem o samba. Executa o top.

Depois, posta ae o resultado pra gente.

Realmente espero que o teste seja bem sucedido.

Flw ae.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com

bruno contin

Valeu amigo, vou fazer os testes e te falo..
Desde já obrigado pela ajuda.

bruno contin

È meu amigo, não teve jeito, atá a conexão ssh cai quando trasporto dados grandes dos servidor para minha máquina, eu desativei tudo: squid,firewall,ntop, etc... ficou só o samba, e ele está comendo tudo... Não era assim, o que será que está acontecendo?

Citação de: LoucoPorLinux online 04 de Agosto de 2008, 17:14
E aí, blz Bruno?

Bom kra, eu estive testando iptables+squid+samba e uma coisa que tenho notado é que as últimas versões do squid e do samba estão requerendo muita memória. Posso até estar falando besteira, mas utilizando o TOP, verifiquei o momento que eu estava fazendo download e baixando um arquivo de 500mb do samba num terminal Ruindows.

Notei que quando as duas coisas acontecem, a memória utilizada aumenta gradativamente. Por esforço de raciocínio, busquei a solução desativando alguns serviços do samba e do squid, deixando apenas as opções mais comuns. O resultado é que baixou um pouco do consumo de memória.

Pensando aqui agora, acho que vc deve testar o seguinte:

Desative o firewall e o squid. Jogue um arquivo bem grande no compartilhamento do samba. Aí, em uma outra máquina, tente copiar um arquivo de pelo menos 50mb. Enquanto isso, no terminal do Linux (samba), execute o TOP e observe.

Depois, faça o inverso, ative apenas o squid e faça um download qualquer (pelo menos um que dê tempo para se observar a rede). Tenta fazer download em outra estação para verificar.

Depois disso, ative o iptables (firewall) e faça o mesmo procedimento, sem o samba. Executa o top.

Depois, posta ae o resultado pra gente.

Realmente espero que o teste seja bem sucedido.

Flw ae.

LoucoPorLinux

Coloca ae a configuração do seu servidor e o smb.conf para gente ver.

flw.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." - Albert Einstein
------------ edubort@gmail.com