Problemas no Ubuntu

Iniciado por FabricioAlvares, 22 de Julho de 2008, 01:53

tópico anterior - próximo tópico

FabricioAlvares

Pessoal, meu Ubuntu tah dando muito pau. Vejam se conseguem me ajudar.

- Quando eu atualizei o ubuntu, a tela d login tah gigante e soh aparece um pedaco dela.. o superior eskerdo.. nao vejo nem o q estou escrevendo (consigo logar pq eu sei q eh soh colocar meu usuario e senha, mas meu pai e minhas irmas vao ficar confusos alih).

- Ao atualizar, ele desinstalou o realplayer11, soh q o icone continua a aparecer e ele sempre tenta abrir meus videos nele como default, porem nao encontra. Com o mplayer acho q nao preciso mais do realplayer.

- O Compiz fusion nunca funcionou direito aki, sempre dando uns paus do nada. Desinstalei ele ontem, mas gostaria d voltar a usa-lo, pois tinha funcoes uteis pra mim.

- O meu amsn tinha tempo q nao funcionava.. ao atualizar o Ubuntu ele milagrosamente voltou a funcionar.. mas por motivo mais estranho ainda, parou d funcionar hj.. nem cheguei a usar ele.. soh tinha testado no dia da atualizacao e fui entrar hj e nao deu.. aparece a seguinte msg: "Loading TkCximage failed. This module is needed to run aMSN. Please compile aMSN first, instructions on how to compile are located in the file INSTALL"

Por enquanto o q me lembro eh soh.. Mas esses sao os mais urgentes.. Valew..

csat

Citação de: FabricioAlvares online 22 de Julho de 2008, 01:53
Pessoal, meu Ubuntu tah dando muito pau. Vejam se conseguem me ajudar.

- Quando eu atualizei o ubuntu, a tela d login tah gigante e soh aparece um pedaco dela.. o superior eskerdo.. nao vejo nem o q estou escrevendo (consigo logar pq eu sei q eh soh colocar meu usuario e senha, mas meu pai e minhas irmas vao ficar confusos alih).

- Ao atualizar, ele desinstalou o realplayer11, soh q o icone continua a aparecer e ele sempre tenta abrir meus videos nele como default, porem nao encontra. Com o mplayer acho q nao preciso mais do realplayer.

- O Compiz fusion nunca funcionou direito aki, sempre dando uns paus do nada. Desinstalei ele ontem, mas gostaria d voltar a usa-lo, pois tinha funcoes uteis pra mim.

- O meu amsn tinha tempo q nao funcionava.. ao atualizar o Ubuntu ele milagrosamente voltou a funcionar.. mas por motivo mais estranho ainda, parou d funcionar hj.. nem cheguei a usar ele.. soh tinha testado no dia da atualizacao e fui entrar hj e nao deu.. aparece a seguinte msg: "Loading TkCximage failed. This module is needed to run aMSN. Please compile aMSN first, instructions on how to compile are located in the file INSTALL"

Por enquanto o q me lembro eh soh.. Mas esses sao os mais urgentes.. Valew..

Os softwares são muito dependentes do tipo de hardware que você tem na máquina.  As instalações e re-instalações de produtos  acabam afetando de alguma forma o desempenho das máquinas em geral.  Para você descobrir erros e consertá-los é necessário bastante informações sobre o que tem no seu arquivo de log que se encontra na pasta /var

É importante, ainda, que suas pesquisas sejam direcionadas para o hardware que, a meu ver, pelo que você resumidamente descreve, indica alguma incompatibilidade com sua placa gráfica (se é do tipo "onboard" ou se é do tipo PCI).

Aqui no Forum têm algumas informações sobre o aMSN.

Se a configuração básica estiver funcionando corretamente eu poderia afirmar que as correções do Ubuntu dificilmente afetariam o hardware da forma com que você descreve.  Eu, particularmente, nuca tive problemas com as atualizações, mas, em informática é meio complicado afirmar sobre esse detalhe.

O ideal, como sugestão de minha parte, é a de você ter uma partição com o Ubuntu funcionando com os padrões de instalação e uma outra partição com um Ubuntu de testes para fazer as  experiências de instalação e configuração de novidades.  Quando as mesmas forem sucesso, documente e instale na partição que está com tudo funcionando.  É dessa forma que as empresas trabalham.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

FabricioAlvares

Boa essa dica d usar uma particao pra teste.. eu fazia isso no meu antigo trabalho com os bancos d dados.. heheheh..

Mas qnto as minhas questoes, vou tentar explicar melhor. Eu obtive o cd do ubuntu anterior ao 7.04 e funcionava bem.. tem mais d 1 ano q instalei ele.. Amsn, tudo rodava normal. Instalei o Compiz fusion, pois nakela versao nao vinha no sistema (acho q hj jah vem), e comecou a dar uns erros.. Do nada as letras das janelas ficavam pekenas, aih era soh reinicar q voltava, Eu nao consigo redimensionar a tela c estiver ativo o compiz, etc. Mas fui sobrevivendo assim. A mais ou menos uns 4 meses, meu Amsn deu esse pau. Fikei uns 4 meses usando o Mercury, q eh bem mais "pobre" q o amsn. Mas eram soh esses erros q davam. O Amsn e uns paus no Compiz. Esses dias agora fui atualizar a minha versao. Pra minha surpresa o Amsn voltou a funcionar. Mas qndo reiniciei o pc, apos a atualizacao, a tela d login deu akele problema q falei acima. Parece q a tela tah gigante q soh cabe a parte superior esquerda na minha tela (eh praticamente isso). Mas o amsn estava funcionando q era uma blz. Fui dormir, dia seguinte cheguei em casa a noite e continuava a mesma coisa.. soh q o Amsn voltou a dar akele problema d antes.. E o caso do realplayer nao sei o q pode ser.. ele desinstalou (c nao me engano apareceu qndo colokei pra atualizar q ia desinstalar ele). Mas ele continua alih, soh q nao entra. "Falha ao executar processo filho "realplay" (Arquivo ou diretório inexistente)"

Eu nao sei, acho q talvez o problema do Compiz pode ser da minha placa. Eh uma GeForce5. Mas o resto nao sei pq poderia ser se funcionou por um bom tempo bem.

pinduvoz

Pelo que eu entendi, vc atualizou do 7.04 para o 8.04 pela internet (gerenciador de atualizações).

Se vc não fez isso (entendi errado), pare de ler esta mensagem aqui.

Vc fez mas não teria feito se tivesse lido as informações do site, que afirmam que o processo só funciona a partir de outras versões (6.06 e 7.10 -> 8.04).

Conselho de amigo: reinstale o Sistema com o CD do 8.04.1.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

FabricioAlvares

Eu realmente nao lembro se foi do 7.04 q fiz a atualizacao.. mas acho q nao foi nao... foi da ultima antes do 8.04, acho q 7.10... Mas eu também nao teria lido q nao daria pra atualizar pq eu soh me cadastrei no forum depois q deu esses erros.. heheheheh...

Qnto ao problema da tela do login, foi resolvido.. um amigo meu me ajudou.. eu escrevi no terminal sudo mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.fabricio e reiniciei o sistema. Ele meio q refez a deteccao da minha placa d video e do monitor e tudo voltou ao normal.

pinduvoz

Então lá vai mais uma dica, em duas partes:

a) apague seu backup do xorg.conf (vc o criou com o comando do "seu amigo"):

sudo rm -rf /etc/X11/xorg.conf.fabricio

* ele só está ocupando espaço, certo?

b) anote o comando abaixo (deixe-o num papel, perto do computador):

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

E o que o comando anotado faz?

Reconfigura o servidor X se algo sair errado e em 99% das vezes em que é usado voltar um ambiente gráfico funcional é recriado.

Fui.
:: Linux Registered User nº 439378 ::