Uso de memória no KDE

Iniciado por varela101, 20 de Maio de 2008, 23:44

tópico anterior - próximo tópico

varela101

Boa noite pessoal.
Botei o live cd do Kubuntu e fiquei assustado com a quantidade de memória que ele consome, aqui mostrava 850MB aproximadamente, pra tirar a dúvida botei o live do Mandriva e pra minha surpresa o consumo foi o mesmo, gostaria de saber se esse consumo de recurso é normal no KDE ou se é apenas um recurso do livecd, meu ubuntu(gnome) esta pegando somente 200MB na inicialização(instalação via wubi).
Se alguém que usa o Kubuntu puder colocar o consumo de memória eu ficaria grato.

Muito obrigado.

Éderson

Na verdade essa leitura de memória tanto no KDE quanto no top não estranhas mesmo. no Gnome ou no htop conta diferente, mais real. Fiz um tópico sobre isso já: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,9457.0.html

Warlike Wolf

Realmente o consumo de memória é um absurdo, ele é bem mais pesado que o Gnome ao meu ver.
Ainda vou achar uma distribuição Linux bem leve e que tenha uma funcionalidade legal. ( pq infelizmente o Xubuntu é bem ultrapassado comparado com Xubuntu e Ubuntu.)
"Change"

Hqxriven

O Que?? Kde pesado???

Eu dou boot com 44 de ram desde as primeiras versões do omnislash

No máximo 77...

http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=18&t=16389&st=0&sk=t&sd=a&start=30#p74054

Xubuntu ou Gnome fazem isso??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

raidicar

varela101, vc esta usando o live CD, ele inicia o linux pelo CD, mas como ele pode iniciar pelo CD?
A resposta a essa pergunta explica o por que de consumir tanta memória, como ele não esta instalado no HD, ele se instala na memória, abrindo tudo na memória, por isso, ao usar o live cd, ele usa quase toda a sua memória, se vc tiver só 256MB de memória, ele vai usar quase tudo para subir o linux, quanto mais memória, mais rapido o live cd vai rodar, por isso, quanto mais memória tiver, mais ele pega, mas, depois que instalar o linux no hd, não vai ter esse problema, pois como ele esta instalado no disco, o consumo de memória cai absurdamente, voltando a niveis normais, por isso o live cd não funciona em computadores mais antigos com uma quantidade de memória muito pequena, insuficiente para subir o linux nele, mas ainda assim, vc pode instalar o linux nesse mesmo computador e, depois de instalado, vc consegue abrir a interface grafica sem grandes problemas.

Com relação ao peso do KDE e do Gnome, o pessoal as vezes viaja muito na maionese, as vezes penso que leve deve ser o windows vista! Como o linux tem, como um de seus ideais, a leveza, para algumas pessoas, uma interface gráfica que ocupa bem menos de 100 Mega, representa um peso absurdo, po, é um absurdo, qualquer computador com 256 Mega de memória roda qualquer distro, com KDE ou Gnome de forma tranquila, tenta deixar o windows vista com 256M pra ver!!!
Eu uso aqui no trabalho o Linux com 512M, sem placa de video off, uso o compiz, hábilito o cubo, janelas 3d e tudo que é efeito e nada, nem menção de travar, agora eu instalo na mesma maquina o XP, o Norton, O Spyterminator e mais nada, acabou meu recurso.
Enquanto não sair uma versão do Gnome ou do KDE que ocpupem menos de 1 mega, vai ter gente falando "Oh, que pesado!".
Então pq não usam o xfce ou outras interfaces mais leves, estão disponiveis.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

varela101

Bom, vou ficar com o gnome mesmo, testei abrir várias janelas juntas e não houve lentidão no sistema, a gerencia de memória é bem melhor que a do rwindows.
Testei o Xubuntu e a Kubuntu, apesar de obter respostas mais rápidas ao abrir e fechar programas não gostei como as fontes eram apresentadas, mesmo abilitando vários recursos na área de config. de fontes.

Obrigado a todos e o estudo continua.

Hqxriven

Citarnão gostei como as fontes eram apresentadas, mesmo abilitando vários recursos na área de config. de fontes.

Obrigado a todos e o estudo continua.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15548.0.html

Comigo fica a mesma coisa nos três...
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

varela101

vou testar essas alterações no kubuntu, só não posso esquecer de abrir o firefox pra conferir o resultado.

Hqxriven

O meu Kubuntu 7.10 está assim:

O Firefox 3

varela101

opa, vc usou as dicas do link?

Hqxriven

Com certeza!!

Sem essas dicas (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15548.0.html) a visualização das fontes fica péssima!!

varela101

Nossa, fiz essas alterações Hqxriven, ficou ÓTIMO. Diferença enorme. Valew

Hqxriven

CitarNossa, fiz essas alterações Hqxriven, ficou ÓTIMO. Diferença enorme. Valew

Aqui como uso outras fontes é necessário fazer isso.

Quanto ao Kde se vc otimizar a parte do boot e retirar as frescuras da configuração do Kde vc consegue até dar boot usando uns 72 de ram com driver de vídeo instalado (pelo menos é o que acontece aqui no kernel omnislash e no WinXp comigo era 128) e a velocidade do sistema fica muito boa, já que o kernel é bem otimizado, trazendo o relatime, colocando o Xorg em tempo real, melhorando o desempenho do mtrr, do hd, também possui o CFS, etc...

Eu acho que o Kde tem um uso normal de memória, mas vc pode abaixar com uma recompilação de kernel além de melhorar o desempenho do sistema...

varela101

CitarQuanto ao Kde se vc otimizar a parte do boot e retirar as frescuras da configuração do Kde vc consegue até dar boot usando uns 72 de ram com driver de vídeo instalado (pelo menos é o que acontece aqui no kernel omnislash e no WinXp comigo era 128) e a velocidade do sistema fica muito boa, já que o kernel é bem otimizado, trazendo o relatime, colocando o Xorg em tempo real, melhorando o desempenho do mtrr, do hd, também possui o CFS, etc...

hehe, vamos com calma, é o quarto dia que uso o linux, e o primeiro com o kubuntu.

tem uns processos que carregam pesado, dá uma olhada:

esse Xorg é fominha :)

peguei algumas dicas de otimização no seu tópico "Aprendendo a voar sem segredos!!", menos os que mexem com kernell

Hqxriven

Citarhehe, vamos com calma, é o quarto dia que uso o linux, e o primeiro com o kubuntu.

tem uns processos que carregam pesado, dá uma olhada:

hehehe E com três dias de slack compilava o meu primeiro kernel!! Culpa do kernel 2.4 do slack 10 (tá bom eu vi o kernel panic ::) mas depois de algum tempo ficou bem fácil fazer!!

Citarpeguei algumas dicas de otimização no seu tópico "Aprendendo a voar sem segredos!!", menos os que mexem com kernell

Devo colocar alguns que mexem no Kde entre hoje ou amanhã, pelo menos a primeira parte...