A dica 1 serve para todas as versões da família Ubuntu (6.06 a 7.10), não testei nas versões anteriores. A dica 2 serve apenas na versão 6.10! Por favor leiam tudo antes de realizar qualquer modificação! Obs: A versão 7.10 já possui os pacotes para melhoramento das fontes! Basta apenas usar a dica 1!
1) Existem dois interpretadores para renderização das fontes no Ubuntu, são chamados
Autohinting e
Bytecode. Não vou ficar explicando o que cada um faz e nem vou me meter no debate sobre qual é melhor. Vocês poderão ver por si mesmos. Alguns preferem o Autohinting e outros o Bytecode. O Autohinting deixará as fontes mais escuras, parecendo que estão em Negrito, mas nem tanto. O Bytecode é a opção padrão.
Para alterar o interpretador e algumas outras configurações, vá até o terminal e digite:
sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config
Na primeira tela você verá três opções:
Native (Nativo) - Bytecode (é a opção padrão)
Autohinter - Autohinting
None (Nenhum) - Vai desligar os Interpretadores
Na segunda tela você poderá ativar ou não a renderização em Subpixel. Isto é útil apenas para Monitores de Cristal Líquido (LCD) e telas de Notebooks. A opção padrão do Ubuntu é Automatic (automático). Em Monitores CRT pode distorcer as fontes. As opções são as seguintes:
Automatic (Automático) - Detecta o tipo do seu Monitor para usar ou não o Subpixel
Always (Sempre) - Ativa o Subpixel independente do seu tipo de Monitor
Never (Nunca) - Nunca usa o Subpixel
Na terceira tela você terá a opção de ativar as fontes Bitmap. Essas fontes ao contrário das Fontes True Type, não ficam boas quando aumentadas de tamanho. Não há problemas em ativar esta opção.
Seguindo a dica do Wolverine, ative as mudanças:
sudo dpkg-reconfigure fontconfig
Feita as mudanças, saia da sua sessão e volte para ela, assim reiniciando o X para que as alterações tenham efeito.A dica para os que usam monitores LCD como eu é a de Ativar o Autohinting e o Subpixel. Também ativei as fontes Bitmaps.
Não há perigo em perder a parte gráfica com essas alterações e fica fácil voltar à configração padrão se não gostar do resultado. Estando no Ubuntu é só acessar
Sistema > Preferências > Fonte > Detalhes e alterar o que você quiser, note agora que a cada opção você será capaz de notar resultados visíveis enquanto muda de opção. Antes isso não acontecia. Para o Kubuntu e Xubuntu é nessário apenas alterar essas configurações nas suas respectivas sessões de configuração de fontes (é, eu não sei de cabeça né, se alguém se dispuser a me falar eu coloco aqui

).
2) Não ficou satisfeito com o resultado? Ainda temos mais uma carta na manga! Que tal alterar as bibliotecas responsáveis pela renderização das fontes? Sim é possível. Temos que alterar as bilbiotecas do Cairo. O desenvolvedor
David Turner criou alguns patches não oficiais que melhoram a renderização das fontes em Monitores LCDs ( e de Notebooks também). Sim, os velhos CRTs estão de fora pessoal. É a idade, fazer o quê?

É só adicionar os seguintes repositórios:
Chave de autenticação dos repositórios acima:
gpg --recv-keys 937215FF
gpg --export --armor 937215FF | sudo apt-key add -
Depois é só realizar uma atualização da sua lista de repositórios (apt-get update) e realizar uma atualização do sistema (apt-get upgrade). Eles serão instalados sobre os pacotes oficias.
É importante aceitar TODOS os pacotes que ele sugere para serem atualizados! Há risco de perder a sua parte gráfica se não fizer isso! Gostei e estou usando no momento junto com a Dica 1. Para quem lê muitas páginas da Internet a diferença é grande! Salta aos olhos!
Para algus pode existir um problema, dependendo da fonte que você usa no sistema, elas ficam muito escurecidas, como se o Negrito estivesse sempre ativado! Para quem não gostar disso, existe uma alternativa. Alterar o arquivo fonts.conf para deixar a fonte mais "clara"! O seguro morreu de velho, faça um backup antes de modificar este arquivo! Adicione as seguintes linhas ao final do arquivo (use o seu Editor preferido como root):
sudo gedit /etc/fonts/fonts.conf
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<!-- /etc/fonts/local.conf file for local customizations -->
<fontconfig>
<!-- If the font is bold, turn off autohinting -->
<match target="font">
<test name="weight" compare="more"><const>medium</const></test>
<edit mode="assign" name="autohint"><bool>false</bool></edit>
</match>
</fontconfig>
Volte a sair da sua sessão e retorne para ela.
Eu achei que as fontes ficaram apagadas demais com isso! Não gostei, tirei essas linhas do arquivo fonts.conf e daí alterei o tipo de fonte que o Ubuntu usa no sistema. Para cada tipo (modelo) de fonte escolhida, o resultado é diferente. Agora uso as fontes Serif.
"
Mas e se eu não gostar disso também?" Fácil, primeiro anote os nomes dos novos pacotes que ele vai atualizar antes de realizar a atualização. Depois é só removê-los, comente a lista adicionada acima, nova atualização da lista e volte a instalar os pacotes oficias que são estes -
NÃO reinicie o X antes de ter voltado a instalar os pacotes responsáveis pela renderização das fontes! - (lembrem-se, Ubuntu 6.10):
libfreetype6=2.2.1-5
libcairo2=1.2.4-1ubuntu2
libxft2=2.1.10-1ubuntu1
Lebrando mais uma vez que existe risco em perder a parte gráfica. Para ficar mais seguro, pode usar o seguinte comando no terminal (para voltar aos pacotes originais):
sudo aptitude install libfreetype6=2.2.1-5 libcairo2=1.2.4-1ubuntu2 libxft2=2.1.10-1ubuntu1
Volte a sair da sessão e retorne para ela!
As fontes sobre este assunto? Tá na ponta de um clique:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=235526http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=275421&highlight=autohinthttp://www.linuxjournal.com/article/9166Era só isso pessoal! Bom proveito!