Problemas com refresh rate

Iniciado por Diego Couto, 10 de Maio de 2008, 17:44

tópico anterior - próximo tópico

Diego Couto

Olá pessoal,

É o seguinte, instalei a uma semana o Ubuntu 8.04, ocorreu tudo bem na instalação, consegui configurar praticamente tudo, exceto a taxa de atualização do monitor.

Possuo uma placa de vídeo Nvidia FX 5200 (128MB) e um Monitor LG E701S 17'.
Instalei o driver da placa de vídeo através do próprio ubuntu, consegui configurar para a melhorar resolução, que no meu caso é 1152x864, mas a taxa de atualização ficava sempre em 50Hz.

No Windows eu utilizava nesta mesma resolução mas com taxa de atualização de 60Hz, ficava perfeito, e não "piscando" como está nas extremidades agora.

Seguindo uma dica vista aqui no fórum, no meu arquivo xorg.conf eu adicionei:
Option "DynamicTwinView" "false"
Que fez minha taxa de atualização ir para 75Hz, mas nas extremidades ainda é perceptível uma "vibração" da tela.

Já acessei o "nvidia-settings" e após adicionar aquela linha de código não tenho como modificar a resolução por lá.
Já tentei também através do "displayconfig-gtx" e também não tive a opções de modificar a frequência diferente de 75Hz e 85Hz.

Em 85Hz a imagem não "treme" mas fica maior do que o monitor, esaparecendo a barra inferior.

Para visualizarem meu xorg.conf:
http://pastebin.com/m5c4bbe78

Como eu poderia modificar esta taxa de atualização e qual seria a mais indicada ?

Desde já,
Agradeço.

VB5

Seguindo uma dica vista aqui no fórum, no meu arquivo xorg.conf eu adicionei:
Option "DynamicTwinView" "false"
Que fez minha taxa de atualização ir para 75Hz, mas nas extremidades ainda é perceptível uma "vibração" da tela.

Se seu monitor é LCD, deve funcionar bem em 60 Hz; somente monitores CRT têm a taxa de refresh atrelada à resolução. Você consegue colocá-lo nessa resolução?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Diego Couto

Olá,

Meu monitor é CRT, tenho a opção de adicionar 75Hz e 85Hz somente.
A idéia seria mudar para 60Hz mesmo (que era a frequência utilizada no Windows) mas não estou conseguindo alterar para ela.

Obrigado.

VB5

Citação de: Diego Couto online 11 de Maio de 2008, 01:51
Olá,

Meu monitor é CRT, tenho a opção de adicionar 75Hz e 85Hz somente.
A idéia seria mudar para 60Hz mesmo (que era a frequência utilizada no Windows) mas não estou conseguindo alterar para ela.

Obrigado.

Sugiro que baixe a resolução para 1024x768 @ 75 - 85 Hz. Em monitores CRT, a taxa de refresh deve subir acompanhando o aumento da resolução, caso contrário o resultado é o "flicker" - uma tremulação da tela - que causa grande cansaço ocular e dores de cabeça. Para verificar, abra uma tela toda branca e olhe para um ponto 20 cm ao lado do monitor; perceberá imediatamente o "flicker", se ele existir. As taxas recomendadas são:

640x480 - 60 Hz
800x600 - 65 a 75 Hz
1024x768 - 75 a 85 Hz
acima disso - pelo menos 80 a 85 Hz

Meu monitor é um Samsung 793DF ( CRT) e, embora atinja 1280x1024, só o faz a 60 Hz; portanto, mantenho-o em 1024x768 @ 85 Hz, e meus olhos agradecem...  ;D

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Diego Couto

Muito Obrigado pela ajuda, fiz exatamente isto:
1024x768 - 85Hz

As coisas ficam um pouco.. "maiores", mas minhas dores de cabeça sumiram.
Muito Obrigado. :)

VB5

Fico feliz em saber!...   :D  de fato, isso não é muito conhecido - aprendi por experiência própria... O fato é que num monitor CRT o feixe de elétrons que "desenha" a imagem tem que varrer a tela de cima a baixo; se há mais linhas ( resolução maior) , tem que fazê-lo mais rápido (refresh mais alto). Se o monitor não pode subir o refresh, o resultado é esse - flicker e dor de cabeça...  ;D

( ),

VB5