tem como deixar o ubuntu 8.04 mais leve???

Iniciado por cosesueira, 01 de Maio de 2008, 18:05

tópico anterior - próximo tópico

cosesueira

olá pessoal, eu to com um notebook da acer que é um pentium 3 de 900MHz com 256MB ram e hd de 40GB, eu tinha instalado nele o ubuntu 7.10 com gnome mesmo e tava usável não tava lerdo..

Mas como é uma máquina que ninguém usa direito aqui em casa por ser velha, uso pra fazer testes nela, e intalei o ubuntu 8.04 pra ver como ficava, eu achei que não ia consegui instalar do livecd (que precisa de 384MB de ram acho que é isso) mas pra minha supresa instalou direitinho não deu nenhum erro.

Mas aí é que vem o problema eu achei um pouco mais pesado que a versão 7.10, mas mesmo assim tá dando pra usar tranquilo,  o que eu achei ruim é na hora de usar a internet, vai dando pra usar o firefox, mas conforme vai abrindo paginas e viajando e outra e outras vai ficando lerdo de um jeito insuportavel, Mas com muita paciência vai dando pra usar.

Outra coisa que me irritou muito é que se mesmo acabado de entrar no sistema e vc abrir qualquer video flv no Firefox como os do youtube fica muito lerdo o video fica picotando travando coisa que não acontecia no ubuntu 7.10 nessa mesma máquina.

eu esqueci de falar isso.. e como eu achei lerdo baixei e instalei o xubuntu 8.04, o sistema ficou um pouquinho mais leve. mas o lance do firefox em relação a navegação ir ficando lerda e os videos flv travando continuou a mesma coisa... por isso que to perguntando se tem como deixar a versão 8.04 mais leve.

Agora minha questão, tem como colocar o ubuntu 8.04 pra rodar mais leve??? e o que tem de diferente na 8.04 em relação a 7.10 que deixou tudo tão mais pesado assim???

zoroastro

seria inteligente vc instalar o xubuntu, que usa menos memória Ram :)

www.xubuntu.com

danpos

@cosesueira

Para a configuração da sua máquina seria interessante instalar o archlinux e então escolher o ambiente XFCE. Eu fiz isso em um notebook meu com especificações parecidas com a tua e o desempenho do mesmo é realmente impressionante quando comparado com outras instalações ...

Sds,

Danpos.

Hqxriven

CitarAgora minha questão, tem como colocar o ubuntu 8.04 pra rodar mais leve??? e o que tem de diferente na 8.04 em relação a 7.10 que deixou tudo tão mais pesado assim???

Kernel 2.6.24 sem correções de mtrr e sheduler com hz de 250 com problemas de gerenciamento de memória...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

ErickSantos

Citação de: Hqxriven online 01 de Maio de 2008, 22:31
CitarAgora minha questão, tem como colocar o ubuntu 8.04 pra rodar mais leve??? e o que tem de diferente na 8.04 em relação a 7.10 que deixou tudo tão mais pesado assim???

Kernel 2.6.24 sem correções de mtrr e sheduler com hz de 250 com problemas de gerenciamento de memória...

entao nao vale a pena mudar? pq eu tinha começado a baixar o 8.04, mas tava taaaaao lerdo (uns 30 kbps) q eu desisti e ia deixar pra baixar fim de semana, melhor esperar?

Hqxriven

Vale sim!!! A único porém é o kernel algo contornável (trocando ele!!)... eu só uso a 7.10 pq ela está tão redondinha!!

Mas em um mês eu troco definitivamente!!!
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

JotaEle

Na minha máquina, mesmo com HD USB externo, achei o 8.04 mais rápido do que o anterior que está instalado em um HD interno, especialmente os programas OpenOffice.org e Firefox. No caso do OpenOffice percebi de forma nítida a diferença de desempenho durante a primeira execução.

Quanto a deixar o sistema mais leve, creio que desligando alguns serviços desnecessários em Sistema->Administração->Serviços e Sistema->Preferências->Sessões->Programas Iniciais já dá uma melhorada. Acho também que utilizar um ambiente de trabalho enxuto como o XFCE, Fluxbox ou FVWM Cristal é o mais recomendado nesse caso. Tente eliminar tudo aquilo que não é estritamente necessário, por exemplo os terminais virtuais (deixe apenas 1). Tente também distribuições com foco em pendrives como o Slax, etc.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Hqxriven

O 8.04 está mais rápido em algumas tarefas só por causa do CFS (sheduler) e do relatime (hd).

Porém o CFS não está demostrando todo o seu poder (e ele é bem poderoso) devido a problemas no gerenciamento da memória, do mtrr e por causa das opções "fair" habilitadas que ainda estão drenando recursos.

Em pequenas tarefas vc até nota um desempenho bom (mas não excelente) se o seu processador não é tão dependente da cache (AMD com Hypertransport).

Porém se forem executadas aplicações pesadas simultaneamente é evidente o lag e com hz baixo também.

Se quiser verificar acesse a árvore de desenvolvimento de diversas distros e note os desenvolvedores reclamando direto...

Olhe um problema no hardy (que ainda não tem um kernel corrigido disponível em deb)

http://kernel.ubuntu.com/git?p=ubuntu/ubuntu-hardy.git;a=commit;h=4b7c68904bf9ada8c4770ce5927e8ec71769ed92

No fedora 8 por exemplo...

http://hany.sk/~hany/RPM/f-updates-8-i386/kernel-doc-2.6.24.4-64.fc8.noarch.html

- Backport lots of MTRR fixes from 2.6.25 (isso ajuda bastante no desempenho e significa que o mtrr do 2.6.24 tem problemas)

A versão 24 do fedora tem menos bugs (por enquanto) do que a 24 do ubuntu.

Várias distribuições estão corrigindo a versão 24 com partes da série 25.

Se vc acha que está rápido imagino quando vc testar um kernel com algumas correções a sensação de velocidade tremenda que vc vai sentir, parecendo que o seu sistema é bem mais leve.

Eu por exemplo sinto uma boa diferença...

E usuários de três distribuições especificamente estão notando uma boa velocidade (Pardus 2008, Archlinux com kernel 2.6.24 e Gentoo com kernel gentoo-sources

ErickSantos

Hqxriven mto obrigado pela explicaçao  :D

entao eu posso baixar o 8.04 e manter meu kernel? ou pribeiro instalo o 8.04 normal e depois baixo uma versao mais antiga do kernel?  desculpa pela ignorancia ai hehe

Hqxriven

vc instala normalmente o 8.04 aí baixa no kernel.org a versão que vc quer e compila ou sei lá... use o zen kernel que é bom (ou sei lá compilar o omnislash)

Todos os três métodos vão dar um trabalho... mas se precisar de ajuda é só pedir...

Hqx

ErickSantos

ok, vou tentar fazer com o kernel q vc falou, eu tinha visto la no truques e dicas e fiquei com vontade de tentar

uma duvida, atualizando eu perco algumas das minhas configuraçoes? temas, etc?

Hqxriven

Citarok, vou tentar fazer com o kernel q vc falou, eu tinha visto la no truques e dicas e fiquei com vontade de tentar

uma duvida, atualizando eu perco algumas das minhas configuraçoes? temas, etc?

Vc pode perder alguma compatibilidade de hardware, tipo... wi-fi já era, mas isso é contornável sabendo qual é o driver antes e habilitando no kernel.

O menos problemático (eu sei tô vendendo meu peixe  ;D) é o omnislash 4-7 pq eu estou corrigindo os erros da série 24 colocando os patches de outras distros  mas agora ele dá um trabalhão para compilar pq colocar mais de 70 patches da dó... eu tentei upar hoje e infelizmente a net caiu e... vou tentar upar denovo (DROGA DE NET DISCADA)

Ou então o omnislash 3 em deb que é o kernel 2.6.23.17 e é facil de instalar...

Ou então o zen kernel (só que eles alteraram demais, mas ele é BOM)...

Ou o mãos na massa em que vc faz tudo!!!

Hqx

ErickSantos

hehehe  ;D

eu nao uso wi-fi msm

o meu eh um intel Q6600, MSI nvidia 8600GTS, tem algum problema com eles? vale mais a pena compilar pra meu processador (64bits) ou compilo em i686 msm?

cosesueira

Então vamos lá, Hqxriven esse kernel Omnislash é vc mesmo que modifica? noutro dia segui o tutorial da sua página e com a minha pouca experiência consegui ver a cara do que é compilar um kernel, eu não entendi quase nada das opções que vi, mas mudei o hz pra 1000 e coloquei processador pra pentium 3, nem sei se isso tá certo ou se eu poderia ter melhorado mais alguma coisa, mas... eu quero aprender mais sobre isso...

Mas na pressa quero saber se eu utilizar o seu kernel Omnislash ou o tal do Zen kernel que vc citou se isso vai trazer um bom desempenho pro meu notebook velhinho? e se isso que eu fiz de só mudar no kernel o hz pra 1000 e pra processadores pentium 3 se já trás um ganho considerável? só que eu deixei todas as outras opções como o padrão...

Quase esqueci quando fiz isso eu instalei do ubuntu só o sistema sem ambiente gráfico só linha de comando mas ficou algo em torno de 4GB tem como fazer uma instalação do ubuntu mais enxuta? e depois que eu baixei o kernel e desempacotei e segui todo o tutorial passou de 8GB só com o sistema em linha de comando. tem algo errado no que fiz não tem??? e ainda por cima depois que eu compilei o kernel e instalei o X e o XFCE o computador ficou sem som tem como vc me dar uma ajuda??? tá tudo muito rápido mas sem som...

cosesueira