compilando programas do windows no ubuntun

Iniciado por cronos.and, 30 de Abril de 2008, 11:16

tópico anterior - próximo tópico

cronos.and

olah pessoal! estou com uma duvida! como faço p usar programas do windows no ubuntu? me falaram p usar o wine, mas estava vendo no forum q dah algum problema. pesquisando na net falram q poderia ser compilado, como faço isso?
queria rodar os programas da minha impressora, da camera digital, alguns programas da faculdade, o nvida(ñ sei s eh assim q se tcla), aplicativos, como...

alexmatos

Citação de: cronos.and online 30 de Abril de 2008, 11:16
olah pessoal! estou com uma duvida! como faço p usar programas do windows no ubuntu? me falaram p usar o wine, mas estava vendo no forum q dah algum problema. pesquisando na net falram q poderia ser compilado, como faço isso?
queria rodar os programas da minha impressora, da camera digital, alguns programas da faculdade, o nvida(ñ sei s eh assim q se tcla), aplicativos, como...

Amigo, seria mais fácil se você especificasse melhor o que você quer. Por exemplo, qual é a sua impressora? Muitas impressoras tem suporte padrão no Linux e não é necessário instalar nada via Wine. Procure sempre soluções nativas, wine só em último caso.

Especifique também que programas da faculdade e aplicativos você quer rodar. O driver da nVIDIA (a placa gráfica, é isso que você quis dizer?) também existe para Linux e não precisa ser emulado.

Utilize a Pesquisa do Fórum, pois algumas de suas dúvidas já foram colocadas aqui muitas vezes.

cronos.and

a minha impressora eh  HP 1200, pelo q vi no cd  eh soh p mac e windows, os programas da faculdade eh da receita federal e o driver eh mesmo o nVIDIA e a minha camera digital eh vivicam

alexmatos

Citação de: cronos.and online 05 de Maio de 2008, 09:36
a minha impressora eh  HP 1200, pelo q vi no cd  eh soh p mac e windows, os programas da faculdade eh da receita federal e o driver eh mesmo o nVIDIA e a minha camera digital eh vivicam

Não acredite no que você vê nos CDs ou embalagens de produtos. Muitas vezes os mesmos funcionam no Linux e, por pura ignorância, isso não é informado. A HP tem um bom suporte para Linux, imagino que baste ir em Sistema > Administração > Impressão e adicionar uma nova impressora. A identificação deve ser feita sem problemas. O driver da nVIDIA, basta ir em Sistema > Administração > Drivers de Hardware e habilitar.

Quanto ao programa da faculdade, você poderia ser ainda mais específico? Qual o nome do programa?

A câmera digital, imagino que seja só plugar e esperar pouco tempo pra que a opção de extrair as fotos seja apresentada.

Você já tentou alguma dessas coisas e não teve sucesso?

kErNeL_sCrIpT

Olá cronos.and, seja bem vindo ao fórum :)
O colega alexmatos já respondeu com eficiência a suas dúvidas, e eu gostaria de complementar:

Caso você queira uma ferramenta com recursos mais completos para monitorar e configurar sua Impressora, como ver os níveis de tintas dos cartuchos, configurar impressão etc, vá no Menu Aplicativos > Adicionar/Remover... e digite na caixa de pesquisa a palavra hp tool box. Agora é só marcar para instala-lo e clicar em Aplicar Mudanças.

Caso queira gerenciar melhor a sua câmera digital no Ubuntu, já existe o F-Spot Menu Aplicativos > Gráficos > Gerenciador de Fotos F-Spot. Caso queira conhecer mais aplicativos, vá em Adicionar/Remover..., digite camera, irá aparecer diversos aplicativos para você gerenciar sua câmera digital no Ubuntu.

Como o colega alexmatos já disse, para a sua placa de vídeo é só instalar o Driver NVDIA™ pelo Drivers de Hardware (se você utiliza o Ubuntu Hardy Heron 8.04) ou Gerenciador de Drivers Restritos ( se você utiliza o Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10 ou anteriores).

Para Câmera Digital, Impressora, Celular, Pen Drive, na maioria dos casos, é só plugar no Ubuntu que reconhece automaticamente. As minhas dicas acima são complementares, não são necessárias para o funcionamento dos seus aparelhos, como dito, é só plugar e ser feliz :)
Se tiver problemas, tentaremos ajuda-lo no que for possível.