Problema ao apagar arquivo de partição NTFS (Resolvido)

Iniciado por Bolowors, 19 de Abril de 2008, 13:23

tópico anterior - próximo tópico

Bolowors

Apesar de ja estar cadastrado no forum a um bom tempo só abandonei de fato o Windows mês passado. Eu tenho um HD de 80Gb com 20 Gb particionado para o Ubuntu (o windows estava nessa partição) e o restante para armazenamento. Como eu não tinha um outro HD para fazer backup de minha partição de armazenamento deixei ela como NTFS msm. Instalei o script que dá suporte a escrita em NTFS pelo automatix, mas quando apago um arquivo da partição NTFS ela não libera o espaço correspondente ao arquivo. Já dei uma baita pesquisada no Google e no fórum e ainda não encontrei solução. Uso a versão 7.04. Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço!
Registered Linux user number #474240

csat

Citação de: Bolowors online 19 de Abril de 2008, 13:23
Apesar de ja estar cadastrado no forum a um bom tempo só abandonei de fato o Windows mês passado. Eu tenho um HD de 80Gb com 20 Gb particionado para o Ubuntu (o windows estava nessa partição) e o restante para armazenamento. Como eu não tinha um outro HD para fazer backup de minha partição de armazenamento deixei ela como NTFS msm. Instalei o script que dá suporte a escrita em NTFS pelo automatix, mas quando apago um arquivo da partição NTFS ela não libera o espaço correspondente ao arquivo. Já dei uma baita pesquisada no Google e no fórum e ainda não encontrei solução. Uso a versão 7.04. Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço!

Quando você "apaga" um arquivo em qualquer sistema operacional você somente apaga um ponteiro em uma tabela que aponta logicamente para o então arquivo.  O arquivo continua lá.  Para você eliminar realmente arquivos "apagados" é necessário inicializar o disco.  O que ocorre quando você grava em um disco é que o novo arquivo sobrepõe o que está lá e cria uma entrada na tabela de controle de arquivos.  É por essa razão que existem compactadores de trilhas pois à medida em que se "apaga" e se "cria" outro arquivo vai ficando uma espécie de resíduo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Bolowors

Então eu deveria procurar por um compactador de trilha de disco? Dei uma rápida pesquisada no fórum e no google e não achei nada que fosse relevante ao meu problema... Se fosse possível eu gostaria que alguém me apontasse algum método de fazer com que eu possa excluir arquivos de minha partição NTFS.

csat

Citação de: Bolowors online 19 de Abril de 2008, 14:42
Então eu deveria procurar por um compactador de trilha de disco? Dei uma rápida pesquisada no fórum e no google e não achei nada que fosse relevante ao meu problema... Se fosse possível eu gostaria que alguém me apontasse algum método de fazer com que eu possa excluir arquivos de minha partição NTFS.

O compactador não apaga arquivos.  Só organiza.  Parece-me que você não deveria se preocupar pois no momento em que os ponteiros para o arquivo são apagados o sistema coloca outra coisa em cima quando você manda gravar.

Agora, se você me disser que pelo linux voc manda apagar algum arquivo na partição NTFS e ele não apaga então é problema do sistema pois também uso partição NTFS com arquivos Windows e uso o Linux para criar, renomear, apagar arquivos nessas partições NTFS sem problema nenhum.  Não entendi bem o que você quer dizer com a frase "instalei um script para suporte a NTFS" pois o UBUNTU 7.10 e outros atuais já possuem esse recurso.  Nunca precisei instalar nada para ler e gravar arquivos em partições NTFS.

Csat (Ubuntu 8.04)

Bolowors

Bom, eu uso a versão 7.04 do Ubuntu. Quando instalei o sistema eu tinha acesso aos arquivos da partição ntfs, mas executar, alterar, apagar ou adicionar arquivos a partição não me era permitido. Fiz uma pesquisa no fórum e vi um tópico falando que ao instalar o Automatix, por ele, vc poderia instalar um "script" (nao sei se esse é o termo correto), que me permitiria fazer isso. Mas fui lá pro guia foca e dei uma pesquisada nos comandos, utilizei o comando rm pelo terminal e consegui apagar um arquivo ;D. Eu estava tentando apagar arquivos graficamente (clicando em cima dele e apertando delete). Vivendo e aprendendo! Mt obrigado por se dispor a responder ao meu tópico csat!  :D

csat

Citação de: Bolowors online 19 de Abril de 2008, 15:46
Bom, eu uso a versão 7.04 do Ubuntu. Quando instalei o sistema eu tinha acesso aos arquivos da partição ntfs, mas executar, alterar, apagar ou adicionar arquivos a partição não me era permitido. Fiz uma pesquisa no fórum e vi um tópico falando que ao instalar o Automatix, por ele, vc poderia instalar um "script" (nao sei se esse é o termo correto), que me permitiria fazer isso. Mas fui lá pro guia foca e dei uma pesquisada nos comandos, utilizei o comando rm pelo terminal e consegui apagar um arquivo ;D. Eu estava tentando apagar arquivos graficamente (clicando em cima dele e apertando delete). Vivendo e aprendendo! Mt obrigado por se dispor a responder ao meu tópico csat!  :D

Usar comandos no Linux de forma gráfica é muito comum para quem vem do mundo Windows.  Felizmente no mundo Linux existem as duas formas mas a forma de comandos via terminal console, que lembra o antigo DOS (sistema operacional de disco) antigo, possui muita força e é muito eficaz.  É necessário, entretanto, certos cuidados pois ele não dá avisos do tipo "Tem certeza (s/n)?".

Bem, então parabéns, e mais um tópico resolvido.

Csat (Ubuntu 8.04)