Utilizador deficiente visual

Iniciado por Platão Lisbonense, 19 de Abril de 2008, 06:27

tópico anterior - próximo tópico

Platão Lisbonense

Bom dia!
Tenho uma pergunta muito simples. Gostaria de saber se é realmente possível a um utilizador deficiente visual poder ter também acesso a este maravilhoso mundo do linux e do software livre em geral. Descobri que já existe uma ferramenta chamada orca (http://live.gnome.org/Orca), presente no Ubuntu 7.10, mas li também em alguns sítios como no Tux Vermelho e noutros sítios que parece que aquilo ainda não funciona muito bem... Tem vários erros... Como não se conseguir ver o rato ampliado no modo de ampliação de ecrã inteiro (full screen magnifier) , haverem distorções da imagem aqui e ali... E de provavelmente não servir em todos os computadores...
No meu caso necessito justamente da vertente de ampliação dado que não sou invisual e também tenho problemas auditivos que não convidam a usar o leitor de ecrã por voz...
...Enfim, a minha máquina actual é um "velhinho" portátil P4 a 3Gh, 80GB de disco, 512Mb de RAM, som e vídeo on-board... Pensam que seria possível tirar partido do Ubuntu 8.04? O orca correrá com menos erros?... E já agora conhecem alguma alternativa?
Muito obrigado pela ajuda!!!...

Kan

Citação de: Platão Lisbonense online 19 de Abril de 2008, 06:27...é realmente possível a um utilizador deficiente visual poder ter também acesso a este maravilhoso mundo do linux e do software livre em geral.

O mundo Linux, é sobretudo o mundo da experiência e do aprendizado, seja esta para deficientes ou não. Não guie-se exclusivamente em escritos de blogs, etc. mergulhe na parte prática do Linux. Assim como no Windows, o que funciona para um usuário, pode não funcionar para outro, no Linux é a mesma coisa. Não há Sistema Operacional perfeito, porquê as pessoas não são perfeitas.

Seja bem-vindo ao mundo Linux!
Amicus Plato, sed magis amica veritas