O IDG Now publicou o óbvio sobre o windows "que esta entrando em colapso"

Iniciado por advogama, 13 de Abril de 2008, 10:37

tópico anterior - próximo tópico

ins3rt c0in

Pedimos que os usuários façam comentários sobre as notícias que postam. Assim demonstram interesse na matéria e indicam o ponto que querem discutir.

Pedro Martins

O artigo é interessante e traz muitas informações para aqueles que ainda não pensaram sobre o assunto. Eu já tinha discutido um assunto parecido com outras pessoas e isso aí já é bem conhecido :).

O requerimento de hardware do Vista é algo totalmente absurdo. Não lembro de nenhuma outra versão do Windows que exigia micros top de linha para rodar, talvez só o 95 teve um impacto similar. Porém, o 95 foi feito apenas em 32 bits, ignorando totalmente os já arcaicos processadores de 16 bits. Isso, somado à tal "retrocompatibilidade" feita para continuar rodando os programas do Windows 3.x fez com que o sistema viesse pesado demais para os micros da época, mas nada que um upgrade de memória não resolvesse.

Enquanto isso, o Vista sai com versões 32 e 64 bits, ao invés de descartar de vez a versão de 32 bits, pois todos os processadores criados de uns dois anos pra cá são 64 bits. Somado ao fato do Vista exigir uma máquina top, que fatalmente seria 64 bits, a criação da versão 32 bits soa estúpida demais. Se ainda há alguns programas que não funcionam adequadamente no 64 bits, há duas saídas: pressionar as empresas para fazer uma conversão decente para 64 bits ou então criar uma espécie de máquina virtual para rodar esses softwares.

Interessante é a sugestão de modularizar o Windows para evitar o colapso, pois seria fazer o que o Linux já faz há muito tempo :D.

IgorM0L

Citação de: Pedro Martins online 13 de Abril de 2008, 21:50
O artigo é interessante e traz muitas informações para aqueles que ainda não pensaram sobre o assunto. Eu já tinha discutido um assunto parecido com outras pessoas e isso aí já é bem conhecido :).

O requerimento de hardware do Vista é algo totalmente absurdo. Não lembro de nenhuma outra versão do Windows que exigia micros top de linha para rodar, talvez só o 95 teve um impacto similar. Porém, o 95 foi feito apenas em 32 bits, ignorando totalmente os já arcaicos processadores de 16 bits. Isso, somado à tal "retrocompatibilidade" feita para continuar rodando os programas do Windows 3.x fez com que o sistema viesse pesado demais para os micros da época, mas nada que um upgrade de memória não resolvesse.

Enquanto isso, o Vista sai com versões 32 e 64 bits, ao invés de descartar de vez a versão de 32 bits, pois todos os processadores criados de uns dois anos pra cá são 64 bits. Somado ao fato do Vista exigir uma máquina top, que fatalmente seria 64 bits, a criação da versão 32 bits soa estúpida demais. Se ainda há alguns programas que não funcionam adequadamente no 64 bits, há duas saídas: pressionar as empresas para fazer uma conversão decente para 64 bits ou então criar uma espécie de máquina virtual para rodar esses softwares.

Interessante é a sugestão de modularizar o Windows para evitar o colapso, pois seria fazer o que o Linux já faz há muito tempo :D.

Concordo plenamente, e já havia discutido isso com umas pessoas também. E realmente a tendência é o Windows entrar em colapso caso ele não mude sua postura.
  Ainda mais que, o próprio engenheiro de software sênior da Microsoft, Eric Taut, reconheceu que o kernel do WinVista é muito pesado, e criou um pequeno kernel de uso interno na Microsoft chamado de MinWin, que tem apenas 25MB contra 4GB do Vista. Ele poderá inclusive ser a base para o novo Windows, que será lançado em 2010.
  Pelo jeito eles sabem dos problemas do Vista, por ter muitos arquivos dificultando tanto o uso/instalação do sistema como manutenção do mesmo, e reconhecendo que criaram uma verdadeira m3rd@, vão tentar desenvolver um melhor sistema operacional em 2010.

Acontece o seguinte meus caros, daqui 2 anos, quanta coisa será que nosso Ubuntu já cresceu? Em dois anos vi a exploção de Beryls e Compiz-Fusions por aí, imagine o que nos espera? Fora que nesse período, quantos usuário já terão largado o Windows e buscado um sistema alternativo, como o Linux?
  Eu mesmo vou na casa de um novo amigo que fiz no colégio que entrei esse ano e instalar o Ubuntu que será lançado agora pouco - 8.04!

Fontes:

galactus

Acredito que a palavra "colapso" foi exagerada.

Acredito sim, que pode haver uma pequena diminuição no seu domínio, mas a MS quebrar por causa de uma versão ruim do Windows?
Não acredito. E sabem o motivo? A MS tem apoio ( e sofre pressão) dos grandes fabricantes de Hardware e Software.

Vejam o caso do Vista. É um Paquiderme! O Vista Ultimate ocupa 15GB do seu HD, sozinho, logo após a instalação!  Tenho aqui o meu Ubuntu 7.10 socado de programas e ele ocupa apenas 3.8GB, completo e mais um monte de aplicações repetidas para a mesma função.
Alguém já viu propaganda da MS ou de algum parceiro dela dizendo que você não precisa do Vista pois o XP te server muito bem, obrigado?

Dois anos antes do lançamento do Vista, a Samsung (maior produtor de chips de memória) já avisava que o Vista iria precisar de 2GB de RAM para funcionar bem!  Numa época em que ela se queixava do baixo preço das memórias DDR. A MS correu para desmentir isso de início. Mas hoje todos já sabem que para um excelente desempenho, principalmente em jogos, são necessários 4GB de RAM e não dois!   

Agora, será que os engenheiros da MS são tão incompetentes ao ponto de não conseguirem criar um sistema melhor, consumindo menos recursos? Apenas desenvolvedores Linux, Unix e da Apple conseguem? Será que a Samsung não fez uma pressãozinha básica para poder vender mais chips de memória?

Outro caso. A Toshiba (um dos mega comglomerados Japoneses) na sua divisão de Notebooks, simplesmente não oferece mais suporte dos seus novos Notebooks ao Windows XP! Você só acha Drivers e o arquivo de recuperação para o Vista!!! Se quiser sair do Vista e partir para o XP, você que se vire para fazer o seu Notebook funcionar!

A MS paga o preço por 7 anos acostumando os clientes com o XP. A maioria dos clientes não gostam de grandes mudanças. Mas qual a alternativa deles? Usar um sistema caro e ainda mais monopolizador da Apple? Ou mudar para um sistema Livre que ele vai ter que reaprender um monte de coisas novas, dito complicado e que seu vizinho ou técnico mais próximo não saber mexer?

O Tio Bill não ganhou tanto dinheiro olhando os concorrentes que tinham um produto melhor crescer ao seu redor. Ele comprou os que podia e torpedeou os outros!
Lembram do Netscape? Do OS2 da IBM? Adiantou serem melhores? Qual o motivo da MS nunca ter bloqueado de maneira efetiva suas versões do Windows contra pirataria?

Com certeza a MS não vai ficar de braços cruzados vendo a banda passar, como aliás nunca ficou!

Só mais um "causo" para ilustrar a questão!

Lembram da notícia dos  Notebooks para crianças Nigerianas com Mandriva? A MS deixou seus futuros clientes ficarem acostumados com um sistema operacional concorrente? Não!  Ela pagou para o Governo Nigeriano tirar o Mandriva e usar o Windows nos Notebooks!!!  Ou vocês acreditavam que ela ia deixar essa história de um Notebook para cada criança ficar só com Software livre?

Colapso? 

Faz me rir!!!

O que eu acredito é na MS redefinindo sua maneira de venda de seus softwares e atuação no mercado. Não mais por licensa de uso, mas pelo serviço prestado ou outra coisa que eles possam inventar ou copiar de um concorrente!

Gosto de ser realista. Gostaria mesmo que o Software livre dominasse, mas se isso ainda chegar a acontecer, não vai ser a médio prazo!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

kErNeL_sCrIpT

Muito interessante a matéria. Trás um bom conteúdo para reflexão.

Excepcional ponto de vista galactus.

-.-

galactus,post perfeito.

muitos acham que a MS vai falir,NUNCA e tambem é dificil perder 90% do mercado ja que é uma empresa com agressividade e eu aprecio isso ja que mesmo sendo mal vista é a mais usada.

o que é melhor,ser mal visto e largamente usado ou ser bem visto e pouco usado ?

não importa os meios,ela chega no resultado final esperado
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

IgorM0L

Citação de: -.- online 14 de Abril de 2008, 00:34
galactus,post perfeito.

muitos acham que a MS vai falir,NUNCA e tambem é dificil perder 90% do mercado ja que é uma empresa com agressividade e eu aprecio isso ja que mesmo sendo mal vista é a mais usada.

o que é melhor,ser mal visto e largamente usado ou ser bem visto e pouco usado ?

não importa os meios,ela chega no resultado final esperado
Discordo quando você diz que ela nunca vai falir. Chega um momento que todo Império cai.
Talvez seja uma teoria meio que conspiratória, mas será que realmente a economia estadunidense vai demorar cair mesmo? Não podemos desconsiderar a crise de 1929 e que isso pode acontecer em qualquer momento pela super valorização das ações.
  No capitalismo temos que estar preparados para tudo.

Evaristo

Citação de: galactus online 13 de Abril de 2008, 23:39
Acredito sim, que pode haver uma pequena diminuição no seu domínio, mas a MS quebrar por causa de uma versão ruim do Windows?

Fiquei com a impressão, lendo a matéria referida, que o dito "colapso" refere-se ao sistema operacional e não à MS como um todo. Aliás achei que estavam tratando da modularidade do sistema em si.

Abs.

advogama

Eu também não leio como a microsoft vai falir, eles tem outros produtos e sempre a possibilidade de mudar o windows, seu verdadeiro tiro no pé foi o Vista. Nos lançamentos dos outros SOs Win 95,98 e XP quem já possuia computador acabou migrando de sistema. Hoje só utiliza o vista quem adquire um computador com ele instalado e mesmo assim, no Brasil, por exemplo, em que os computadores tem uma configuração modesta (ainda se vendem pcs com 256 de ram) exite um movimento contrário, a pessoa compra com o Vista Starter (que é o mico dos micos) e aí migra para o XP.

Vai ocorrer com o Windows o mesmo que aconteceu com o Internet Explorer, que foi ultrapassado pelo Firefox. Quando a gigante acordar outros SOs já terão ultrapassado o Windows (nós usuários do Linux conhecemos um segredo - ...isso já aconteceu).

Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

IgorM0L

Não podemos nós esquecer também do MinWin que eu citei, talvez seja a salvação da Microsoft com o Windows 7.
Mas a questão é, será que até lá o Linux não poderia ter crescido bastante? Claro que não ao ponto se tornar homogênio no mercado.

Oni-BR-

Bom, muito interessante a materia, tras vários pontos para nós refletirmos!
Só que eu não acredito que a Microsoft irá falir, pelo menos não agora, creio que eles logo logo acharam uma forma de se recuperarem deste fracasso que é o Windows Vista.
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

-.-

eu não falei nunca como quem NUNCA ira cair

falei que vai demorar e não vai ser facil @_@

e alem do mais fica realmente dificil ja que a microsoft não é so o windows,tem o MS Office que é a maioria do mercado,perifericos e agora está llançando o Surface
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

IgorM0L

Desculpe-me então, eu interpretei isso por causa da sua frase que tem uma vírgula logo em seguida:
Citarmuitos acham que a MS vai falir,NUNCA

kakita

O maior problema é o facto de a maior parte das pessoas estarem habituados a MS Windows e MS Office e simplesmente não querem aprender as alternativas, e preferem continuar com um SO de milionário (vc paga pelo SO e por uma maquina suficientemente potente para corre-lo), o MS Office acredito que possa ser melhor que o OpenOffice mas só se vc for um utilizador avançado em Word, para mim acho igual.
E tem o problema das ideia pré-concebidas, qualquer pessoa desconfia que um sistema gratuito possa ser tão bom quanto um que é muito caro e quando começa com os primeiros problemas (porque linux não é windows) põe a culpa no sistema
Eu uso Linux ubuntu e sou feliz com ele, tambem uso windows para jogar e para mim ambos cumprem a sua função