Urna eletrônica troca Windows™ por Software Livre

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 06 de Abril de 2008, 17:20

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL388261-5601,00-URNA+ELETRONICA+TROCA+WINDOWS+POR+SOFTWARE+LIVRE.html

Vamos ver no que dá. Mas de qualquer forma, o governo dando o exemplo já é alguma coisa.

Fontes
Heitor "shakironill" Herzog
globo.com

greylica

Puxa vida, que ótimo !
Melhor ainda se pudermos conferir depois se o nosso voto foi realmente para o candidato que escolhemos.
Acho maravilhoso que possamos agora aferir o software e que este seja de código aberto,
realmente se os cidadãos puderem auditar os códigos, o progresso em direção á perfeição será
inevitável.

Parabéns ao nosso país, que além de ter o sistema eleitoral mais organizado e rápido
do planeta, agora ainda prova que sua transparência impera acima de qualquer coisa.

Temos mais um motivo para comemorar, não só pelo software livre e pela economia,
mas pela atitude de ética e cidadania !

kakita

Pois é, é bomsaber que no brasil isso acontece
É uma vergonha em portugal , um país com economia muito fraca e que não tem recursos para melhor ao contrario do brasil que tem muitos recursos mas são mal explorados (acho que agora está melhor), não se use linux e até temos uma distro portuguesa, o Caixa Mágica, sei que portugal tem acordos com a M$ mas mesmo assim só de imaginar o dinheiro que se puderia poupar até fico tonto e o pior é que estamos dando passos na direção errada porque cada vez temos mais acordos com a M$ e assim acho que não vai ser fácil sairmos do fundo da europa
Sei que isto é dificil do governo entender pois tambem tem muitos outros problemas para resolver e de certeza não se irá preocupar com o SO que usamos sem antes resolver outros problema mais importantes mas a crise só se resolva com paciencia e com pequenas açoes que no fim todas juntas fazem muita diferença

Daekdroom

Dizem que a migração para o SL vai custar mais caro do que o software proprietário porque no $oftware proprietário a própria empresa oferece suporte. O governo vai gastar muito $$$ contratando gerente de TI.

kakita

Citação de: Daekdroom online 06 de Abril de 2008, 21:04
Dizem que a migração para o SL vai custar mais caro do que o software proprietário porque no $oftware proprietário a própria empresa oferece suporte. O governo vai gastar muito $$$ contratando gerente de TI.
Isso já não sei e para dizer a verdade nunca tinha pensado na questão do suporte, é de estar abituado a resolver meus proprios problemas
erro meu  ;D ;D

kErNeL_sCrIpT

Canonical™
Além do suporte técnico ao seu SO, também propõe soluções em Software e até mesmo um SO modificado de acordo com a necessidade do cliente.
http://www.canonical.com/services

Red Hat™
Possui clientes e parceiros como a IBM, NASA entre outros.
http://www.br.redhat.com/solutions/

Novell™
Contratando a Novell™, não só a própria empresa, mas seus parceiros também podem oferecer suporte local, caso seja contratado esse tipo de suporte.
http://support.novell.com/support_options.html

Mandriva™
Suporte comum ao SO.
http://www.mandriva.com/enterprise/en/services/support

Debian
Está aberto a parcerias.
http://www.debian.org/partners/

Linux Mint
O Linux Mint já apresenta suporte comercial.
http://linuxmint.com/support.php

genaro

Que absurdo... mas é claro que não... Como já foi citado acima, Há empresas que trabalham com suporte com suas respectivas distros Linux. Além de, o caso de utilizar o sistema Windows, é paga a licensa e o suporte... Imagina o quanto é pago pra utilizar Windows em milhões de maquininhas...

kakita

Citação de: genaro online 07 de Abril de 2008, 13:06
Imagina o quanto é pago pra utilizar Windows em milhões de maquininhas...
Sim mas quantas mais maquinas vc instalar mais barato deve ficar cada maquina (se fosse eu pedia para instalar até ficar de graça)
E muitas vezes o governo tem parcerias com a microsoft

greylica

Puxa vida, será que com R$ 4 milhões
divididos em 4 anos não dá para contratar um bom pessoal de T.I. ?

R$ 500.000,00 Reais por ano, que é a metade disso pode resolver o problema pagando uma boa equipe com R$ 10.000,00 reais de salário por mês, isso se não tiver safado no meio, e ainda assim a economia será da ordem de 50% mantendo uma equipe de suporte...

Tudo é questão de visão...

IgorM0L

Além de gerar mais emprego para os profissionais de TI :)
Fora que o desenvolvimento com Linux ou qualquer outro Software Aberto se torna bem mais rápido e confiável, afinal, o Windows seria uma "caixa preta".

advogama

Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

IgorM0L

Citação de: advogama online 08 de Abril de 2008, 15:38
A Justiça que era cega, começa a enxergar.
,
Boa... também gostei de sua assinatura.
CitarPrepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

Oni-BR-

só acho o seguinte é melhor gastar 10.000 reais por mês com um gerente de t.i do que os mesmos 10.000 com uma empresa como a M$!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

-.-

[realistc_mode on] gerente de ti é  necessario de qualquer jeito[/off]

o problema sempre são os programadores,se eles desenvolverem bem o sistema no linux com tudo simplificado e bonito tudo bem @_@

alguem tem fotos do sistema ?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

0tacon

Mesmo que custe... O Governo (o federal, principalmente) precisa incluir na esfera administrativa e dentro de seu quadro de pessoal profissionais da área. Eu, que sempre conviví com a Administração, sei que o que mais falta para as autarquias, fundações e órgãos da Administração Direta é um critério técnico na área da informática. O Brasil, incluindo o seu governo, é um dos países mais informatizados do mundo, e é ridícula a falta de entendimento da administração no que diz respeito aos seus próprios bancos de dados e recursos de informática. Não há uma cultura de TI na Administração. O programa "Computador Para Todos" é um exemplo disso. Computadores mal configurados, com winmodem SM56 e distros Linux bastante estranhas, muitas vezes com os periféricos totalmente inoperantes, têm (ou estiveram, nem sei como anda isso) sido vendidos como "inclusão digital".
Enfim, o que eu quis dizer é que profissionais dessa área hão de ser incluídos no rol de funcionários da Administração, e não só para adaptarem os programas às mudanças de alíquotas e medidas provisórias do governo, mas para participarem ativamete dos critéris técnicos de adoção de SL, e outras coisas do ramo.
Pelo menos, o canal do SL no governo já está aberto, falta dar continuidade... isso, da urna eletrônica dá muita esperança.