Problemas com argumentos de instalação

Iniciado por apterix, 13 de Março de 2008, 12:26

tópico anterior - próximo tópico

apterix

Olá!

Bom, eu tive muitos problemas para instalar o Ubuntu 7.10 e depois de ter conseguido, o sistema ficou com seqüelas.

Em primeiro lugar, a minha configuração é:
Abit 939 KN8 SLI (nforce 4)
CPU ATHLON 64 X2 4200+ Toledo
2GB DDR400 2.5-3-3-7
HD1: IDE SAMSUNG 80GB
HD2: SATA II SEAGATE 320GB
Placa de rede realtek 8139 (offboard)
VGA 8800GT 512MB

Em segundo, os problemas da instalação:
Ao tentar iniciar o LiveCD para instalar, o ubuntu carregava aquela primeira barra, caia numa janela com textos e a mobo comçava a apitar aleatoriamente.

Já no modo "safe graphic", a mobo ficou apitando igual uma louca.
Tentei ainda "install oem" e o sistema pirou de vez.

Ora o monitor apagava, ora ficava ligado com as mesmas quatro linhas de texto (que tinham todas status como "concluído", ou seja, sem erro).

Aí vou no Google e após uma cansativa busca achei esse site:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Aí os problemas se solucionaram e as conseqüencias vieram.

Usei os seguintes argumentos para conseguir acessar o livecd dele (através do 'safe graphic'):
apm=off acpi=off  noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce

Pois bem, consegui instalar o sistema normalmente.

Aí junto com o sistema veio dois problemas:

1) Mando desligar o Ubuntu e ele não desliga o sistema (a maquina, ou melhor, não corta a energia ao fechar o SO). Fica com o logo e a barra de 'loading' vazia.

2) Não reconhece o segundo núcleo do meu Athlon 64 X2. Muito provavelmente porque usei o argumento "nosmp" que desabilita os recursos de multiprocessamento.

Já passei uma madruga para tentar ativar meu segundo núcleo e nada.
A questão 1 eu ainda não busquei a resposta por ser menos importante.

Outro problema foi configurar a internet (já que uso ip fixo sem login).
Achei como configurar... mas ninguém avisava nos fóruns que era necessário reiniciar o ubuntu para que ele reconhecesse a conexão. E eu fiquei me descabelando a toa..

Bom colegas, estou tentando entrar nesse mundo Linux, mas parece que ele não me quer devido aos problemas que ocorrem.
O sistema com um núcleo deve perder boa parte de sua performance se usasse os dois, então não da para deixar como está.

O que vocês sugerem?
O pessoal do PET-UFPR me sugeriu recompilar kernel (como se eu soubesse mexer muito em linux) ou reinstalar o sistema sem o argumento 'nosmp' (se não me engano já tentei, mas deu pau. irei tentar de novo hoje).

Outro problema (que irei discutir só depois de solucionar esses dois) são os drivers.
Tentei instalar o driver da 8800GT que veio com a extensão '.run', mas de run não tem nada! Você abre, o Ubuntu pede permissão para executar e nada acontece depois de autorizar.
Já ao tentar instalar o driver da AMD-CPU (no Windows se não instalar o driver ele não conhece o segundo núcleo), eu não sei o que fazer, pois vieram arquivos .c e .ch (provavelmente arquivos da linguagem C) e eu não tenho a mínima idéia do que fazer com eles... (terei que compilar? e instalarei depois como?).

Bom, espero poder contar com a ajuda de vocês!

Valeu!
apterix

henrique_melo

Bom ele não faz isso por que vc disse pra ele não fazer, vms por parte:

1) Mando desligar o Ubuntu e ele não desliga o sistema (a maquina, ou melhor, não corta a energia ao fechar o SO). Fica com o logo e a barra de 'loading' vazia.

Esses dois parâmetros, apm=off  e acpi=off são os responsaveis pelo gerenciamento de energia do hardware pelo sistema, como vc desabilitou o sistema operacional não tentará gerenciar energia, com isso vc terá que desligar.

2) Não reconhece o segundo núcleo do meu Athlon 64 X2. Muito provavelmente porque usei o argumento "nosmp" que desabilita os recursos de multiprocessamento.

NOSMP - Desativa o suporte da placa mãe a multiprocessamento e hyperthreading, ou seja pro sistema operacional só existe um processador.

Com isso tem duas coisas que vc pode fazer, uma é descobrir qual o motivo dos apitos para desabilitar o recurso que esta causando isso e outra e reinstalar. 
A questão da internet, eu também já tive vários problemas mas nunca foi necessário reiniciar, na verdade bastava parar o serviço de internet e iniciar novamente, aprendi isso fuçando também, caso precise o comando é ifdown eth0 para parar e ifup eth0 para iniciar lembrando que o eth0 é a interface de rede.
Assim como vc tive muitos problemas mas não desista que iras conhecer um mundo inteiramente novo.

nautilus

Tive problemas semelhantes na instalação e resolvi com acpi=off ide=nodma idewait=50 irqpoll pci=nommconf

Espero que ajude!