Ubuntu 7.10 + Acer 4520... Instala mas não Funciona

Iniciado por tinman, 24 de Dezembro de 2007, 15:28

tópico anterior - próximo tópico

tinman

Galera tenho um notebook Acer Aspire 4520, AMD 64 dual core com ChipSet nforce 610m, 2GB de memória HD sata de 120 GB, vídeo Nvidia 7000m compartilhada.

Já com o win32 instalado e tentei instalar o Ubuntu AMD 64, 32 bits, Live CD e Altenate, com  e sem parâmetros no Kernel como estes (apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce), todos deram o mesmo problema.

O problema é que sempre da o mesmo erro, instala tudo certinho sem nenhum erro, e quanto vou dar o boot já com sistema instalado ele trava, não montar as partições SATA, diz que a partição não existe e entra em modulo de (initramfs) que não sei bem para o que serve, al que me parece o problema é com SATA, mas pq?

Pq instala em todos os casos e depois não roda?

Já procurei soluções aqui no fórum e não encontrei nenhuma, se alguém puder me ajudar...

tinman

Tem como forçar o linux a carregar os drivers para HD SCSI no boot, pois acho que isso solucionaria meu problema?

clcampos

Já instalei em PC's com HD SATA sem problemas.  Algumas vezes o LiveCD dá mesmo problemas, então você pode tentar usando o AlterateCD ou usar o tópico Argumentos de Instalação (caso falhe).

Também pode dar problemas caso tenha gravado em um CD-RW ou caso a ISO esteja com problemas, neste caso você pode conferir o MD5 da ISO para saber se esta tudo ok.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

tinman

Cara isso tudo ja fiz...  ja tentei outra distribuição  como o Fedora que da o mesmo erro... não monta as partições depois de instalados...

clcampos

Citação de: tinman online 26 de Dezembro de 2007, 20:50
Cara isso tudo ja fiz...  ja tentei outra distribuição  como o Fedora que da o mesmo erro... não monta as partições depois de instalados...

O que aconteceu quando tentou instalar usando o AlternateCD?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

tinman

Sim, da boot, particiono, instala tudo certinho, depois de instalado é que não acha as tais partições ...

clcampos

Citação de: tinman online 26 de Dezembro de 2007, 21:29
Sim, da boot, particiono, instala tudo certinho, depois de instalado é que não acha as tais partições ...

Será que o problema não é só a falta do GRUB ter sido instalado? Se for isto deve ser mais fácil, apesar que o uso do livecd é importante nesta hora...

Rapaz fiquei meio sem saber o que te indicar. Vou pesquisar com base no seu hardware para ver se acho algo.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

tinman

Amigo primeiro obrigado pela boa vontade...
vou ser mais claro, eu trabalho com linux (Slackware, Debian, RedHat, ...) como servidor já tem uns 6 anos, tenho alguma esperiencia com ele, este problema que acontece pra mim é novo, desconfio dos drivers scsi pois quando dou boot no CD/DVD em modo rescue ele mostra que esta carregando os divers SCSI e eu tenho acesso as partições, inclusive consigo editar o fstab dentro do /etc ...

Mais uma vez obrigado pela boa vontade... se souber de algo que possa me ajudar, sou grato.

Ramilton

Cara eu acho que o problema todo esta no notebook pois tenho tres notebook um acer aspire 4720 novo eu comprei tem uma semana e dois da toshiba. Eu tenho instalado o ubuntu 7.10 nos tres, mais so os notebook da toshiba funciona tudo redondo... inclusive os efeitos... eu estive pesquisando no site da ACER e eles não dao suporte nenhum para linux... pois o meu ACer nada funciona... nao funciona o som, o drive de video nada funciona... estou chegando em uma conclusão que a ACER não tem nenhum suporte ao linux... e no proprio site deles mesmo eles recomenda em instalar o windows vista...

essa é minha opniao...

Ramilton..

tinman

Desculpe a demora para responder, pois estive viajando...
É o seguinte, se eu uso o Live CD tudo funciona... acredito que é algo no kernel 2.6.20, ou não está abilitado ou o suporte foi descontinuado, tentei outras distribuições também... para poder ter um parametro, todos tiveram os mesmos problemas, instalam direitinho e depois não acha o HD Sata, com exeção de uma Ditribuição que usa kernel 2.6.18 que colocando o parametro
"all-generic-ide irqpoll" ela demora mas monta as partições e funiona... mas sem som e wireless...

se alguem souber de alguma forma de resolver isso, gostaria muito de usar o ubuntu aqui...

Obrigado!

Hun

Só pra ajudar a galera ai....

Tutorial p/ Dual Boot Ubuntu e Vista

http://parecedificil.blogspot.com/2008/01/ubuntu-em-acer-4520.html

tou seguindo, espero que de tudo certo

douglaspires

ola amigo estou com o mesmo problema seu, preciso instalar o WinXP e o ubuntu 7.10 em notebook aspire 4520, ainda nao testei mas diz que funciona vou testa-lo amanhã 14/03/08

Problema Boot - HDD Sata AHCI

Neste post vou me referir ao problema de boot que o ubuntu 7.10 vem apresentando com o Acer 4520 e alguns outros modelos com o chipset Nvidia. Vou tentar ser o mais claro possível, apesar de que não sou muito bom com explicações. Aparentemente surgiram várias soluções, mas nenhuma conseguiu automatizar o processo totalmente, de modo que para funcionar corretamente tem que ser manualmente.
Os novos modelos de computadores possuem HD's Sata com AHCI (Advanced Host Controller Interface), que é um suporte que a controladora Sata têm a funções avançadas, como por exemplo o Command Queuing, que é uma função da controladora de otimizar a leitura do disco rígido. Acontece que alguns sistemas não tem suporte a ele, inclusive o nosso conhecido Windows XP, e por íncrivel que pareça o Ubuntu é totalmente compatível. Então, em vez de os fabricantes colocarem nativamente o AHCI, e impossibilitar o uso de alguns sistemas, eles colocaram a opção na bios de utilizar o modo Sata AHCI ou emular o modo IDE. Com o modo IDE a maioria dos sistemas vão funcionar corretamente, inclusive o Windows XP, Ubuntu, Windows Vista, e eles vão reconhecer como um HD IDE normal. Já com o AHCI ativado, o XP não funcionará, mas o Vista e o Ubuntu sim.
Então, o primeiro passo é verificar que modo está ativado na BIOS. Dependendo do modo ativado passarei as soluções.

AHCI ativado:

Windows Vista - funcionará normalmente, se instalado já com esse modo.
Ubuntu 7.10 - instalará normalmente mas na hora do Boot terá problemas para iniciar.
Então os seguintes parâmetros devem ser adicionados a linha do kernel no arquivo do Grub.

1) Na primeira vez que entrar no GRUB selecione a opção do Ubuntu, e pressione E para editar, logo em seguida selecione a segunda linha, a que começa com kernel, e pressione E novamente, dê um espaço e adicione o parâmetro seguinte ao final da linha.

break=top

Logo em seguida, pressione B, para iniciar o Boot. Isso fará com que alguns segundos após o boot caia numa tela escrita "Busybox..." e uma linha assim.

[initramfs]_

Os seguintes comandos deve ser então digitados

modprobe sata_nv
modprobe ata_generic
exit

Os três comandos devem ser digitados em seguida, logo após teremos um boot normal, e o disco terá acesso na velocidade correta, e o AHCI estará ativado. O segundo comando, às vezes, não é necessário digitá-lo, mas para ter uma taxa de 100% de sucesso no boot, é bom sempre usá-lo para não ter erros. Para facilitar ainda, editem o arquivo do grub e adicionem o parâmetro, para não precisarem editar toda vez no boot. Esse modo já foi tentado ser automatizado com alguns scripts, e outros soluções, mas somente manualmente encontrou 100% de sucesso nos boots. Uma pena.

2) Edite o arquivo

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

3) Adicione o seguinte parâmetro (em vermelho) a linha do kernel ficando assim:

... ro quiet splash locale=pt_BR break=top

Salve e então pode reiniciar o computador.

Modo IDE ativado:

Windows Vista - instala e funciona normalmente neste modo
Ubuntu 7.10 - instala normalmente, mas na hora de inicializar tem problemas com o boot, o parâmetro seguinte deve ser adicionado a linha do kernel, editando o menu do GRUB, como no passo 1 para o modo ahci, no entanto o parâmetro que deve ser adicionado ao final da linha do kernel em vez de "break=top" será:

all_generic_ide

No entanto com esse modo, somente em modo IDE, não tem o AHCI e a taxa de leitura do disco é muito lenta, 4 a 5 vezes. Testem com o comando "sudo hdparm -t /dev/sda", o correto é em volta de 43 MB/s, nesse caso chega a 8 MB/s. Mude para o AHCI na BIOS, e siga a dica seguinte para melhor desempenho.

Modo IDE e querendo ativar o AHCI:

Muitos instalam os sistemas em Modo IDE e depois querem ativar o Modo AHCI para utilizar todas a potencialidades do computador. Já que tem a opção, porque não usá-la. Mas mudando na BIOS, de modo IDE para AHCI fará com que alguns sistemas não inicializem. Siga as dicas para seu sistema.
Windows XP - Não inicializa, algumas pessoas conseguiram anexar o driver ahci a instalação do XP, de modo que ele reconheça logo na instalação, instalando em IDE e depois mudando para AHCI, não vi relatos de algum sucesso.
Windows Vista - Antes de mudar para AHCI na BIOS, primeiro inicialize normalmente o computador e então edite o registro na seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci

Mude a chave "Start" para 0.

Estranho mudar pra zero para ativar, massss....
Reinicie o Computador e mude na BIOS para AHCI, ai seu sistema inicializará normalmente.
Ubuntu 7.10 - após mudar n BIOS para AHCI, siga a primeira dica de como se tivesse já instalado neste modo, e conseguirá sucesso.
Esperamos uma solução ainda nessa versão do ubuntu, já que a versão anterior a 7.04 e a 8.04 não tem problema nenhum com o Boot.
Bom, espero que tenham entendido...
Abraços