Controladoras RAID e MultiPartiçoes NTFS e Dual Boot

Iniciado por ShaRaPh, 16 de Fevereiro de 2008, 10:52

tópico anterior - próximo tópico

ShaRaPh

Ola meus novos amigos ::),

Depois de mais de 12 anos me dedicando a M$ resolvido finalmente saber o motivo pelo qual tanto elogiam e tantos odeiam os softwares GNU em especial os SO. Para tanto fiz uma mudança enorme e radical em minha vida, decidi instalar em minhas maquinas o Ubuntu, estou testando ele a mais de 2 semanas e estou completamente impressionado com as diferenças (para melhor) que o Linux pode me fornecer e mais ainda imperssionado com o excelente trabalho que esta comunidade tem dedicado a facilitar em muito a vida do usuário que como eu quer experimentar o outro lado da moeda e que consequentemente depois de conhecer tais recursos nao pensa em voltar.
Pois bem meu ambiente de testes eram Maquinas Virtuais e agora estou decididamente convencido de que para ter uma experiencia com 100% de aproveitamento preciso instala-lo em todas minhas maquinas.

Nao me leve a mal, gosto muito de falar de coisas que me imperssionam por isso o testamento acima, agora finalmente as dúvidas.

Minha maquina possui 3 partiçoes NTFS em dois HD SATA que estao trabalhando em Raid 0, atualmente esles possuem um Microsoft Windows XP® instalado, para facilitar a compreensao ai vai minhas particoes System (Onde esta o Windows®) com 19Gb, User (Para dados especificos dos usuários, aqui em casa sào dois eu e meu irmao) com 43,9Gb e Dados (que contem meus downloads de filmes, programas, series e tranqueras adversas) com 232 Gb.

Estarei fragmentando a maior partição e separando 25Gb para instalar o Ubuntu.

Baseado nestes conhecimentos tenho as seguintes dúvidas:

• Ao instalar o Ubuntu precisarei efetuar algum procedimento quanto a minha Controladora Raid? (Pergunto pq no Windows tenho o incoveniente procedimento de colocar e tirar disquetes com drivers da mesma)
  • É possivel depois de instalado o Ubuntu acessar as informaçoes das minhas outras partiçoes em NTFS a nível de leitura e escrita?
  • Andei pesquisando e me informaram que o aconselhavel é instalar o Ubuntu e depois o Windows para fazer dual boot, por mim nem iria ter Windows, mas infelizmente meu irmao ainda nao compartilha da mesma alegria de experiencia com Linux que eu, pelo menos por enquanto, é possivel eu nao ter de formatar meu micro para instalar o Ubuntu e de quebra també ter um Dual BOOT?

Estou ciente que a quantidade de texto é grande e compreendo se estiver sendo demasiadamente chato, mas julgo que ao aprender Linux posso contribuir em muito com o que mais me impressionou no Linux, a comunidade.

Desde já agradeço muitissimo pela paciencia e uma possivel resposta.

csat

Sem entrar no assunto de RAID que não conheço e nunca ter usado, precisaria de uma pesquisa sobre o assunto, posso te adiantar que o melhor é instalar o Windows e depois os Linux que você quiser pois, atualmente, o Linux nas versões mais recentes instalam o  master boot record até no Vista, além de lerem e gravarem em partições NTFS.

Creio que se você instalar o Linux e depois o Windows este último não vai reconhecer a partição Linux.

Eu sempre tenho o Windows no SDA1.  O Swap em SDA5.  E o primeiro Linux em SDA6 com o GRUB no HD0.  À medida que quero instalar outra distribuição Linux vou acrescentando SDA7, SDA8... até o disco dar e vou no /BOOT/GRUB/MENU.LST e insiro a nova versão do Linux.

Se for fazer isso no Windows talvez seja possível também mas eu não sei como fazer.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ShaRaPh

Citação de: csat online 16 de Fevereiro de 2008, 16:24
Sem entrar no assunto de RAID que não conheço e nunca ter usado, precisaria de uma pesquisa sobre o assunto, posso te adiantar que o melhor é instalar o Windows e depois os Linux que você quiser pois, atualmente, o Linux nas versões mais recentes instalam o  master boot record até no Vista, além de lerem e gravarem em partições NTFS.

Creio que se você instalar o Linux e depois o Windows este último não vai reconhecer a partição Linux.

Eu sempre tenho o Windows no SDA1.  O Swap em SDA5.  E o primeiro Linux em SDA6 com o GRUB no HD0.  À medida que quero instalar outra distribuição Linux vou acrescentando SDA7, SDA8... até o disco dar e vou no /BOOT/GRUB/MENU.LST e insiro a nova versão do Linux.

Se for fazer isso no Windows talvez seja possível também mas eu não sei como fazer.

Meu caro muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, fui na cara e a coragem em meu notebook que tinha Windows XP instalado e deu super certo, tiver problemas serios com a Placa de Wi-FI, mas já resolvi, possivelmente irei postar um tópico com meu problema e minha solução para o mesmo.

Agora em minha máquina infelizmente ainda não tive a chance de instalar o Ubuntu visto que o mesmo não reconhece meu RAID 0, trabalho aqui em casa com dois HD de 160 Samsung em RAID 0, e pelo visto o ubuntu não reconheceu meu arranjo RAID, gostaria entao de perguntar aos meus caros companheiros como posso fazer para que o Ubuntu reconheça minha controladora RAID para que ela informe ao mesmo as partiçoes que estão criadas nos HD's.

Certos de uma resposta estou no aguardo.

csat

Citação de: ShaRaPh online 17 de Fevereiro de 2008, 15:50

Agora em minha máquina infelizmente ainda não tive a chance de instalar o Ubuntu visto que o mesmo não reconhece meu RAID 0, trabalho aqui em casa com dois HD de 160 Samsung em RAID 0, e pelo visto o ubuntu não reconheceu meu arranjo RAID, gostaria entao de perguntar aos meus caros companheiros como posso fazer para que o Ubuntu reconheça minha controladora RAID para que ela informe ao mesmo as partiçoes que estão criadas nos HD's.

Certos de uma resposta estou no aguardo.

Espero que você não tenha dificuldades de ler em Ingles pois achei um tutorial sobre o assunto que você pode ler ao clicar =>aqui<=.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ShaRaPh

Ola meus caros,

Demorei um tempo para finalizar este post, mas quero so dar um desfecho a historia. Infelizmente nao consegui sucesso, e tive formatei minha maquina desmotei o RAID e instalei o Windows XP e depois consegui com sucesso instalar o Ubuntu, hoje estou usando com grande satisfaçao o Ubuntu 8.04. Agradeço aqueles que cooperaram, mas nao pensem que desisti, até hoje estou pesquisando numa forma de fazer o que perguntei. Pode demorar mais um dia vou aprender isso.  ::)