(RESOLVIDO) Formatar partição com o Gparted

Iniciado por Warlike Wolf, 06 de Fevereiro de 2008, 20:28

tópico anterior - próximo tópico

Warlike Wolf

Boa noite pessoal,
Gostaria de uma ajudinha aí.
O caso é o seguinte, tenho um HD secundário que está particionado em dois.
Um dessas partes eu queria formatar em ext3 para me servir de armazenamento Linux, ele está como fat32 pois usava para o meu windows.
Quando tento formatar tal partição o Gparted não me deixa fazê-lo, um cadeado está ao lado da repartição me impedindo tal ação.
Aguardo uma resposta,
Grato desde já.
"Change"

alessandro_ufms

Você precisa desmontar a partição primeiro. Desmonte assim:

sudo umount /dev/sda1

Substitua o sda1 pelo nome partição que quer desmotar.

Editado:
Vi aqui que o próprio GParted desmonta a partição, é só clicar com botão direito nele e "desmontar".

Warlike Wolf

Maravilha! Já fiz isso e formatei o mesmo em EXT3, porém acontece o seguinte.
Quando tenta colocar algo dentro do HD, criar pasta, qualquer coisa, ele diz que não tenho permissão, tentei logar como root, mas parece que não deu certo também, como que faço para eu ter essas permissões!? E toda vez que iniciar o Linux vou ter que montar o HD ???? Não posso colocar um link para acessá-lo na área de trabalho???
Valeu!

Edit: Resolvido galera! Abri a pasta pelo Nautilus ( fui no terminal e sudo nautilus ) e lá indo em Propriedades , consegui alterar as permissões do HD em questão!
Porém, ainda tenho que montar ele a cada inicialização do sistema, tem como isso mudar?
Obrigado denovo.
"Change"

VB5

Citação de: Warlike Wolf online 06 de Fevereiro de 2008, 21:08
Quando tenta colocar algo dentro do HD, criar pasta, qualquer coisa, ele diz que não tenho permissão, tentei logar como root, mas parece que não deu certo também, como que faço para eu ter essas permissões!?
Abra o terminal e digite

sudo nautilus

e você terá permissões de root na sessão que será aberta. navegue pelo nautilus até o seu HD e dê permissões a seu usuário para leitura e escrita.

E toda vez que iniciar o Linux vou ter que montar o HD ???? Não posso colocar um link para acessá-lo na área de trabalho???
Valeu!

Não, não vai. Dê uma pesquisada aqui que há muitos tópicos ensinando como montar automaticamente partições durante o boot ( aí o link vai aparecer sozinho no desktop).

Boa sorte!...  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Warlike Wolf

Bem, eu pesquisei no forum e pelo que tudo indica, eu devo alterar o arquivo fstab.
Encontrei ele no diretório /etc/stab e quando abri o seguinte me surgiu:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/hda2
UUID=31757e4c-2e82-455e-90db-f43df0e3f0a9 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/hda5
UUID=c9056bf6-4b1c-4b43-b5a6-266a721ba840 none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0

Até consegui entender um pouco, porém, eu devo adicionar aí o /dev/hdb1 que está formatado em ext3 porém, desconheço os dados restantes dele, eu tentei fazer o seguinte, copiar o hda2 que também está formatado em ext3 só alterando o nome dele para hdb1, assim:

#
# /dev/hda2
UUID=31757e4c-2e82-455e-90db-f43df0e3f0a9 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/hdb1

# /dev/hda5
UUID=c9056bf6-4b1c-4b43-b5a6-266a721ba840 none            swap    sw              0       0

Mas não deu certo, alguém poderia me dar uma mão nisso?
"Change"

VB5

É claro...  ;) primeiro ( no Terminal) rode o fdisk -l para obter  a lista das partições e seus dados. Depois, para criar o ponto de montagem da partição, dê o comando

sudo mkdir /media/<nome>

onde <nome> é o nome que você quer que a partição tenha no Ubuntu (por exemplo, SEGUNDO). Então edite o fstab acrescentando uma linha como:

/dev/hdb1       /media/SEGUNDO     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

se seu HD está formatado em NTFS, e usando os dados que obteve no fdisk. Salve o arquivo e feche o gedit para voltar ao Terminal.

Para terminar digite:

sudo mount -a

É só isso...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Warlike Wolf

Resolvido manow!!!!
Fiz todos os dados que você me passou e consegui realizar com hesito o processo!

Abri o terminal e digitei: sudo fdisk -l
Peguei os dados da partição que eu precisava inicializar automaticamente.

Segui o passo : sudo mkdir /media/dados
Lembrando que "dados" é o nome que eu quero que o HD se chame.

Após isso, pelo terminal abri o Nautilus (sudo nautilus) abri o fstab ( /etc/fstav ) e adicionei a linha em negrito abaixo:
#
# /dev/hda2
# /dev/hda5
/dev/hdb1       /media/dados     ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1

Lembrando que hdb1 é o nome do HD que eu consegui ao realizar o fdisk e /media/dados é o caminho da partição que eu dei no mkdir . ext3 é o tipo de formatação que eu fiz na partição em questão pelo gparted. O restante eu simplesmente copiei do meu HD principal que também está formatado em ext3.

Por fim executei o sudo mount -a
Neste passo o terminal pode acusar algum erro na edição do fstab, caso ele não acuse, tudo estará ok.

Reiniciado o sistema, o HD chamado dados apareceu no desktop!

Muito obrigado VB5!
Quebrou o maior galho!
Mais um tópico resolvido graças a equipe Ubuntu! hehe
"Change"