Pardus: uma boa surpresa!

Iniciado por Piras, 01 de Janeiro de 2008, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Citação de: norio online 13 de Janeiro de 2008, 22:23
Oi, Piras, lí o teu tópico e acabei baixando e instalando o Pardus. Fiquei com uma dúvida, o Pardus é derivado de qual distro? Andei procurando nos fóruns, no Google e não se acha praticamente nada de documentacão em portugues. Consegui instalar o driver da placa de vídeo através de um fórum em espanhol. e está com suporte para 3D. Vou te sugar um pouco. É possível rodar o Compiz-Fusion? Instalei tudo que é preciso, creio eu, e não roda nada. No menu do Pardus, em aplicacões (novos programas)  consta o Compiz-Fusion-icon e o Compiz-fusion start. Dou start e não acontece nada. No fusion-icon não consigo encontrar o CCMS.Tem alguma idéia do que possa estar errado? Fora isso, vc conhece algum forum, blogs, seja o que for, onde se possa encontrar dicas de configuracoes, instalacões de programas, e outras  dicas? Se o Pardus fosse com o Gnome, seria parecido com o Ubuntu. Estas duas distros são as que tem as melhores fontes (por padrão), realmente são muito bonitas.Digo isso, porque testei o Fedora8, Suse 10.3, LinuxMint, Sabayon.Abracos,

caro norio,

A respeito do compiz, cumpre dizer o seguinte:

(1) Não instalei o Compiz no meu próprio sistema, pois realmente não gosto muito dele.

(2) Mas sei que ela está perfeitamente disponível no Pardus. Prova disso:

http://www.youtube.com/watch?v=5Op46xROpgU&mode=related&search=

(3) Talvez o o seguinte tutorial possa ajudá-lo:

http://en.pardus-wiki.org/HOWTO:Compiz_Fusion

E os seguintes tópicos do Fórum Pardus (em Inglês):

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1354.0

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1072.0

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1227.0

(4) O Pardus dispõe de um fórum internacional com seções nos seguintes idiomas:
Inglês, Espanhol, Finlandês, Francês, Holandês, Polonês, Sueco e, logicamente, Turco. Infleizmente não há ainda seção em Português, o que dependerá da popularidade da distro em nosso país.

Há também o fórum da comunidade francesa (ou francophone, como eles preferem dizer): http://www.pardus-fr.org/forum/ Mas não chega ainda a ser muito movimentado.

(5) O Pardus é uma distribuição independente, ou seja, não é baseada em nenhuma outra distribuição preexistente. Embora o Gnome já esteja disponivel nos repositórios contrib, assim como o Xfce, é bom lembrar que, ao menos por enquanto, todas as ferramentas administrativas têm a sua interface gráfica desenhada em Qt. E quase todas elas são ativadas como módulos do KDE. Então, mesmo instalando o Gnome ou Xfce, será sempre prudente manter o KDE instalado.

(6) Sim, as fontes são realmente muito bonitas e a aparência toda do sistema me pareceu muito bem cuidada.

Piras

Citação de: rjbgbo online 14 de Janeiro de 2008, 13:10
Grd análise Piras, até vou pesquisar sobre o produto em si

Inclusive me chamou a atenção o seguinte:

Citar...Primeiro, porque enquanto o Paldo é ainda um projeto quase individual, com uma comunidade ainda em formação, a Pardus é desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisas da República Turca. Não se trata de um projeto comercial, mas institucional (científico e acadêmico), que tem o propósito de difundir e aperfeiçoar o software livre naquele país....

São fatores a mim fundamentais de serem observados, a solidez de quem está por trás de uma distro Linux.

Bem, como eu sou um brasileiro bem traumatizado, "a solidez de quem está por trás" nunca me deixa de preocupar também... Se for sólido demais eu fujo...

pinduvoz

Quem está por traz de qualquer distro Linux é a enorme comunidade de usuários e programadores que dedicam horas e horas para melhorar o sistema, sendo que muitos (a maioria) não recebem nada por isso.

Vejam o exemplo do GSPCA/SPCA (suporte a webcam), construído do zero por um médico (não um programador!!) que queria ver a webcam dele funcionando no Linux (quem quiser saber mais sobre o "médico" é só clicar aqui).

Vendo isso, acho que não importa ter (ou não ter) uma "empresa" ou uma "instituição acadêmica" como patrocinadora da distro que se quer usar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Evaristo

Citação de: pinduvoz online 14 de Janeiro de 2008, 22:15
Quem está por traz de qualquer distro Linux é a enorme comunidade de usuários e programadores que dedicam horas e horas para melhorar o sistema, sendo que muitos (a maioria) não recebem nada por isso.

Vejam o exemplo do GSPCA/SPCA (suporte a webcam), construído do zero por um médico (não um programador!!) que queria ver a webcam dele funcionando no Linux (quem quiser saber mais sobre o "médico": http://www.theinquirer.net/en/inquirer/news/2007/04/30/one-man-writes-linux-drivers-for-235-usb-webcams).

Vendo isso, acho que não importa ter (ou não ter) uma "empresa" ou uma "instituição acadêmica" como patrocinadora da distro que se quer usar.

pinduvoz, acho que isso só reforça a qualidade do produto. O próprio forum é um exemplo disso: as pessoas se ajudam, valorizando mais ainda o linux.

Abs.

Piras

Citação de: pinduvoz online 14 de Janeiro de 2008, 22:15

Vejam o exemplo do GSPCA/SPCA (suporte a webcam), construído do zero por um médico (não um programador!!) que queria ver a webcam dele funcionando no Linux (quem quiser saber mais sobre o "médico" é só clicar aqui).

Até mesmo porque há comunidades e comunidades, empresas e empresas. A Cannonical é uma empresa bem capitalizada, mas constrói o seu sistema a partir do trabalho criado pela comunidade mais sólida do mundo Linux, o Debian. Contudo, nem toda a qualidade do Debian foi suficiente para salvar a Libranet, uma excelente distro criada por uma "empresa" canadense. Quando morreu o sócio majoritária da dita cuja, acabou a empresa, acabou a distro. E os usuários de anos ficaram a ver navios, é claro...

A MEPIS é também uma empresa, mas como ela não está lá muito bem das pernas, o seu criador, Warren Woodford, tratou de recorrer a sua grande comunidade de usuários (os "Mepis Lovers") para apoiar o desenvolvimento da última versão. Aliás, o motivo pelo qual foram criadas Fedora (pela RedHat) e openSuse (pela Novell/Suse) foi este mesmo: mobilizar uma comunidade em torno do projeto. Sem comunidade forte não há projeto forte.

norio

Citação de: Piras online 14 de Janeiro de 2008, 21:28
Citação de: norio online 13 de Janeiro de 2008, 22:23
Oi, Piras, lí o teu tópico e acabei baixando e instalando o Pardus. Fiquei com uma dúvida, o Pardus é derivado de qual distro? Andei procurando nos fóruns, no Google e não se acha praticamente nada de documentacão em portugues. Consegui instalar o driver da placa de vídeo através de um fórum em espanhol. e está com suporte para 3D. Vou te sugar um pouco. É possível rodar o Compiz-Fusion? Instalei tudo que é preciso, creio eu, e não roda nada. No menu do Pardus, em aplicacões (novos programas)  consta o Compiz-Fusion-icon e o Compiz-fusion start. Dou start e não acontece nada. No fusion-icon não consigo encontrar o CCMS.Tem alguma idéia do que possa estar errado? Fora isso, vc conhece algum forum, blogs, seja o que for, onde se possa encontrar dicas de configuracoes, instalacões de programas, e outras  dicas? Se o Pardus fosse com o Gnome, seria parecido com o Ubuntu. Estas duas distros são as que tem as melhores fontes (por padrão), realmente são muito bonitas.Digo isso, porque testei o Fedora8, Suse 10.3, LinuxMint, Sabayon.Abracos,

caro norio,

A respeito do compiz, cumpre dizer o seguinte:

(1) Não instalei o Compiz no meu próprio sistema, pois realmente não gosto muito dele.

(2) Mas sei que ela está perfeitamente disponível no Pardus. Prova disso:

http://www.youtube.com/watch?v=5Op46xROpgU&mode=related&search=

(3) Talvez o o seguinte tutorial possa ajudá-lo:

http://en.pardus-wiki.org/HOWTO:Compiz_Fusion

E os seguintes tópicos do Fórum Pardus (em Inglês):

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1354.0

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1072.0

http://worldforum.pardus-linux.nl/index.php?topic=1227.0

(4) O Pardus dispõe de um fórum internacional com seções nos seguintes idiomas:
Inglês, Espanhol, Finlandês, Francês, Holandês, Polonês, Sueco e, logicamente, Turco. Infleizmente não há ainda seção em Português, o que dependerá da popularidade da distro em nosso país.

Há também o fórum da comunidade francesa (ou francophone, como eles preferem dizer): http://www.pardus-fr.org/forum/ Mas não chega ainda a ser muito movimentado.

(5) O Pardus é uma distribuição independente, ou seja, não é baseada em nenhuma outra distribuição preexistente. Embora o Gnome já esteja disponivel nos repositórios contrib, assim como o Xfce, é bom lembrar que, ao menos por enquanto, todas as ferramentas administrativas têm a sua interface gráfica desenhada em Qt. E quase todas elas são ativadas como módulos do KDE. Então, mesmo instalando o Gnome ou Xfce, será sempre prudente manter o KDE instalado.

(6) Sim, as fontes são realmente muito bonitas e a aparência toda do sistema me pareceu muito bem cuidada.

Obrigado pelas informacoes. Continue sempre dando novas dicas, pois elas são muito valiosas para todos os usuários Linux, principalmente aos iniciantes. Apesar de estarmos na comunidade Ubuntu, não vejo nada de errado em comentarmos sobre outras distros. Pois é testanto e testando que se aprende. Da mesma forma que me identifiquei muito com o Ubuntu, pois até agora foi a única distro que consegui deixar como eu quero. Consegui instalar todos os programas equivalentes que usava no Windows, sem deixar nada a dever. Coisa que não consegui com outras distros. Isso se deve muito   a troca de informacoes. E, realmente, esta comunicade Ubuntu é a melhor que vi até agora. Voltando ao assunto do Pardus, me simpatizei muito com esta distro. Realmente é uma distro bem rápida e estável. A estabilidade dá para se sentir desde o inicio. Vou tentar ir ao fundo e deixá-lo como o Ubuntu. Mais uma vez, obrigado.

dhiegospector3k

depois de ler esse topico
estou convicto que instalarei essa distro aqui p/ fazer um teste

estou no momento usando a mandriva 2008 c/ KDE
e o gerenciador de pacotes rpm e urpm são de doer..
complicado e dificil de se operar  :-[

essas distros que são de modo academicas estão de parabéns!

[];S

Dhiego,
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

rjbgbo

Meu relato sobre o liveCD

Sempre prefiro testar pelo liveCD uma distro, e gostei muito do que vi.

Ñ tive problema em configurar minha conta de IP fixo, na apresentação o Pardus nos dá a opção p/ isso.

Papel parede muito legal c/ o Pardus  :)

Sim é o KDE, 1 ano de Ubuntu, real/ a melhor distro me fizeram acostumar e muito ao Gnome. Ms gosto do KDE, da praticidade de seus programas, tipo nem se compara na minha opinião o Kookar X Sane (programas p/ digitalização de imagem e OCR), o kookar é mais objetivo na configuração.

É claro que o visual maior e mais arrumado do Gnome o ajuda demais, mas acho que é também porque preciso aprender a configurar fontes maiores no KDE.

Comparando c/ o Mandriva/KDE, outra distro que aprecio; o Pardus encontrou pelo liveCD minha webcam LG lic-300 e meu scanner Canon Lide 20, assim como no Ubuntuzão  :D Testei esses periféricos pelo liveCD, mesmo c/ positividade. O liveCD do Mandriva2008 ñ reconhece ambos, e como pude provar também na instalação uma vez do Mandriva2008 e scanner ñ passou.

também testei c/ sucesso a minha webcam via o excelente kopete

Ñ testei durante tanto tempo, e ñ vi a detcção de minha impressora HP deskjet3420. Ubuntu também pega pelo liveCD.

Minha problemática ATI x300 também passou c/ folgas, mas o compiz ñ vem no liveCD. O Mandriva pelo menos bota o matisse.

O tal centro de controle Tasma, fica bem atrás do Mandriva, mas gostei por exemplo da configuração do firewall, total/ gráfica na distro e c/ possibilidade do usuário configurar o fechamento de outra portas além das oferecidas. Coisa que nem o Ubuntu a 8.04 ainda deve ter, um firewall gráfico dentro do SO. Será via terminal  :(

Notei que o gerenciador de instalação de programa PISI ñ entrou, certa/ por ser liveCD.

Sim tem o português brasileiro em todos os programas, Firefox, OpenOffice etc

também o Pardus reconheceu todas as minhas partições de disco, CD... Abri minha partição de dados (NTFS) numa boa e acessei meus arquivos lá. O Kafeine entreou direto imagem, mas o som...

Ai foi a única coisa que acusou erro no liveCD, o som teve mas que ñ tinha drive p/ meu som on-board SIS 965 (alsa), dei uma checada no fórum deles, que ñ tem parte em português e vi algo sob só depois de ter instalado o sistema no PC. Certa/ naquela atualização de praxe, comum das distros GNU/Linux.

Então ratifico as palavras do Piras sobre essa distro: Pardus.

Junto c/ o Mandriva foram as KDE que mais me impresionaram. Agora resta ver onde pode real/ ir esse projeto do governo Turco, pois a Mandriva é empresa. Até tem sim a minha torcida esse projeto.

Mas ñ gostei da opção do liveCd ñ dar opção de instalação.

O dia que resolver instalar numa partição do meu HD uma distro que tenha por padrão o KDE a Pardus, está no paréo c/ a Mandriva.

Vou ficar acompanhando c/ carinho o que se ocorre nessa distro.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

samuelbh

Hoje dei uma olhada mais cuidadosa nas screenshots do Pardus. Irei testar este fim-de-semana.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

samuelbh

Citação de: samuelbh online 08 de Fevereiro de 2008, 10:34
Hoje dei uma olhada mais cuidadosa nas screenshots do Pardus. Irei testar este fim-de-semana.

Muito bem, citei a distribuição Pardus este fim-de-semana no meu PC (para servir de parâmetro para quem tem hardware antigo).

Baixei a ISO da versão instalável, gostei muito do instalador, relamente muito fácil e prático (além de bonito). Bem, mas na minha opinião, as qualidades param por aí.

A instalação demorou mais de uma hora no meu PC. Uma das mais lentas que já vi.

Depois de iniciada, tive que instalar o driver da minha nvidia. Achei o gerenciador de pacotes da distro muito pesado e lento, além de que o repositório indicado pelo Piras também muito lento.

Além disso, achei a distro completamente pesada, mesmo usando o KDE 3.5.8. Isso tornou muito desagradável seu uso.

Resumindo, na minha opinião e para quem tem hardware antigo, não recomendo essa distro. Nesse caso, as que melhor se adaptaram para mim foram o PCLinuxOS e o BIG Linux, que além de rápidas são também muito leves. Até o Ubuntu rodou leve em comparação com essa distro.

PS: Lembrando que minha opinião diz respeito ao meu Hardware, que é antigo. A distro parece ser realmente boa para quem tem um bom Hardware.

Piras

Só reforçando o que foi dito, não se trata mesmo de distro adequada para computadores mais antigos, Tanto assim, que os pacotes são compilados para a arquitetura i686, tal como acontece com a Arch Linux.

*-*-*-*-*

Caro samuel,

Já que sua máquina é antiga, você não poderia testar a AntiX para nós? Fiquei muito curioso a respeito desta distro baseada na MEPIS - que é uma excelente derivada do Debian -, mas otimizada para computadores mais antigos. Infelizmente, como o meu computador é bem recente, eu não teria como avaliar em que medida a AntiX poderia ser adequada a máquinas mais antigas, o seu foco.

rjbgbo

Estava na espera de sua análise samuelbh.
Como disse venho procurando material sobre essa distro, mas ainda tá muito escasso, principal/ em português.
Tomará que posssamos ter mais análises nesse tópico.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

samuelbh

Citação de: Piras online 12 de Fevereiro de 2008, 12:43
Só reforçando o que foi dito, não se trata mesmo de distro adequada para computadores mais antigos, Tanto assim, que os pacotes são compilados para a arquitetura i686, tal como acontece com a Arch Linux.

*-*-*-*-*

Caro samuel,

Já que sua máquina é antiga, você não poderia testar a AntiX para nós? Fiquei muito curioso a respeito desta distro baseada na MEPIS - que é uma excelente derivada do Debian -, mas otimizada para computadores mais antigos. Infelizmente, como o meu computador é bem recente, eu não teria como avaliar em que medida a AntiX poderia ser adequada a máquinas mais antigas, o seu foco.

Piras,
Me passa o link dela. Quais seus atrativos?

Piras

Aqui está a sua "página" na Internet. É modesta porque, de certo modo, a verdadeira página da Antix é mesmo o site MEPIS:

http://antix.mepis.org/index.php/Main_Page

E aqui, uma resenha sobre a distro:

http://www.linux.com/feature/115203

Não sei se você está familiarizado com a MEPIS, base da AntiX, mas eu a usei bastante antes de passar para o Ubuntu. Sempre foi uma distro muito popular, pois é uma excelente variante do Debian. O seu desenvolvedor, o Warren Woodford, faz adaptações ao kernel Debian que o tornam sensivelmente melhor em termos de desempenho e e detecção de hardware. Seu centro de controle é modesto (não se compara, é claro, a YAST, Centro de Controle Mandriva, etc.), mas facilita bastante a vida do usuário. E o processo de instalação é um dos mais simples e rápidos que existem. Todos os codecs e plugins necessários ao uso desktop são instalados por padrão, além de alguns programas proprietáros mais populares, como o Skype. E há muito cuidado com a aparência do sistema. Por fim, a MEPIS foi sempre um modelo de estabilidade, pois seus ciclos de desenvolvimento são longos e cuidadosos.

No caso da AntiX, o que a comunidade MEPIS fez foi adpatar o sistema para computadores antigos (o kernel MEPIS original é para a arquitetura i586), adotando um kernel modificado e aplicativos mais leves, mas conservando as características básicas do MEPIS.

Algumas imagens de tela:

http://s9.photobucket.com/albums/a72/anticapitalista/?albumview=slideshow

samuelbh

Citação de: Piras online 14 de Fevereiro de 2008, 11:34
Aqui está a sua "página" na Internet. É modesta porque, de certo modo, a verdadeira página da Antix é mesmo o site MEPIS:

http://antix.mepis.org/index.php/Main_Page

E aqui, uma resenha sobre a distro:

http://www.linux.com/feature/115203

Não sei se você está familiarizado com a MEPIS, base da AntiX, mas eu a usei bastante antes de passar para o Ubuntu. Sempre foi uma distro muito popular, pois é uma excelente variante do Debian. O seu desenvolvedor, o Warren Woodford, faz adaptações ao kernel Debian que o tornam sensivelmente melhor em termos de desempenho e e detecção de hardware. Seu centro de controle é modesto (não se compara, é claro, a YAST, Centro de Controle Mandriva, etc.), mas facilita bastante a vida do usuário. E o processo de instalação é um dos mais simples e rápidos que existem. Todos os codecs e plugins necessários ao uso desktop são instalados por padrão, além de alguns programas proprietáros mais populares, como o Skype. E há muito cuidado com a aparência do sistema. Por fim, a MEPIS foi sempre um modelo de estabilidade, pois seus ciclos de desenvolvimento são longos e cuidadosos.

No caso da AntiX, o que a comunidade MEPIS fez foi adpatar o sistema para computadores antigos (o kernel MEPIS original é para a arquitetura i586), adotando um kernel modificado e aplicativos mais leves, mas conservando as características básicas do MEPIS.

Algumas imagens de tela:

http://s9.photobucket.com/albums/a72/anticapitalista/?albumview=slideshow

Piras,
Vi as últimas screenshots do sistema e fiquei curioso em testar.
Lá vou eu gastar mais uma mídia com distro...rsrs (já estou com um tubo cheio).