Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Pessoal, hoje recebi uma notícia muito boa!

Lembram do P4 do último vídeo no Youtube? 

O que vai ser usado em um projeto de inclusão digital?

Então, a diretora reponsável ligou pro meu amigo perguntando o que foi que nós fizemos com o P4!!!!  ;D ;D ;D

Ela gostou tanto que agora já mandou um PIII!!!!

;D

Eu bem que falei para o meu amigo fazer um remaster do sistema!

Logo-logo eu coloco outro vídeo com o PIII!   

E se tudo der certo ainda coloco até o final do mês outro vídeo de algo mais, eu poderia dizer, potente que esses P4 ou PIII!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

hiltongil

Citação de: galactus online 07 de Abril de 2011, 18:13
Pessoal, hoje recebi uma notícia muito boa!

Lembram do P4 do último vídeo no Youtube? 

O que vai ser usado em um projeto de inclusão digital?

Então, a diretora reponsável ligou pro meu amigo perguntando o que foi que nós fizemos com o P4!!!!  ;D ;D ;D

Ela gostou tanto que agora já mandou um PIII!!!!

;D

Eu bem que falei para o meu amigo fazer um remaster do sistema!

Logo-logo eu coloco outro vídeo com o PIII!   

E se tudo der certo ainda coloco até o final do mês outro vídeo de algo mais, eu poderia dizer, potente que esses P4 ou PIII!

Em tempo.. Vi o seu vídeo do P4  :o Cara quando vai sair um tuto ensinando a receita do bolo? O celeron que minha namorada usa na loja dela tá esperando!  ;D Atualmente com Lubuntu ele até tá indo isso que já empreguei as dicas do JFS tunado e tal, mas compilação de kernel ainda não rola. Mas quem sabe com uma ajudinha não transformo ele em um Celeron by Galactus.

vampire_thunder

Galactus, uma dúvida. Quando você preparou o kernel para o Pentium 4, você compilou no próprio ou usou o i7 e depois instalou o deb nele?

Você disse também que marcou o hardware como driver e não como módulo. Poderia dar mais detalhes? Quais seriam esses hardwares e como marcá-los no config?

galactus

Citação de: vampire_thunder online 08 de Abril de 2011, 16:31
Galactus, uma dúvida. Quando você preparou o kernel para o Pentium 4, você compilou no próprio ou usou o i7 e depois instalou o deb nele?

Você disse também que marcou o hardware como driver e não como módulo. Poderia dar mais detalhes? Quais seriam esses hardwares e como marcá-los no config?

Não deu para compilar no i7 vampire, ele é 64 bits enquanto esse velho P4 é 32bits! Então usei o P4 mesmo, deixei ele compilando durante a tarde e saí!  Não sei quanto tempo levou, mas posso dizer que dava pra ler direitinho os comandos e opções da compilação na tela durante o processo!

Já quanto ao hardware eu só verifiquei o hardware da máquina (com o lspci e o lshw) e depois percorri o menuconfig marcando os drivers encontrados para o hardware em questão dentro do kernel!  O que era supérfulo eu removi da compilação, não entrou nem como módulo! Eu tinha um Ubuntu 10.04 32bits com Gnome + Openbox consumindo 90MB após o Boot!  Eu prefiro usar o Menuconfig, sei que muitos acham ele confuso, mas eu acabo me confundindo com os outros! Prefiro a organização do Menuconfig!

Exemplo: A placa de vídeo Onboard da placa mãe Fujitsu era Matrox!  No Menuconfig, na parte dos drivers de vídeo, desmarquei tudo o que não interessava, como ATI, Nvidia, Intel e por aí vai. Lá eu vi que existia o Driver Matrox, inclusive com opção de aceleração! Marquei o driver e a opção de aceleração para serem compiladas dentro do kernel!  Longe de querer estar ensinando o Padre Nosso ao vigário viu vampire! Mas você pediu detalhes....

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

vampire_thunder

Também sem querer ensinar o padre a rezar missa, se você tiver um sistema 32 bits instalado no seu i7, dá para compilar o kernel em 32 bits. É assim que eu compilo o do Lineduc. No caso eu não tenho nem o sistema instalado. Uso debootstrap+chroot.

Eu realmente queria que você narrasse como foi porque pretendo começar minha aventura no K6. O grande desafio será instalar o Lubuntu nele primeiro, para depois fazer a compilação. Imagino quantas horas ele irá trabalhar.

Alyscom

Olá pessoal
Preciso de uma ajudinha aqui!!
Estou com um net Asus Eee pc 4gb, celeron m 900MHz com 512mb de ram de um amigo meu aqui
Bom... Oque esta acontecendo é que não estou conseguindo achar uma configuração decente para ele, tentei vasculhar este tópico aqui atrás de patch's milagrosos e configurações surpreendentes mas o tópico esta tão fragmentado q eu acabei é não conseguindo decifrar qual a melhor opção/configuração! :/

Me aventurei um pouco, fazendo alguns testes, mas não gostei de nenhum! Sei lá, continuou lento igual a antes(ta cruel o negocio aqui)! :/
Citação de: Antes
_
Citação de: Depois
_

Galactus, pelo visto você é o mais ativo aqui, poderia me ajudar/dar uma dica?

Vou compilar nesta maquina aqui:
I5 650 @ 3.20GHz
GTS 450
2gb ram

e depois passar para o netbook! :)

Qualquer sugestão tá valendo(até mudar de distro se for preciso)! :D ;)

Abraços ae
O álcool é o photoshop da vida real

platao

Ola Alyscom, por gentileza edite as imagens que estao irregulares, maiores que 40k. Se possivel limpe a sua caixa de entrada que deve estar cheia, nao estou conseguindo enviar MP. Nao tenho te visto por aqui ultimamente, esta tudo bem por ai?

Abraço

Platao
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Alyscom

Opá, arrumei ali! ;)

Eai platao, tudo bem cara? Quanto tempo!
Então... Eu to bem, porém ando sem tempo para nada! Trabalhar e fazer facul/ mata a gente, saio as 7 de casa e só volto 23:30!! :/
Vida cruel!  :D haha

Abração ae  :D

Gunss

@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.

Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.

Stivekx

To usando o .38 generic do repositorio do natty, ele é muuuito mais rápido que o .32
Gostei bastante dele e olha que eu senti a velocidade sem ter o driver de video instalado ainda (não to conseguindo instalar o driver da ATI ;s)

Alyscom

Citação de: Gunss online 09 de Abril de 2011, 15:00
@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.

Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.
Oi Gunss, o net etm apenas 4gb de HD, sera que não tem problema em fazer isso? Digo, usar o sistema de arquivos jfs?

Olha só, ao invés de instalar o Openbox, pcmanfm e etc(ficar mexendo noque eu não sei...). Eu vou instalar uma distro com tudo isso já pronto, MadBox, conhece? Pelo que vi é mais leve que o Lubuntu! :)

Eu tenho algumas dicas que o Galactus me passou um tempo atras por mp sobre algumas configurações, porem eu estou perdido é na configuração do kernel! :S
Esses patch's que vocês estão usando(BFS, CFQ, JFS, etc.) Já não esta incluido no kernel Omnislash? ???
Poderiam me passar esses patch's? Procurei pelo sistema de busca do google e do fórum e não consegui encontrar nada! só o ureadahead, mas esse eu já possuo e tenho instalado aqui! :)

Stivekx

Só uma dúvida, eu ouvi dizer pra você alterar os monitores sem reiniciar o Xorg era só aplicar um patch (VGA switcheroo).
Aqui eu quero ligar o note na TV pelo HDMI, eu tenho que apertar ctrl + alt + f1 - f7, dai ele ativa a TV, se não funciona.
Isso é um problema com o kernel ou com o Xorg?
Onde eu acho esse patch (google não me ajudou muito :s)

platao

Citação de: Alyscom online 09 de Abril de 2011, 13:53
Opá, arrumei ali! ;)

Eai platao, tudo bem cara? Quanto tempo!
Então... Eu to bem, porém ando sem tempo para nada! Trabalhar e fazer facul/ mata a gente, saio as 7 de casa e só volto 23:30!! :/
Vida cruel!  :D haha

Abração ae  :D

é eheheh eu sei como é.....tbm nao tenho tempo pra nada....vai se acostumando com a correria :D
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

vampire_thunder

Citação de: Stivekx online 09 de Abril de 2011, 15:30
Só uma dúvida, eu ouvi dizer pra você alterar os monitores sem reiniciar o Xorg era só aplicar um patch (VGA switcheroo).
Aqui eu quero ligar o note na TV pelo HDMI, eu tenho que apertar ctrl + alt + f1 - f7, dai ele ativa a TV, se não funciona.
Isso é um problema com o kernel ou com o Xorg?
Onde eu acho esse patch (google não me ajudou muito :s)

O vga_switcheero já vem no kernel.
Mais detalhes e o script que você procura aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74352.msg419027.html#msg419027

Pelo visto eu não fui o único a não conseguir instalar o driver da ATI no kernel .38. E olha que baixei direto do site da AMD, já com suporte ao natty.

Stivekx

Vampire
Valeu pelo link.

Eu achei um patch pra instalação do driver de video no 2.6.38, veja: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1672882
Tenta ai você.
Eu tentei reinstalar o fglrx e agora não consigo instalar mais :p