Testei a Mandriva 2008.0

Iniciado por STIG, 20 de Novembro de 2007, 10:43

tópico anterior - próximo tópico

STIG

Aqui em casa sempre usei kde e no meu laptop o ubuntu.
Nunca fui muito com o kde do kubuntu e por isso usei a opensuse que tem um excelente kde e é uma distro muito bem acabada e com um aspecto muito profissional.
Esperei muito pela 10.3 que prometia grandes melhorias especialmente no gerenciamento de pacotes, e se é verdade que melhorou bastante, ainda continua lento, lento, lento e esta com esta versão tenho problemas de estabilidade pois está sempre a encravar.
Pois estava na altura de mudar de distro.
Experimentei de novo o kubuntu, e apesar de grandes melhorias continua o parente pobre do ubuntu, além de ter tido alguns problemas.
Resolvi experimentar o kde do fedora e ainda é pior que o kubuntu (fedora=gnome).
Lembrei-me do PclinuxOS, afinal de contas está em primeiro lugar na distrowatch.
Realmente o PClinuxOS é bem leve (bem mais leve que o fedora ou ubuntu), e tem praticamente todos os codecs. Fiz a actualização do sistema (mais 200mb!!) e quando fiz o reniciar...pumba! entrei no modo texto. Não inicia o modo grafico! Poderia ter tentado encontar  a solução mas nem tentei. Um colega meu entretanto chega a casa com o cd do mandriva one 2008.
Não tive uma boa experiencia com o mandriva 2007 ao ponto de nunca querer saber mais dessa distro. tive problemas em instalar os drivers ati, e quando os instalei deu pau quando activei efeitos graficos, o google earth encravava, etc

Bem devo dizer que estou a escrever do mandriva 2008 e estou encantado com o sistema.
O cd one já trás software proprietario (flash,java,, os drivers ATI) e todos os codecs ( menos o w32codecs).Nos repositorios já temos por exemplo o amarok2!
Este Mandriva continua leve, o firefox abre que nem uma bala assim como o openoffice.
Continua bonito, estável e com um excelente centro de controlo que faz com que ainda não precisei usar a consola.
Aqui em casa, já ninguém me deixar tirar o mandriva.
Sinceramente não entendo a posição do mandriva na distrowatch.
O PclinuxOS é uma cópia do antigo mandriva e o apt nem sequer é uma vantagem. O apt é muito bom com deb, com rpm passa a banal.
O mandriva é para mim a melhor distro com kde. Vale a pena fazerem um teste!
Lembrem-se que a versão free com dvd não trás nenhum software proprietario.

Ah! e ainda temos além do compiz, o metisse que faz uns efeitos bem espectaculares

EDIT: antes que venham os fanboys do costume, quando aqui se elogia outra distro,devo dizer que continuo a usar o ubuntu no meu laptop

boi

Na minha opinião, o PCLinuxOS é melhor do que o Mandriva. Apesar de ser baseado no Mandriva, o PCLOS tem várias melhorias, como a adoção do gerenciador de pacotes apt no lugar do ridículo urpmi do Mandriva. Não sei como alguém acostumado com o apt consegue se adaptar ao urpmi. E pior, não sei como a Mandriva não adorou o apt, que foi adaptado para o rpm pela Conectiva, preferindo manter o tosquíssimo urpmi do Mandrake.

Piras

Apesar da má experiência do STIG, estou inclinado a concordar com o boi. O PCLinuxOS nunca sofreu da quantidade de bugs da qual se ressente toda nova versão da Mandriva. Eu sei que este problema de controle de qualidade tem melhorado bastante desde o Mandriva Spring, mas neste aspecto o PCLinuxOS continua claramente superior. E o seu Live CD sempre teve um excelente reconhecimento de hardware. Tanto assim que relatos como esses do STIG são muitos raros.

No entanto, concordo também que a Mandriva sempre teve excelentes qualidades, a começar pelo seu instalador e pelo seu Centro de Controle, para mim, melhor ainda que o Yast da Suse.

*_*_*_*_*_*_*

Há também duas outras excelentes distribuições com foco preferencial no KDE: Sabayon e Pardus. Esta última eu testei e gostei muito. Só não fiquei por ali por mais algum tempo porque sou gnomaníaco assumido e naquela altura não estava disponível um Gnome completo, só alguns aplicativos em GTK2. Mas é uma distribuição de excelentes qualidades: leve, ágil e fácil de usar. E com suporte para o Português desde a instalação!

STIG

Eu instalei os pacotes de modo grafico e não vi qualquer vantagem do synaptic (Pclinuxos).
Em modo texto ainda não trabalhei de modo que não posso opinar.
Não vejo nenhuma vantgem do pclinuxos sobre o mandriva 2008, pelo contrario, a minha placa ATI e os efeitos graficos foram activados automaticamente no mandriva algo que não acontece no pclinuxos, além trás os programas mais actualizados como por exemplo o amarok2.
Problemas com o mandriva também eu os tive no passado, mas esta versão 2008 está mesmo muito boa.

Eunir Augusto

Citação de: STIG online 21 de Novembro de 2007, 13:17
Problemas com o mandriva também eu os tive no passado, mas esta versão 2008 está mesmo muito boa.

Estou testando nesse momento o Mandriva One 2008 com Gnome. Tenho raiva do antigo Mandrake, mas devo admitir que o Mandriva 2008 tá show. O problema é só um: falta de filosofia. No Ubuntu há a filosofia de cooperação, no Fedora de liberdade, e do Mandriva?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

Citação de: Eunir Augusto online 21 de Novembro de 2007, 13:30
Citação de: STIG online 21 de Novembro de 2007, 13:17

Estou testando nesse momento o Mandriva One 2008 com Gnome. Tenho raiva do antigo Mandrake, mas devo admitir que o Mandriva 2008 tá show. O problema é só um: falta de filosofia. No Ubuntu há a filosofia de cooperação, no Fedora de liberdade, e do Mandriva?

[ ]s

Seja mais indiscreto, vai Eunir! Conta mais sobre o seu "relacionamento" com a Mandriva: o pessoal aqui gosta de fofoca...

Como ela faz aquilo. E aquilo: ela faz também? Conta mais, vai! Conta!

isdiru

Boas,parece que nem tudo são flores nas outras distros,sobre o Fedora 8

http://info.abril.uol.com.br/blog/luizcruz/index.shtml

Eunir Augusto

Citação de: Piras online 22 de Novembro de 2007, 22:32

Seja mais indiscreto, vai Eunir! Conta mais sobre o seu "relacionamento" com a Mandriva: o pessoal aqui gosta de fofoca...

eu usei o primeiro Mandrake, que veio em um Cd junto com a revista PcMaster... tinha tbm a revista CdRom, que ao inves de focar em linux tinha um monte de inutilitarios para o Win 95 OSR2, o primeiro SO da MS que veio o IE embutido no sistema, no auge da guerra contra a Netscape. Os tecnicos chamavam de Win 97 aqui em minas

eu fiquei órfão da Conectiva, e o Mandrake era um lixo em 1997, 1998, nem lembro mais

comecei com ela e passei todas as raivas do mundo  :P

afastei do linux por causa dela, por um tempo. voltei no RL, qdo ainda era free  ;)

abraços, Piras
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

Citação de: Eunir Augusto online 23 de Novembro de 2007, 00:00
Citação de: Piras online 22 de Novembro de 2007, 22:32

eu usei o primeiro Mandrake, que veio em um Cd junto com a revista PcMaster... tinha tbm a revista CdRom, que ao inves de focar em linux tinha um monte de inutilitarios para o Win 95 OSR2, o primeiro SO da MS que veio o IE embutido no sistema, no auge da guerra contra a Netscape. Os tecnicos chamavam de Win 97 aqui em minas

eu fiquei órfão da Conectiva, e o Mandrake era um lixo em 1997, 1998, nem lembro mais

comecei com ela e passei todas as raivas do mundo  :P

afastei do linux por causa dela, por um tempo. voltei no RL, qdo ainda era free  ;)

abraços, Piras

Obrigado, Eunir!

Depois, relate por favor suas impressões desta última versão. E já coloco uma questão para você? O sistema veio menos bugado que nas versões anteriores? É fácil ter um suporte multimídia aceitável? E os repositórios são ricos?

Chucknoris

A primeira distro por qual me apaixonei foi o conectiva, o mandriva foi um casamento meio estranho para mim, dai conheci o ubuntu, mas tambem fiquei curioso por saber como anda o mandriva!!!

Realmente a falta de filosofia é estranho quando se trata de SO alternativo, porem o mandriva não é tão free assim, e isso é que não me atrai ...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

rjbgbo

CitarNa minha opinião, o PCLinuxOS é melhor do que o Mandriva.

Amigo, boi, sou apenas um mero usuário de Linux a 1 ano, mas ñ concordo c/ essa afirmação.
Inclusive nem vou explicar o porque, p/ ñ ser mal interpretado.

Qto a Mandriva 2008, das distros que simpatizo - Ubuntu, Fedora, OpenSuse e Mandriva, além das distros acadêmicas - testei todos os liveCDs e depois da Ubuntu, foi a Mandriva KDE que mais me simpatizou.

Digo KDE, porque quero ter também uma distro de base do KDE, como tenho no Ubuntu Gnome. E pleo que venho lendo e observando a minha escolha tá pasando e muito pela Mandriva.

Inclusve dei uma rápida instalada na Mandriva KDE e vi coisas que ñ tem na instalação do Ubuntu, como o reconhecimento da partição /home. Foi a que mais gostei do modo de configurar a minha conexão de rádio - PCLInuxOS, também é igual  :P

também parece que tem uma configuração de firewall pelo Centro de Controle, o Ubuntu temos que fazer no dedo no firestarte ou c/ o iptable.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

pinduvoz

Aí, rjbgbo.

Vc. duplicou o tópico sem querer. Apaga um, certo?

E, Eunir, estou liberado do seu pedido?

Fiz a pergunta porque pensei em instalar o Mandriva 2008 KDE neste fds, mas vc. disse que já está testando a versão com o Gnome. Além disso, o autor do tópico já fez uma análise que bate com que eu li até agora sobre o Mandriva 2008 com KDE (o Gnome não é o forte deles).

Finalmente, cabe dizer que o Mandriva 2008 prova que "o mundo dá voltas", pois enquanto versões anteriores das distros "empresariais", ou quatro grandes, eram largamente elogiadas, o Mandriva era pichado. Agora inverteu: elogios ao Mandriva 2008 e críticas às últimas versões do Ubuntu, OpenSuse e Fedora (não são críticas minhas, friso).

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Eunir Augusto

Citação de: pinduvoz online 24 de Novembro de 2007, 00:22

E, Eunir, estou liberado do seu pedido?

nao entendi, andre, pedido?  ??? [ ]s

pinduvoz

Não lembra, Eunir?

Vc. pediu para eu falar sobre o Mandriva aqui no Fórum naquele tópico em que eu perguntei sobre o Yum.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Eunir Augusto

Citação de: pinduvoz online 24 de Novembro de 2007, 01:04
Não lembra, Eunir?

Vc. pediu para eu falar sobre o Mandriva aqui no Fórum naquele tópico em que eu perguntei sobre o Yum.

ah sim, claro, andre. lembrei. desculpa, cara, to pensando num artigo aqui e a cabeça tá looooooooonge hehe

ta liberadaaaaaço, andre. abraçao, obrigado por lembrar