Instalar Xubuntu em PC antigo

Iniciado por lucassamba, 09 de Novembro de 2007, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

lucassamba

Boa tarde.

Eu gostaria de instalar o Xubuntu, pois estou sofrendo com a lerdeza do windows 98. O Xubuntu é indicado para PCs com configurações não tão boas... A pergunta é a seguinte, o Xubuntu 7.10 roda no meu PC, que tem um Pentium 233 MHz, 128 de RAM e HD de 9,5 GB? Se não, qual distro devo usar?

Valeu!

Willdoidao

Cara existe n distros para micros antigos como por exemplo: dragon linux,minilinux, etc uma coisa que vc pode fazer para esse seu micro é:
instalar o ubuntu server nele (sem parte grafica) e depois digitar:
apt-get install fluxbox
que é muito mais leve que o xubuntu.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

lucassamba

Valeu cara...

Mas tem que ser o Ubuntu Server? Eu tenho o Ubuntu normal aqui...

Abraço,
Até mais!!!

alarcon

A melhor forma de saber se um distribuição linux é adequada ao seu PC é testando. Já que você já tem o Xubuntu aí, então teste-o para ver se ele é pesado mesmo ou é suficiente para sua máquina. Caso contrário use a dica do colega acima ou vá aqui:

http://fluxbuntu.org/js.html

para saber mais sobre o fluxbuntu.

alarcon

Citação de: lucassamba online 09 de Novembro de 2007, 16:44
Valeu cara...

Mas tem que ser o Ubuntu Server? Eu tenho o Ubuntu normal aqui...

Abraço,
Até mais!!!

respondendo a esta sua pergunta você pode seguir este exemplo aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,17059.msg91731.html#msg91731

lucassamba

Valeu pelas dicas colega!

Vou ver o que eu faço aqui...

Abraço,
Até mais!!!

alexcosta67

Acabei de achar isso.

Texto completo no link abaixo.

http://wiki.ubuntubrasil.org/UbuntuDiet

Ubuntu Diet
Dicas e recomendações para a configuração de uma instalação leve do Ubuntu em máquinas antigas.

--------------------------------------------------------------------------------

Este artigo coleciona dicas de otimização de sistemas operacionais Linux com a finalidade de melhorar o desempenho de máquinas "antigas" (consideradas como sendo qualquer máquina abaixo das configurações "recomendadas" para a instalação de determinada distribuição).

ATENÇÃO!!! Infelizmente estas dicas, embora válidas como princípios gerais de redução do "peso" de qualquer distribuição, não são mais, por si, suficientes para assegurar a utilização sem problemas de um Linux moderno em um hardware antigo. Se você realmente quer fazer isso, deve optar por uma distribuição especializada -- tal como Vector Linux, Peanut Linux, Arch Linux, Damn Small Linux, Puppy Linux ou Slackware (que, embora não seja uma distribuição das mais fáceis de instalar, configurar e manter, ainda roda bem em máquinas bastante antigas). É importante notar, porém, que ao usar uma destas distros você estará, inevitavelmente, deixando de lado a maior parte dos recursos modernos que estão a disposição de uma distro normal. Esteja avisado.

Não é objetivo do autor tecer comentários sobre o "peso" relativo das diferentes distribuições nem recomendar uma ou outra -- embora seja de amplo conhecimento o fato de que algumas distribuições são especificamente desenvolvidas com usuários de máquinas antigas em mente.

O ponto central deste artigo é fazer recomendações capazes de melhorar o desempenho de qualquer distribuição, inclusive algumas destas dicas pondendo ser úteis até mesmo para proprietários de máquinas potentes que estejam interessados em espremer cada gota de desempenho de seu hardware.

Especificamente falando, estas dicas foram testadas e utilizadas pelo autor para otimizar o desempenho do Ubuntu Linux em um computador com as seguintes características:

Processador AMD K-6II de 450MHz

64 + 128 MB RAM

Placa-Mãe PC-Chips M856LMR

Vídeo VIA/Trident On-board

Som CMI 8738 On-board

Placa de Rede SiS

Inclusive tem a colaboração do nosso colega Eunir.

Comentários
(Desculpe-me, não sei onde deveria me manifestar sobre esta página). Ei, esse documento está muito bem feito. Parabéns, JoseGeraldo! - YvesJunqueira

UbuntuDiet (editada pela última vez em 2007-06-18 16:40:33 por EunirAugusto)

lucassamba

Po cara valeu...
Bem interessantes essas dicas! Vou tentar seguir esses passos aí..

Abraço,
Obrigado pessoal!!!