Quero um explicação sobre ñ instalar o Grub na MBR - 10/11/2007

Iniciado por rjbgbo, 10 de Novembro de 2007, 11:25

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Caros
Mais uma vez na minha luta p/ botar a placa de vídeo ATI Radeon x300 PCIE, tive que partir p/ uma reinstalação, apesar de saber que esse é um procedimento precipitado no Linux. Mas na hora do desespero...

Pois bem, assim como na transição do 6.10 p/ o 7.04, depois de fazer a 1 ou 2 reinstalações o Grub dominava total/ o boot, ñ tinha domínio sobre o teclado. Como da 1ª vez tive que setar minha CMOS, tirando a bateria, mudando o jumper de lugar e ligando e desligando o PC - (ligo o pc conto 1, 2 e 3 e o desligo). Trabalhão, além de perigoso.

Meu HD é um Samsung SP1614C SATA de 160GB particionado, conforme a figura abaixo:

Na 1ª vez que aconteceu o caso, li sobre casos parecidos referentes a esse HD. também técnicos me relataram caso iguais em HDs Samsung.

Por hora, instalei o Ubuntu 7.10 deixando o bootloader do Windows XP, cuidar da inicialização dos SOs
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27824.0.html

Mas o caso e qdo vier a tirar, se Deus quiser o Windows do PC, terei que instalar o tal Grub na MBR.

Pesquise bastante no forum e também na Internet, e ñ encontrei uma reposta muito exata, somente algo parecido c/ isso na instalção do OpenSuse 10.3

também aqui no fórum encontrei - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,8323.msg44572.html#msg44572

Valeu.Um tema bem discutido, mas sempre oportuno.
Para maior segurança, eu ainda instalo o grub na raiz onde fica a partição (/)

Meu device.map

fd0)   /dev/fd0
(hd0)   /dev/hda
(hd1)   /dev/hdb

Acho que por segurança, no meu caso seria melhor eu deixar o Grub na raiz do Ubuntu ( / ) e dali configurar um boot naquele setor do HD.

Outra coisa o fato de estar usando NTFS, na partição de Dados, comum ao 2 SOs pode estar acarrentando algo, pois 1º começei usando o FAT32, e frequentes erros no Windows XP me incomodavam, até que passei a usar o NTFS, que melhorou - pratica/ cessou.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469