[Ajuda] Erro no Boot apos instalar outro HD(Resolvido)

Iniciado por Renatogarou, 06 de Novembro de 2007, 23:29

tópico anterior - próximo tópico

Renatogarou

nstalei um HD que estava parado em casa no meu pc. O HD estava completamente vazi e agora quando eu inicio a máquina da erro no boot. e ai tenho que segurar o ECS e escolher o primeiro HD para iniciar normalmente. O que devo fazer ?

Como faço para trocar a pasta home para esse novo HD ?

clcampos

Para mudar seu home para o outro HD você pode seguir este link abaixo:

Mover o /home para uma nova partição

Pode também seguir isto aqui: De novo - mudar a /home...

Quanto ao problema do boot faça o seguinte:

Execute os comandos abaixo:

sudo fdisk -l

blkid

E verifique as informações dos arquivos /etc/fstab e /boot/grub/menu.lst.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Renatogarou

Big "T". Como de costume estou no trabalho quando chegar em casa vou tentar, outra não tinha um meio de fazer as trocas de partição mais fácil não. É que sou meio burro, não tem como fazer em modo gráfico não ?

clcampos

Citação de: Renatogarou online 07 de Novembro de 2007, 01:39
Big "T". Como de costume estou no trabalho quando chegar em casa vou tentar, outra não tinha um meio de fazer as trocas de partição mais fácil não. É que sou meio burro, não tem como fazer em modo gráfico não ?

O ato de mover informações de um local para o outro pode ser feito abrindo o Nautilus com permissões de administrador:

• Tecle Alt + F2
  • Na caixa que se abre digite: gksudo nautilus

Para editar o arquivo é a mesma coisa:

• Tecle Alt + F2
  • Na caixa que se abre digite: gksudo gedit /etc/fstab

Nos demais comandos acho que será via terminal mesmo. E sabendo como suas partições são referenciadas pelo sistema (/dev/sda2, /dev/hdb1, e etc) não tem erro, é quase que um copiar e colar os comandos que já estão listados nos links que te passei.

Qualquer dúvida estou as ordens.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Xterminator

O problema no boot pode ser simplesmente um problema nos jumpers do HD
talvez os 2 estejam como Master ou um deles esteja Auto e outro Master...
o que daria erro, 1 deve estar como slave senão vai ocorrer erros pois geralmente a opção automática para selecionar Master/Slave seleciona a opção errada, isto implica em tirar o HD e verificar o jumpeamento.

Renatogarou

Resolvi o problema do HD. Era problema com a bios. Agora em relação as partições ocorreu um problema. O segundo disco reconheceu apenas como disk.

renato@renato-desktop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/hda: 41.1 GB, 41110142976 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 4998 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hda1               1        4997    40138371    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/hda5            3086        4997    15358108+   b  W95 FAT32
/dev/hda6               1         122      979870+  82  Linux swap / Solaris
/dev/hda7             123        3085    23800266   83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco

Disco /dev/hdb: 40.0 GB, 40060403712 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 4870 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1               1        4870    39118243+  83  Linux

Renatogarou

renato@renato-desktop:~$ sudo cp -Rp /home/* /mnt/dev/hdb1/
cp: objetivo `/mnt/dev/hdb1/' existe, mas não é um diretório: Arquivo ou diretório inexistente

clcampos

Citação de: Renatogarou online 07 de Novembro de 2007, 15:44
renato@renato-desktop:~$ sudo cp -Rp /home/* /mnt/dev/hdb1/
cp: objetivo `/mnt/dev/hdb1/' existe, mas não é um diretório: Arquivo ou diretório inexistente

Renato você já montou o segundo disco em /mnt?

Se sim basta executar o comando abaixo (um pouco diferente do que fez):

cp -Rp /home/* /mnt/

Só um adendo... Eu não entendi a frase abaixo:

CitarAgora em relação as partições ocorreu um problema. O segundo disco reconheceu apenas como disk.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Renatogarou

"T" me socorre!!!!!!!!!!!

Eu consegui fazer toda a operação só que por medo pulei a fase de apagar a antiga Home: sudo vi /etc/fstab

Então quando vi que estava tudo certinho e funcionado fui no sistema de arquivos e apaguei a Home que estava lá no braço, achado que era apenas a antiga, uma vez que a nova HOme estava no outro HD (que o sistema reconhece apenas como Disk)só que depois de iniciar e tentar logar o sistema informa que a minha HOME não existe mas. Caraca cara dei mole. Tem como recupera uma vez que a antiga Home está em algum lugar ?

P.S: Por favor diz que sim !!!!!!!!!

clcampos

Uma vez que você criou uma nova partição e criou a entrada dela (de forma correta, claro) no arquivo /etc/fstab o que aparece ali é o conteúdo de sua outra partição, ou seja, você teria apagado as informações erradas, mas se você usou mesmo o comando sudo cp -Rp /home/* /mnt/ seus dados ainda estarão no diretório /home mesmo sem aparecer.

Para isto você poderia fazer o seguinte, copie aqui o conteúdo do seu arquivo /etc/fstab, e também o resultado do comando df.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Renatogarou

Cara a derma é que não entra mais, não passa mais da tela de login
e sobre esse comando df é só colocar "df" ?

clcampos

Sem ficar preocupado, sempre damos um jeito. Você pode até clicar Ctrl + Alt + f1 para pegar as informações, mas fica difícil enviar sem a interface gráfica, então vamos por parte e já já esta tudo funcionando.

Entre com o LiveCD, e passe a resposta para os comandos:

• blkid
  • sudo fdisk -l

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Renatogarou

Cara eu estou no trabalho. Ai eu posto amanhã, porém vc poderia me adiantar o procedimento dependendo da resposta ?

clcampos

Vou tentar.

• boot com LiveCD
  • Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite sudo -s + senha, assim não precisará mais do sudo outra vez
  • Use o comando fdisk -l para listar todas as suas partições
  • Crie um diretório raiz em media (mkdir /media/raiz), e um diretório home também dentro de media (mkdir /media/home)
  • Uma vez que suas partições estão identificadas monte a partição raiz (/) dentro de /media/raiz (ex.: mount -t ext3 /dev/hda1   /media/raiz)
  • Idem para a partição home dentro de /media/home (ex.: mount -t ext3 /dev/hda2   /media/home)
  • Se você tiver feito anteriormente tudo correto o diretório /media/home deverá estar vazio, e o diretório /media/raiz/home estará com seus arquivos.

• Se estiver assim faça a copia de novo de /media/raiz/home/* para /media/home
    • Se estiver o contrário não faça a cópia, pois esta tudo ok
    • Se não estiver arquivos nos dois diretórios sua home foi pro espaço quando removeu os arquivos (calma porque você pode ter feito algo de errado no caminho)
  • Feito a cópia e já com os arquivos dentro da sua partição home (montada em /media/home) confirme que seu arquivo /etc/fstab esta correto, e tudo terminado
  • Após isto reinicie seu PC entrando novamente com o sistema instalado
  • Esta Ok? Tem absoluta certeza que esta mesmo tudo OK? Prossiga... hehehe
  • Reinicie seu PC e entre novamente com o LiveCD
  • Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite sudo -s + senha, assim não precisará mais do sudo outra vez
  • Crie um diretório raiz em media (mkdir /media/raiz)
  • Monte a partição raiz (/) dentro de /media/raiz (ex.: mount -t ext3 /dev/hda1   /media/raiz)
  • Crie um diretório /media/raiz/backup (mkdir /media/raiz/backup)
  • Vamos salvar seu home da raiz (mv   /media/raiz/home/*   /media/raiz/backup/)
  • Reinicie o PC novamente com o Sistema Instalado
  • Verifique que seu arquivos estão todos os em /home e também em /backup
  • Se estiverem agora é com você, e caso queira pode remover o diretório /backup

Espero que esteja tudo certo, e ai esta tudo com a maior segurança possível.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!