[Problema] Intel gma 945 onboard vs widescreen 19" (1440x900)

Iniciado por CerealKiller, 31 de Outubro de 2007, 08:48

tópico anterior - próximo tópico

CerealKiller

Bem pessoal, realmente cansei de bater cabeça com isso e venho pedir a ajuda de vocês. Pois bem, tenho um monitor do modelo Philips 190CW de 19" Widescreen e não estou conseguindo deixá-lo na resolução nativa de 1440x900.

O mais interessante é que, eu configuro o xorg, com as informações de hsync e vertrefresh e funciona beleza na hora da configuração, depois é só eu reiniciar a máquina que perde a configuração e volta tudo o q estava antes...

Alguém sabe o que pode ser ou me instruir a como resolver isso?

E outra coisa é quanto aos arquivos rmvb, segui um tutorial de um usuário chamado Galactus e mesmo assim, quando executo o vídeo pelo totem, dá esse erro:

Couldn't find a realvideo shared library for version 4

e quando executo pelo Mplayer, dá outro erro (não lembro a mensagem exata agora pois é muito grande), algo como erro fatal, init_audio_codec...

Obrigado a todos.

clcampos

Tente isto aqui:

• Instale o pacote 915resolution
  • Faça as alterações no arquivo /etc/default/915resolution que estão aqui nesta mensagem (claro que adaptando a sua resolução.

Espero que ajude.

[]'s

Cristiano.

Editado

Para instalar o pacote 915resolution você pode usar o Synaptic (Sistema > Aplicações > Gerenciador de Pacotes Synaptic), ou usar o terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal):

sudo apt-get install 915resolution
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

CerealKiller

Obrigado pela resposta amigo. Eu até instalei esse 915resolution porém não editei esse arquivo /etc/default/915resolution. Estou no trabalho, quando eu chegar em casa vou verificar isso.

;)

clcampos

Citação de: CerealKiller online 31 de Outubro de 2007, 11:28
Obrigado pela resposta amigo. Eu até instalei esse 915resolution porém não editei esse arquivo /etc/default/915resolution. Estou no trabalho, quando eu chegar em casa vou verificar isso.

;)

Ok, ai coloca aqui se funcionou ou não.

Estamos no aguardo.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CerealKiller

Citação de: clcampos online 31 de Outubro de 2007, 11:58
Citação de: CerealKiller online 31 de Outubro de 2007, 11:28

;)

Ok, ai coloca aqui se funcionou ou não.

Estamos no aguardo.

[]'s

Cristiano.

Cara, até funcionou isso... porém a screen fica maior que a tela do monitor propriamente dita. Exemplo: Tenho que arrastar o mouse para as bordas da tela para ver todo o conteúdo de uma página web).

Sem contar que, de 1 em 1 minuto, aparece uma janelinha branca, com uma barra vermelha em cima escrito:

Atenção

Sobrexploração A, modificar resolução para 1440x900@60hz

Tá difícil de eu conseguir o básico que quero aqui, meu Deus  :'(

clcampos

As configurações do seu monitor estão todas certas? Frequência e etc?

Que versão do Ubuntu esta usando? Porque ao menos usando o LiveCD do Gutsy não precisei configurar/instalar o 915resolution.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CerealKiller

Citação de: clcampos online 31 de Outubro de 2007, 23:50
As configurações do seu monitor estão todas certas? Frequência e etc?

Certas onde? No xorg?

CitarQue versão do Ubuntu esta usando? Porque ao menos usando o LiveCD do Gutsy não precisei configurar/instalar o 915resolution.

Estou usando a 7.10 e sim, pelo LiveCD rola na boa, eu usei também.

clcampos

CerealKiller você me permite ter uma idéia idiota?

Entre com o LiveCD e salve o arquivo /etc/X11/xorg.conf, e verifique as configurações de resolução/vídeo e etc feitas no menu Sistema > Administração (não uso o Gutsy aqui em casa, só no meu PC do trabalho, então não lembro exatamente das opções).

Feito isto volte ao seu sistema (de boot novamente), salve o seu arquivo /etc/X11/xorg.conf:

sudo    cp    /etc/X11/xorg.conf      /etc/X11/xorg.conf.bkp.31102007

Ai copie o arquivo /etc/X11/xorg.conf salvo do LiveCD para o lugar da sua instalação e reinicie o X, ou o sistema.

É idiota, se fosse algo certo outros já teriam tido a idéia, mas não custa tentar né.

No aguardo.

Cristiano.

A sim, no caso volte o arquivo /etc/default/915resolution ao que estava antes para não influenciar em nada.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CerealKiller

Citação de: clcampos online 01 de Novembro de 2007, 00:06
CerealKiller você me permite ter uma idéia idiota?

Entre com o LiveCD e salve o arquivo /etc/X11/xorg.conf, e verifique as configurações de resolução/vídeo e etc feitas no menu Sistema > Administração (não uso o Gutsy aqui em casa, só no meu PC do trabalho, então não lembro exatamente das opções).

Feito isto volte ao seu sistema (de boot novamente), salve o seu arquivo /etc/X11/xorg.conf:

sudo    cp    /etc/X11/xorg.conf      /etc/X11/xorg.conf.bkp.31102007

Ai copie o arquivo /etc/X11/xorg.conf salvo do LiveCD para o lugar da sua instalação e reinicie o X, ou o sistema.

É idiota, se fosse algo certo outros já teriam tido a idéia, mas não custa tentar né.

No aguardo.

Cristiano.

A sim, no caso volte o arquivo /etc/default/915resolution ao que estava antes para não influenciar em nada.

Obrigado mais uma vez amigo mas estou indo dormir, cheguei super tarde do trabalho hoje e levanto às 6 pra trampar de novo. Amanhã testo essas configurações. :D

CerealKiller

Bem, esse modo não funcionou também... Resolvi fazer do modo clássico, adicionar o monitor mas acho que tem algum bug ou alguma coisa... :S Selecionei a marca Philips, só que não tinha o modelo exato do meu monitor na lista, aí ele reconheceu como Magnavox, wtf!!!  ??? jogou a resolução pra 1440x900@75hz e está funcionando até agora.

Editado: A configuração de resolução dos botões de rádio estão um lixo, sabe como alterar isso? Tentei alguns temas e nada...

clcampos

Que bom que resolveu ao menos em parte seu problema. Imaginei que a informação de frequencia poderia mesmo estar errada, por isto perguntei por ela mais acima.

Espero que agora esteja mais funcional o uso do seu PC.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

CerealKiller

Citação de: clcampos online 02 de Novembro de 2007, 10:14
Que bom que resolveu ao menos em parte seu problema. Imaginei que a informação de frequencia poderia mesmo estar errada, por isto perguntei por ela mais acima.

Espero que agora esteja mais funcional o uso do seu PC.

Sim, está sim. Só quando executo algum vídeo (somente em tela cheia), a informação vai de 75hz pra 60hz... aí eu volto pra 75 e a tela volta ao normal.

Quanto aos botões de rádio, vc tem alguma dica? Apliquei alguns temas, verifiquei resoluções, aparências  e nada...  :'(