Placa de Som High Defenition Audio da VIA VT82xx

Iniciado por lois, 28 de Outubro de 2007, 17:58

tópico anterior - próximo tópico

lois

Olá pessoal, espero que me dêem uma ajuda pois isto está a ficar um pouco incomodo para os ouvidos.

Tenho uma motherboard asus p5vdc-x com placa dfe som onboard da VIA VT82xx, pois o problema não é ela não funcionar mas sim funcionar com um zumbido de fundo de tal maneira que me incomoda os ouvidos.
Se alguém suber como resolver este problema agradeço, pois eu gosto de ouvir um som de qualidade.
Obrigado, aguardando resposta.

VB5

lois, seja bem-vindo!...

Vamos tentar isolar o problema: o zumbido aparece tanto quando você usa as caixas de som como quando usa um fone de ouvido ligado diretamente na saída de áudio (Line Out)?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

lois

Não, Apenas quando Ligo para as culunas de som é que faz esse zumbido, com headfones já não faz o zumbido.
Obrigado pela resposta e consideração.
até mais, Lois

boi

Verifique pelo mixer se o microfone não está ativado.

VB5

Citação de: lois online 29 de Outubro de 2007, 13:28
Não, Apenas quando Ligo para as culunas de som é que faz esse zumbido, com headfones já não faz o zumbido.
Obrigado pela resposta e consideração.
até mais, Lois

Então o problema não é na placa de som nem no sistema em si. Ou  o amplificador que alimenta as colunas ( ou elas mesmo) estão com defeito, ou boi muito ptovavelmente tem razão : está havendo microfonia.
Verifique pelo mixer se o microfone não está ativado.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

lois

Olá, acho que finalmente resolvi o problema, estranhamente da seguinte maneira: desactivei a entrada, o micrifine e as colunas do PC e deixei activado o headphone, PCM e o CD.
Assim sai um som limpido quer dizer muito melhor do que o qual saía, sem estar as colunas activadas.
Ainda não sei qual o problema em si, mas desta forma basta para ouvir o tal som de 80's e 90's.

Obrigado pela ajuda e at+e uma proxima.

VB5

Qual foi a entrada que você desativou?... entendi que desativou a de microfone, mas fez o mesmo com alguma outra? E se desativou as colunas, agora está usando exclusivamente os headphones, certo?...

Pergunto porque fiquei curioso em saber onde estaria o problema, realmente... acho que a maneira de descobrir é desativar apenas uma coisa de cada vez, para identicar onde está o erro.

( ),

VB5

lois

Olá, comecei por desactivar os headphones e fiquei sem som algum tentei de várias maneiras e nada, :'( até que esperimentei colocar tudo á vista para ver se me equecia de alguma coisa e encontrei novamente a solução. ;)
E a solução é esta e não dá de outra maneira qualquer nas colunas e só nas colunas, nos headphones dá na forma normal.
Envia uma foto com as configurações: ;D

Bem eu queria inserir a imagem mas népias.

VB5

Experimente ligar suas colunas em outro computador para verificar se o problema é nelas. Se o ruído tem uma frequência baixa, pode ser uma captação da frequência da rede elétrica , que oscila em 60 Hz. Se é mais agudo, poe ser microfonia ou alguma ligação imprópria.

Ah, para postar imagens, faça um upload delas para um serviço como o ImageShack e poste aquie apenas a URL para as mesmas.

VB5

lois

Não sei, mas acho que não nos estamos a entender.

Vou tentar ser explicito e explicar melhor.
O ruído não aparece se eu pôr as configurações nequela forma, nas outras forma aparece ou então não há som algum.

O ruído parece de facto ser microfonia, porque o ruído é agudo e continuo.
Na configuração também tenho de ligar e desligar várias vezes os módulos da configuração que estão na imagem ligados isto até ouvir um estalido de activação. Sendo assim acho que é um problema de activação de um dos módulos que activa ou desactiva o outro.
Penso eu na minha ignorância informática que seja assim.

Gostava de saber se realmente é assim, agradecia exclarecimentos.

Obrigado até á proxima. 

VB5

Certo, vamos tentar esclarecer...  ;)

O ruído não aparece se eu pôr as configurações nequela forma, nas outras forma aparece ou então não há som algum.

Aqui não entendi a quais configurações você se refere, presumo que sejam as do ALSA_MIXER; ou está se referindo à ligação física ( microfone / colunas)?...

Na configuração também tenho de ligar e desligar várias vezes os módulos da configuração que estão na imagem ligados isto até ouvir um estalido de activação. Sendo assim acho que é um problema de activação de um dos módulos que activa ou desactiva o outro.

Aqui é o mesmo, não tenho certeza do que significa - especialmente a questão do estalido.  ???

O ruído parece de facto ser microfonia, porque o ruído é agudo e continuo.

Nesse caso, provavelmente boi está certo, desative o microfone ou coloque-o mais longe das colunas.

Já vimos que usando fones o problema cessa; o que falta é você testar essas colunas em outra máquina para confirmar se o problemas é com elas. Em todo o caso, repito que cada vez mais parece microfonia. No meu caso, a aba "Gravando" do Controle de Volume tem apenas a opção Captura, com o ícone do microfone marcado como desativado.

VB5

lois

CitarAqui não entendi a quais configurações você se refere, presumo que sejam as do ALSA_MIXER; ou está se referindo à ligação física ( microfone / colunas)?...
Estou referindo-me ás configurações do ALSA_MIXER....Há eu não tenho microfone no meu PC.

CitarAqui é o mesmo, não tenho certeza do que significa - especialmente a questão do estalido.

Mais uma vez estou-me referindo ao ALSA_MIXER, Conforme está na imagem que enviei por email.

Pensando Bem isto seria se eu tivesse um microfone, certo? Como não tenho não sei se será.

VB5

Citação de: lois online 04 de Novembro de 2007, 00:12
Estou referindo-me ás configurações do ALSA_MIXER....Há eu não tenho microfone no meu PC.

Mais uma vez estou-me referindo ao ALSA_MIXER, Conforme está na imagem que enviei por email.

Pensando Bem isto seria se eu tivesse um microfone, certo? Como não tenho não sei se será.

Lois,
Se você não tem um microfone, não pode ser microfonia, né?...  ;) Pena que não soubemos disso antes.

Não recebi e-mail algum; aliás o correto seria você tirar um screenshot da tela em questão, enviá-la para um host adequado ( como o citado antes) e então postar aqui a URL da imagem. Dessa forma todos os usuários poderão vê-la e ajudar.

Se a saída de som usada para as colunas funciona com os headphones, está tudo bem; o problema deve ser nas colunas mesmo. Teste-as em outra máquina para tirar a dúvida.

VB5

lois

Olá VB5, desculpa mais uma vez mas ainda não consegui resolver o problema.
As colunas não têm problema porque no Windows funcionão bem.
Eu encontrei isto relacionado com o problema só que não sei como instalar ou (correr acho que é assim que se diz), agradecia ajuda nesse campo.
É um patch para os drivers.
Deixo o link:
ftp://ftp.alsa-project.org/pub/kernel-patches/alsa-bk-2004-01-08.patch.gz

Não sei se já conheces no entanto está aqui.

VB5

lois,

Acho que não é por aí: repito, se a saída de som funciona com os headphones, não há nada de errado com sua placa ou com os drivers dela. Um par de caixas amplificadas ligadas a essa saída deveriam funcionar perfeitamente. Como já lhe disse, meu Ubuntu não cita "colunas de som", apenas o alto-falante do PC, que não serve para reproduzir música. Tente desabilitar essa opção e veja o que acontece.

VB5