Sistema operacional ou distro?

Iniciado por isdiru, 26 de Outubro de 2007, 10:49

tópico anterior - próximo tópico

isdiru

Boas,li aqui no forum alguem (acho que foi o boi)dizer  que o Ubuntu   não era um sistema operacional e sim uma distro,qual é a diferença?

rjbgbo

SO é o GNU/Linux, alias esse é o seu nome oficial, de acordo c/ a http://pt.wikipedia.org/wiki/Free_Software_Foundation

Logo Ubuntu, Fedore, Redhat, OpenSuse, Debian, BigLinux.... São tudo distribuições do GNU/Linux.

Cada uma c/ suas características e fins.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

isdiru

Citação de: rjbgbo online 26 de Outubro de 2007, 10:57
SO é o GNU/Linux, alias esse é o seu nome oficial, de acordo c/ a http://pt.wikipedia.org/wiki/Free_Software_Foundation

Logo Ubuntu, Fedore, Redhat, OpenSuse, Debian, BigLinux.... São tudo distribuições do GNU/Linux.

Cada uma c/ suas características e fins.

Boas,vou colocar a frase"Aliás, Ubuntu não é nem mesmo um sistema operacional, é apenas uma distro."

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26647.30.html

celsofaf

Citação de: isdiru online 26 de Outubro de 2007, 10:49
Boas,li aqui no forum alguem (acho que foi o boi)dizer  que o Ubuntu   não era um sistema operacional e sim uma distro,qual é a diferença?

O Ubuntu é uma distribuição de um sistema operacional. Como o próprio termo diz, é um modo de se distribuir o SO.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

isdiru

Citação de: celsofaf online 26 de Outubro de 2007, 13:12

O Ubuntu é uma distribuição de um sistema operacional. Como o próprio termo diz, é um modo de se distribuir o SO.

Boas,obrigado.

gelinski

O sistema operacional é o conjunto de programas, roteiros (scripts) e dados necessários para o funcionamento lógico de todo equipamento, seja computador, seja celular, seja o que for, tudo que precisar de algum tipo de funcionamento lógico, precisa de um sistema operacional para operar.
A distribuição é nada mais do que a compilação de um kernel e um conjunto de softwares de um sistema operacional.

É por isso que chamo o Windows Vista Ultimate, Windows Vista Home Premium, Windows 98SE, Windows XP Professional e outras versões de distribuição, pois são várias versões do mesmo sistema, mais específico, da mesma plataforma: Windows.
E é assim que se cria uma nova distro do Linux... Por exemplo, o BigLinux é recompilado do Kurumin, que por sua vez é recompilado do Knoppix, que é recompilado do Debian (eu acho). Assim, qualquer um pode chegar e recompilar um kernel, embutir ou remover softwares, fazer o que der na teia, com uma distribuição, pode ser qualquer uma, sem exceções: Mandriva, Kurumin, Ubuntu, Knoppix, RedHat, Debian...

Espero que tenha esclarecido sua dúvida. Falou!!!