Linux na esfera pública - 26/10/2007

Iniciado por rjbgbo, 26 de Outubro de 2007, 00:22

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Duas matérias me chamaram a atenção essa semana. Uma trata da migração para o Linux que o Senado Federal irá fazer nos próximos dois anos e a outra é sobre a compra de 90 mil computadores pelo Ministério da Educação para equipar as escolas brasileiras com laboratórios de informática.

Solis é o nome do projeto do Senado para a migração que acontecerá nos próximos dois anos. Com a mudança o Senado espera economizar cerca de 3,5 milhões de reais. Esse é o gasto da casa com a aquisição de software proprietário. Essa economia propiciará investimento em equipamentos mais modernos de informática.

A outra notícia trata da aquisição de 90 mil computadores pelo Ministério da Educação, através do Edital de Pregão Eletrônio 45 de 22Out07. O edital estabelece a aquisição de computadores na modalidade pregão, os quais deverão ser entregues rodando o sistema operacional GNU/Linux Debian, conforme item 3.1.16 do edital.

Enfim, duas notícias significativas para o universo open source.  Isso demonstra que mesmo buscando enconomia em aquisição de softwares, o governo realmente demonstra mais uma vez estar em perfeita sintonia com a utilização de ferramentas livres na esfera pública. Quem ganha com isso? A população e os usuários.

Na entrevista concedida a Paulo Henrique Amorim, o secretário de educação à distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky afirma que a utilização dos computadores será voltada para a complementação do ensino no que diz respeito a matérias específicas como matemática, física, biologia, português e química. Isso tudo será feito através de conteúdo digital voltado para as 3 séries do ensino médio.

É uma pena que ainda não contemplem no processo de formação de nossas crianças e jovens, matérias relacionadas à tecnologia. Assim estariam investindo na capacitação desde o ensino fundamental e médio e certamente em um futuro não muito distante, teríamos grandes profissionais ligados a área de tecnologia da informação.

Por Br-Linux e O Linux

Fonte: http://caminholivre.wordpress.com/2007/10/26/o-linux-na-esfera-publica/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clcampos

A coisa esta mesmo melhor do que eu pensei. Minha esposa foi fazer um estágio do curso de pedagogia, e na escola que ela esta fazendo o estágio (que é uma referência em minha cidade, mesmo sendo Pública) todos os laboratórios de informática usam Linux.

Ainda não fui lá, e ela não soube me dizer qual era a distribuição (tendo certeza não ser Ubuntu) que eles usam, mas a curiosidade esta me matando.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Willdoidao

Em São José do Rio Preto todas as escolas usam Linux (fedora 7) mas os laboratorios de informatica estão micrando para o edubuntu  ;D ;D ;D ;D ;D
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

carlosaluisio

Será que esta distro debian não seria Ubuntu ?

Colocar Debian, diretamente, nas máquinas do pessoal, pode ser um tiro no pé.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!