Não consigo ligar a internet

Iniciado por Nuno_Martins, 20 de Outubro de 2007, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

Nuno_Martins

Tenho o Ubuntu 7.04 instalado através do Wine no meu PC. Vou as configurações de rede e coloco o IP, mascara de rede, DNS, etc. Mas não consigo ter Internet. Anteriormente eu tinha o 6.06 LTS no meu portátil, fazia tal e qual como fiz no PC e conseguia ter net, mas agora não. Eu estou desconfiado que isto deve ser qualquer coisa relacionada com a placa de rede. Também já experimentei através do Live CD e não dá.

Podem-me ajudar nesta resolução?

csat

Eu tive problema semelhante com minha nova placa-mãe, a GIGABYTE GA-P35-DS3R.  O problema para quem usa o Windows XP e o Linux em dual-boot.  O driver de rede que vem no disco de instalação dessa placa faz com que o chip realtek seja "desligado" para poupar energia e quando entra o Linux ele não retorna operativo.  Se você procurar no Google vai achar um monte de informações/reclamações sobre isso.

Eu resolvi da seguinte forma.  Baixei o último driver de rede do site da REALTEK.  Procure por Realtek 8168/8111 PCI-E Gigabit Ethernet NIC driver.  Salvei em um disco separado ou pendriver.  Re-instalei o XP mas não usei mais o driver de instalação da placa-mãe.  Instalei os demais produtos do disco original somente, como BUS, USB, etc.  Em seguida, usei o que foi baixado, arquivo PCIE_Install_5678(installshield 12 1.13)_1011.zip

O XP funcionou corretamente assim como as últimas versões do Linux.  Neste momento estou usando o mesmo hardware e o Ubuntu 7.10 que instalou sem problemas relativamente a minha rede.

Foram muitas experiências e observações com a rede.  Eu notava antes de descobrir esse problema que após desligar o microcomputador pelo XP e ao retornar com o boot de BIOS (tecla DEL) o LED de rede não se acendia.  Quando desinstalava o XP e seu driver de rede o boot de BIOS fazia com que o LED de rede se acendesse normalmente razão pela qual concluí que o problema só podia ser o programa de instalação da placa-mãe.

Boa sorte.
Csat
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Nuno_Martins

Obrigado. Eu estou a usar o Windows Vista com o driver da placa de rede que vinha com o CD da board. Vou ver se consigo desinstala-lo e instalar esse que você disse. Em relação ao 7.10 também estou com problemas ao instala-lo. O meu monitor apaga-se e a sua luz fica a piscar, não tenho imagem. Isto pouco depois de fazer o boot pelo CD antes de instalar.

csat

Olá

O Windows Vista não necessita do driver de rede que vem no CD de instalação da placa-mãe e, com certeza, irá funcionar a rede.  É só testar e ver o LED indicador de presença de rede aceso mesmo após o boot.  Nesse caso de uso múltiplo Vista/Linux não acredito necessitar baixar nenhum driver adicional com o uso do Ubuntu 7.10 cujo Kernel vem com as adaptações necessárias a esse tipo de motherboard que utiliza a controladora JMICRON.

Saudações
Csat
Csat (Ubuntu 8.04)

Nuno_Martins

Citação de: csat online 20 de Outubro de 2007, 13:48
Olá

O Windows Vista não necessita do driver de rede que vem no CD de instalação da placa-mãe e, com certeza, irá funcionar a rede.  É só testar e ver o LED indicador de presença de rede aceso mesmo após o boot.  Nesse caso de uso múltiplo Vista/Linux não acredito necessitar baixar nenhum driver adicional com o uso do Ubuntu 7.10 cujo Kernel vem com as adaptações necessárias a esse tipo de motherboard que utiliza a controladora JMICRON.

Saudações
Csat

Obrigado desde já pela tua ajuda. Eu estou a ter problemas com o Wine, estava a usar o Ubuntu por lá. Mas eu quero mesmo instala-lo no disco. Vou esperar que alguém me ajude porque é que eu fico sem imagem quando estou a instala-lo.

csat

Mais uma sugestão.  Coloque o CD do Ubuntu 7.10 no driver de CDROM e dê o boot com a opção de boot pelo CD ativada.  Na primeira tela aperte F6 e verifique que existe uma linha de comando na parte inferior da tela e, ao final, "--".  Posicione o cursor lá e com o backspace do teclado apague esses "--" e digite:  live generic all_generic_ide=1  e dê enter.  Talvez resolva seu problema de instalação pois foi como eu fiz aqui.  Bem, uso uma placa de vídeo NX 8800 GTS.

Saudações
Csat
Csat (Ubuntu 8.04)

Nuno_Martins

Citação de: csat online 20 de Outubro de 2007, 16:25
Mais uma sugestão.  Coloque o CD do Ubuntu 7.10 no driver de CDROM e dê o boot com a opção de boot pelo CD ativada.  Na primeira tela aperte F6 e verifique que existe uma linha de comando na parte inferior da tela e, ao final, "--".  Posicione o cursor lá e com o backspace do teclado apague esses "--" e digite:  live generic all_generic_ide=1  e dê enter.  Talvez resolva seu problema de instalação pois foi como eu fiz aqui.  Bem, uso uma placa de vídeo NX 8800 GTS.

Saudações
Csat

Infelizmente isso não deu.

csat

Bem, acho que o assunto está se desviando para outro lado diferente do original de conexão de rede e indo para a parte gráfica de instalação do Ubuntu pois a você aparentemente não tem sinal de vídeo nem para instalar.  Pesquisei esse tópico mais um pouco e achei um usuário que é moderador no segmento de placas de vídeo no forum do Ubuntu.  O site dele é

http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html

Talvez contenha algumas informações para você.

Gostaria muito que você tivesse sucesso pois estou adorando a nova versão do Ubuntu 7.10 e em especial a parte gráfica com janelas simulando o Aero do Vista (ou seria ao contário? ;-)  )

Sds
Csat
;D
Csat (Ubuntu 8.04)