Configurar uma pequena Network no Ubuntu 7.04

Iniciado por peteralien, 17 de Outubro de 2007, 06:21

tópico anterior - próximo tópico

peteralien

Olá pessoal,

digam-me uma coisa onde é que posso encontrar um tutorial, ou então, algum de vocês que me possa explicar como é que configuro uma pequena Network, sendo que essa Network possui um Servidor (Ubuntu Linux 7.04), um router ADSL, um Switch e 5 PCs (hosts).

Os hosts têm ainda que aceder à internet, e o Servidor serve para partilhar ficheiros, impressoras e uma aplicação para os hosts.

Os hosts têm IP fixo.

Existe alguma aplicação no Gnome para se fazer isso, ou tem de ser na Consola (é que não tenho muitos conhecimentos dos comandos da Consola).

Obrigadão... mesmo :)

clcampos

Qual o sistema operacional das 5 estações?

Pergunto porque se for linux você pode usar o NFS para exportar os diretórios/arquivos, e o NIS (ou LDAP) caso queira autenticação centralizada. Veja.

Caso elas sejam windows para exportar os diretórios/arquivos recomendo a você o samba.

Se seu modem ADSL já esta roteado então a parte da internet fica fácil, basta você configurar corretamente os IP's.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

peteralien

O Sistema Operativo das 5 estações é o Windows XP Pro.

O Modem/Router ADSL ainda não está roteado, ainda ando a ver como se faz isso?!

clcampos

Citação de: peteralien online 18 de Outubro de 2007, 06:00
O Sistema Operativo das 5 estações é o Windows XP Pro.

O Modem/Router ADSL ainda não está roteado, ainda ando a ver como se faz isso?!

Qual o modelo do modem?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

peteralien

O Router é o SMC Barricade 7904WBRB.

Que por sinal ainda não consegui configurá-lo :( ... se alguém souber, agradecia.

é para ligar uma pequena network com acesso à internet.

peteralien

se alguem me puder colocar uns screenshots dos menus do Router agradecia imenso, porque não percebo nada daquilo, mesmo que os screeshots não seja exactamente deste modelo de Router mas de um parecido.

Obrigadão

csat

Olá,

Faça uma visita no site da ABUSAR.  Veja o endereço abaixo que tem muita informação sobre MODEMs.

http://www.abusar.org/manuais/indexmodems.html

Sucesso para você.

Csat
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086