Espetei VGA mas não abre o X!-(Resolvido)

Iniciado por Marcopolo, 19 de Outubro de 2007, 15:21

tópico anterior - próximo tópico

Marcopolo

Amigos, como eu já esperava, coloquei uma VGA espetada em slot PCI Ex 16x da nVídia GeForce 7300GT - 256 MB/128 Bits e não consegui entrar no modo gráfico(X). Estou com o monitor ligado a ela e só o Windows eu consegui instalar. Pelo Ubuntu, dei um sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg, mudei para nv, já que estava em vesa, mas mesmo assim não consegui nada. Estou usando(ainda) ou Ubuntu 7.04 e a máquina está com 1028 MB de meméria DDR-400.

Onde foi que eu errei? Peço uma ajuda a todos.

Aquele abraço,

marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

alexmatos

Citação de: Marcopolo online 19 de Outubro de 2007, 15:21
Amigos, como eu já esperava, coloquei uma VGA espetada em slot PCI Ex 16x da nVídia GeForce 7300GT - 256 MB/128 Bits e não consegui entrar no modo gráfico(X). Estou com o monitor ligado a ela e só o Windows eu consegui instalar. Pelo Ubuntu, dei um sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg, mudei para nv, já que estava em vesa, mas mesmo assim não consegui nada. Estou usando(ainda) ou Ubuntu 7.04 e a máquina está com 1028 MB de meméria DDR-400.

Aquele abraço,

marcopolo.

Instalou os drivers da nvidia? Deu o sudo nvidia-xconfig?

Marcopolo

Citação de: alexmatos online 19 de Outubro de 2007, 15:36
Citação de: Marcopolo online 19 de Outubro de 2007, 15:21

Aquele abraço,

marcopolo.

Instalou os drivers da nvidia? Deu o sudo nvidia-xconfig?

Não fiz essa parte, pq outro amigão me disse que era só espetar a "bichinha" que dava tudo certo, por ser uma versão relativamente nova.
Vc diz, eu dar esse comando no terminal?

Abs,

marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

clcampos

Experimentou o Gerenciador de Drives Restritos? Ou procurar no Synaptic pelos drives da nvidia?

Eu não tenho nVidia, então não sei falar, mas acho que é uma possibilidade.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Marcopolo

Citação de: clcampos online 19 de Outubro de 2007, 15:56
Experimentou o Gerenciador de Drives Restritos? Ou procurar no Synaptic pelos drives da nvidia?

Eu não tenho nVidia, então não sei falar, mas acho que é uma possibilidade.

Campos, como não estou entrando no X com essa placa, posso fazer com o monitor ligada na onboard/ Pq caso contrário, não consigo entrar no synapitic. Com a placa ligada, só posso entrar no console com o ctrl+alt+F1 e acho que não dá para fazer o que indicou.
Muito obrigado,

marcopolo.

clcampos

hehehe... foi mal, e é só mesmo com o apt-get que você conseguiria instalar os drives do repositório.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Marcopolo

Citação de: clcampos online 19 de Outubro de 2007, 16:16
hehehe... foi mal, e é só mesmo com o apt-get que você conseguiria instalar os drives do repositório.

Valeu muito, mano! Só em vc abrir o meu post e tentar ajudar, foi o máximo! Vou aguardar um poucio mais e tentar o que o Alex indicou.

muito obrigado pelo empenho,

Marcopolo.

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Marcopolo

Citação de: clcampos online 19 de Outubro de 2007, 16:39
Pra não dizer que realmente não tentei: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21081.msg114254.html#msg114254

Vc realmente é um amigão porrêtcha!! Vou dar uma olhada nesse link, sim!

Estou procurando muito no "pesquisar", além da ajuda de vcs online!

Abração,

marcopolo.

alexmatos

Citação de: Marcopolo online 19 de Outubro de 2007, 15:50
Não fiz essa parte, pq outro amigão me disse que era só espetar a "bichinha" que dava tudo certo, por ser uma versão relativamente nova.

Abs,

marcopolo.

É, digita isso no terminal e dá Enter. Depois reinicia o PC. Deve funcionar!

p.s.: Você já tinha uma NVidia instalada antes?

Marcopolo

Citação de: alexmatos online 19 de Outubro de 2007, 18:30

Abs,

marcopolo.

Olá, Alex! Desculpe-me responder só agora!
Em resposta à sua pergunda, digo-lhe que não, sobre outra placa. Eu apenas tinha uma VGA com GPU ATI onboard. Porisso que está dando essa káca toda!
Acho, pelo pouco que sei, que o sistema deveria reconhecer de imediato o novo hardware igual ao windows, o que realmente não aconteceu e dá esse problema todo. Posso abrir o console, mas não sei o comando a dar. Já fiz vários, mas não consegui êxito.

VGA de onboard>>>>>>>>>para PCI Ex, o que fazer?

Abs,

Marcopolo

alexmatos

Conforme eu falei, quando você abrir o console, digite o comando

sudo nvidia-xconfig

e em seguida reinicie o PC com

sudo reboot

Já tentou isso?

Marcopolo

Citação de: alexmatos online 19 de Outubro de 2007, 18:30

Abs,

marcopolo.

Não Alex! Eu estava com uma ATI onboard, ou seja, usando a GPU da mobo e agora comprei uma vga nVidia e não consugo abrir o gráfico. Qual será o comando para reconhecer isso?

Abs,

marcopolo.

alexmatos

Bom, Marcopolo, acho que está havendo uma falha de comunicação entre nós. Vou tentar ser o mais claro o possível, então.

Você estava usando uma placa da ATI onboard, desta forma, seu /etc/X11/xorg.conf estava configurado para o driver da ATI (o qual eu desconheço, mas não importa qual era). Agora que você adquiriu uma placa nova, o Ubuntu está tentando usar o driver da placa antiga na placa nova (o que não vai funcionar, visto que são de fabricantes diferentes).

O que você deve fazer, portanto, é instalar o driver da sua placa nova (que eu acredito que você já tenha feito) e depois você tem que dizer pro Ubuntu usar esse driver. Para fazer isso, conforme eu já disse, rode pelo terminal o comando:

sudo nvidia-xconfig

e depois reinicie o computador com

sudo reboot

Deve ser suficiente.

Marcopolo

Citação de: alexmatos online 20 de Outubro de 2007, 00:07
Bom, Marcopolo, acho que está havendo uma falha de comunicação entre nós. Vou tentar ser o mais claro o possível, então.

Você estava usando uma placa da ATI onboard, desta forma, seu /etc/X11/xorg.conf estava configurado para o driver da ATI (o qual eu desconheço, mas não importa qual era). Agora que você adquiriu uma placa nova, o Ubuntu está tentando usar o driver da placa antiga na placa nova (o que não vai funcionar, visto que são de fabricantes diferentes).

O que você deve fazer, portanto, é instalar o driver da sua placa nova (que eu acredito que você já tenha feito) e depois você tem que dizer pro Ubuntu usar esse driver. Para fazer isso, conforme eu já disse, rode pelo terminal o comando:

sudo nvidia-xconfig

e depois reinicie o computador com

sudo reboot

Deve ser suficiente.

Alex, é justamente isso que vc falou e como eu estou relatando desde o primeiro post. Agora; como eu posso instalar o driver que veio no cd, se o gráfico não abre? Depois do grub e carregando aquela barrinha, muda para a tela azul com aviso de êrro no driver. Dou ok em tudo e leva ao console, dou um reconfigure xserver-xrg, mas não aconteceu nada. O driver pode se colocar VESA(genérico) ou nv(nVidia) e mesmo assim não funfou.

Abs,
Marcopolo