meu modem naum funciona

Iniciado por Lagash, 14 de Outubro de 2007, 02:49

tópico anterior - próximo tópico

Lagash

bom eu tenho um modem smartlink...56kbps...e naum consigo faze-lo funcionar...tentei instalar u driver q veio nu cd q acompanha u pc...mas naum tinha u pack instalado....

sou iniciante in linux....alguem pod me ajudar ???

vlw galera ;)

alarcon

Citação de: Lagash online 14 de Outubro de 2007, 02:49
bom eu tenho um modem smartlink...56kbps...e naum consigo faze-lo funcionar...tentei instalar u driver q veio nu cd q acompanha u pc...mas naum tinha u pack instalado....

sou iniciante in linux....alguem pod me ajudar ???

vlw galera ;)

Se o Ubuntu que você us for o Ubuntu 7.04 Feisty, então veja este link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg141076.html#msg141076

baixe deste link o pacote chamado de modem-arquivos-v20.tar.gz pelo windows e leve para o linux e coloque na sua pasta de usuário dentro da home. Basta que no Ubunu você clique no Menu Locais > Pasta Pessoal e copie e cole ele aqui. Depois clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção extrair aqui. Será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v20, entre nela e veja os arquivos guia_instalação.pdf e Leia-me.txt que explica como você deve usar este pacote que fiz para ativar os modems que usam driver Smartlink.

CGaldino

Caro Lagash, em prol da preservação de um padrão idiomático o conclammo a ler o tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15090.0.html

Quanto ao modem é só seguir a recomendação do Guru do tema alarcon. O Meu Smartlink trabalha redondo no 6.06LTS Dapper graças a solução proposta por ele!

Grande abraço!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Lagash

bom...
eu fiz tudo que voces falaram, mas quando tento entra na internet, aparece uma mensagem dizendo que   u modem nao responde.

porque?

muito obrigado galera. ;)

alarcon

Citação de: Lagash online 20 de Outubro de 2007, 00:21
bom...
eu fiz tudo que voces falaram, mas quando tento entra na internet, aparece uma mensagem dizendo que   u modem nao responde.

porque?

muito obrigado galera. ;)

Bem se seu modem fosse um Smartlink este pacote resolveria o seu caso, mas há a possibilidade dele ser outro modem bem diferente do que você está pensando. Estou levando em consideração que você leu o arquivo guia_instalação.pdf e Leia-me.txt entendido e feito tudo que é pedido durante o processo de instalação do meu pacote para modems driver Smartlink.

Baixe o ScanModem deste link:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/scanModem.gz

descompacte ele clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhedo a opção extrair aqui.

depois dê permissão de execução para ele( chmod + x scanModem.sept07) pelo terminal

e execute assim: ./scanModem.sept07

cole aqui o resultado

Lagash

BOM...EU NAO CONSIGUI FAZER O SCAMMODEM FUNCIONAR, MAS NA SUA APOSTILA TEM UMA PARTE LA NU FIM, onde tem varios numeros para testar se o modem é smartlink.

bom eu testei e apareceu que meu modem era smartlink.

isso serve?

alarcon

Citação de: Lagash online 20 de Outubro de 2007, 22:04
BOM...EU NAO CONSIGUI FAZER O SCAMMODEM FUNCIONAR, MAS NA SUA APOSTILA TEM UMA PARTE LA NU FIM, onde tem varios numeros para testar se o modem é smartlink.

bom eu testei e apareceu que meu modem era smartlink.

isso serve?

Serve sim! ;D

Então vamos ver o que está falhando, mas antes me informe qual é a ID do seu modem.

Com a ID você usa este comando aqui no terminal ( Meu Aplicações > Acessórios > Terminal):

lspci -d xxxx:yyyy

e cola aqui o resultado dele também.

e mais estes comandos:

ps -aux | grep slmodemd

dmseg | grep slamr

lsmod

Shakmatton

Olá de novo, Alarcon. Primeiramente, muito obrigado pelas dicas.

Acabei de ajeitar o 7.10, ao que me parece tá rodando legal, mas depois de configurar o gnome-ppp, fiquei com algumas dúvidas (não, ainda não estou com acesso à internet...) :

Primeiro, em relação ao discador - uso Yahoo - , e no windows ele tem como número 23120208, por exemplo. Quero saber se isso deve se repetir no gnome-ppp, ou se tenho que colocar o código ddd do rio, ou seja, ficaria 02123120208 (apesar que lá nas configurações dele tem lá a opção de vc colocar ou não...). Pergunto isso porque estou obtendo como mensagem no log ao me conectar que Line is Busy (na versão beta do gutsy eu tinha conseguido essa mesmnagem de erro e às vezes, a mensagem era No carrier.

Segui o seu tutorial, e só. Fiz tudo certo, não tive mensagens de erro, o cd está ok, a instalação ok também, só não queria sair apelando pra qualquer outra solução, já que como sabemos, algumas pessoas com o mesmo problema conseguiram conectar tranquilamente...

Aguardo resposta. Obrigado de novo.

Jimi Hendrix

Lagash, não é por nada não mas siga atentamente as dicas do alarcon, ele foi o único que conseguiu fazer o meu modem funcionar no Xubuntu.
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

Citação de: Shakmatton online 21 de Outubro de 2007, 00:05
Olá de novo, Alarcon. Primeiramente, muito obrigado pelas dicas.

Acabei de ajeitar o 7.10, ao que me parece tá rodando legal, mas depois de configurar o gnome-ppp, fiquei com algumas dúvidas (não, ainda não estou com acesso à internet...) :

Primeiro, em relação ao discador - uso Yahoo - , e no windows ele tem como número 23120208, por exemplo. Quero saber se isso deve se repetir no gnome-ppp, ou se tenho que colocar o código ddd do rio, ou seja, ficaria 02123120208 (apesar que lá nas configurações dele tem lá a opção de vc colocar ou não...). Pergunto isso porque estou obtendo como mensagem no log ao me conectar que Line is Busy (na versão beta do gutsy eu tinha conseguido essa mesmnagem de erro e às vezes, a mensagem era No carrier.

Segui o seu tutorial, e só. Fiz tudo certo, não tive mensagens de erro, o cd está ok, a instalação ok também, só não queria sair apelando pra qualquer outra solução, já que como sabemos, algumas pessoas com o mesmo problema conseguiram conectar tranquilamente...

Aguardo resposta. Obrigado de novo.

Quando eu usava conexão discada só colocava o número do telefone, ou seja, sem DDD. Agora lembre-se que para usar os pacotes que fiz é necessário ter um modem que use o driver Smartlink, muitas vezes a informação do modem está errada aí você fica tentando usar o driver smartlink para um modem que não usa ele.

Certificado que o seu realmente usa o driver Smartlink use o pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v21.tar.gz que é para o Ubuntu 7.10, mas antes tente instalá-lo pelo gerenciador de drivers restritos que fica no menu Sistema > Administração, pois parece que agora os modems que usam o driver Smartlink podem ser instalados por aí. Caso não dê certo então utilize o meu pacote que se encontra aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg151647.html#msg151647

Caso você já seja usuário dos meus pacotes a forma de instalação é a mesma dos anteriores, senão não for, então baixe o arquivo em questão descompacte ele e na pasta criada por este processo tem dois arquivos ( guia_instalação.pdf e Leia-me.txt) que explica como usá-lo.

Shakmatton

bom, acontece que vc mesmo já me ajudou antes e, quando te passei certas configurações, vc disse que se tratava de um Motorola com suporte Smartlink, então tratei de usar seu pacote, e deppois de tudo, depois de teoricamente ter resolvido o mais difícil, faltou resolver estes pequenos probleminhas que já falei no meu post anterior.
O meu Ubuntu não detectou o winmodem automaticamente. Deveria me preocupar com isso ?

Bom, continuo na mesma. E agora ?

Obrigado.

alarcon

Citação de: Shakmatton online 21 de Outubro de 2007, 12:22
bom, acontece que vc mesmo já me ajudou antes e, quando te passei certas configurações, vc disse que se tratava de um Motorola com suporte Smartlink, então tratei de usar seu pacote, e deppois de tudo, depois de teoricamente ter resolvido o mais difícil, faltou resolver estes pequenos probleminhas que já falei no meu post anterior.
O meu Ubuntu não detectou o winmodem automaticamente. Deveria me preocupar com isso ?

Bom, continuo na mesma. E agora ?

Obrigado.

Você está com o Ubuntu 7.10 instalado certo?

Você usou algum dos pacotes que fiz?

Se usou qual o nome dele?

alarcon

Como você ainda não respondeu, vou falar mais uma coisa que você deve tentar.

No Ubuntu 7.10 Gutsy os drivers que usam o driver Smartlink agora são instalados automaticamente pelo gerenciador de drivers restritos ( Menu Sistema > Administração). Se depois de instalar e dar o boot no sistema ele não avisou sobre ativar o seu modem pelo gerenciador de driver restritos, pode ser que alguma coisa aí não esteja legal ou seu modem não é o que você diz que é.

Veja bem, você já disse que tentou os meus pacotes de forma correta e não deu certo. Você não falou nada que o sistema te avisou que detectou seu modem e irá ativá-lo, então não sei mais o que te dizer.

Veja que neste artigo aqui:

http://zumo.com.br/?p=1044

o autor fala de como o Gutsy ja ativou o seu modem motorola sm56 automaticamente.