Dica para configurar o layout do seu teclado no console

Iniciado por jbaojunior, 12 de Setembro de 2007, 15:46

tópico anterior - próximo tópico

jbaojunior

Eu fiz foi assim:

Fui no etc/defaut/console-setup
editei o arquivo nessa parte:
XKBMODEL="abnt2"
XKBLAYOUT="us_intl"

coloquei o us_intl.

Também editei o tipo de fonte

Coloquei também os pacotes da keymap que eu queria em /etc/console e em /etc/console-setup e renomei para o arquivo que estava ali: boottime.kmap.gz. No meu caso foi foi us-intl.iso15.kmap.gz.

uma coisa interessante que achei no forum:

Procure por "U.S. English Alternative International (former us_intl)" e coloque como padrão.
Que "Alternative" é esse?

Aqui uso "US English International (with dead keys)".

"Dead keys" é exatamente isso que você quer, teclar o acento e ele não inserir o acento, mas sim esperar que você tecle alguma letra para que só então ele insira a letra acentuada.

Eu uso o layout "US English" porque a disposição das teclas (ou seja, o "layout" das teclas no teclado) no meu notebook segue o padrão do US English e utilizo a variação "with deadkeys" porque quero que ao teclar um acento ele "espere por outra tecla" ao invés de inserir o símbolo do acento.

Se o seu teclado é em português a disposição das teclas é diferente do US English então você deve usar outro que corresponda ao seu teclado. Quanto aos acentos, o seu xorg já diz o porque do problema. Por algum motivo essa atualização resolveu dizer pro xorg que você não quer deadkeys
Código:
Option   "XkbVariant"   "nodeadkeys"
Você pode remover essa linha e provavelmente deve funcionar. Mas é mais fácil ir
Sistema>Preferências>Teclado>Disposição
e escolher um layout que corresponda ao seu teclado e que seja "with deadkeys".
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20784.0.html

Também  pode tentar:
Section "InputDevice"
        Identifier      "Generic Keyboard"
        Driver          "kbd"
        Option          "CoreKeyboard"
        Option          "XkbRules"      "xfree86"
        Option          "XkbModel"      "pc104"
        Option          "XkbLayout"     "us_intl"
EndSection

Nesse caso só mais para editar o layout
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,13784.0.html