Explique-me, por favor, as principais funções de um servidor.

Iniciado por DigoUnited, 04 de Setembro de 2007, 18:02

tópico anterior - próximo tópico

VB5

DigoUnited,

pensei que era apenas uma rede interna, mas mesmo que não seja é possível, sim. O FTP pode ser usado (você deve encontrar alguns servidores de FTP na lista do Synaptic), mas como seu IP não é fixo, é complicado. Você pode também instalar um servidor HTTP como o Apache, mas pela mesma razão não é simples. Você quer que o mundo todo tenha acesso ou somente alguns usuários/máquinas?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Esfinge

Sim, a solução é mixada colega, veja para compartilhar com a rede interna seria o que o clcampos falou, se for somente maquinas Linux, usar o NFS caso tenha outros sistemas usar o samba.

E para compartilhar para fora a solução mais elegante é o FTP ( digo isso pois adoro usar ftp )

Seria o seguinte, configure o NFS ou samba na sua rede local, não complique muito, por exemplo especifique uma única pasta compartilhada, no seu /home/usuario/diretorio_compartilhado e dentro dela haveria outras pastas.. isso para simplificar a segunda parte..

instale o proftp.. foi o que usei um tempo atrás.. tem até interface gráfica para configura-lo ( mas precisa instalar também )

agora configure-o para apontar para a pasta /home/usuario/diretorio_compartilhado do seu sistema NFS ou samba

agora vem a parte do FTP estar acessivel na net. use o sistema noip ou dyndns

é bem simples, você cria uma conta no serviço e instala um cliente que ira informar o endereço ip da sua maquina sempre que mudar, e o serviço ira apontar para sua maquina atraves de um dns exemplos ( seu_pc.no-ip.info )

eu ja usei e funciona, agora desculpa a resposta corrida mas tou morrendo de sono...

pesquise como fazer, não é difícil, mas vai precisar de um planejamento básico pra implementar.. se precisar avisa que poderemos ajudar  ;D

leandromdelima

Acho que esse tópico deveria ser fechado mesmo, tanto pela arrogância do autor:
Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 21:23
se tivesse como eu excluiria seu post, sobre ser humilde vou te contar uma historia de um concurso mundial sobre humildade
(...)
É por ter pessoas como vc neste forum que eu escrevi isto, o simples pedido de explicar foi para que viesse maior informação. E mesmo que eu fosse um usuario iniciante em informatica em geral não seria de ti que iria buscar algum conhecimento, tanto é que não irei fazer agora e não explicarei a você qual a finalidade do forum, porém se ainda quiser, te dou um curso de interpretação.. pra vc aprender a viver!!!

quanto pela sua preguiça:
Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 20:31
É isso mesmo, é pq acompanhei alguns foruns em que as pessoas mandam milhares de links sem falar nada, ai sabe, não dá aquela vontade de ler, ou até mais, parece que não estão interessados a ajudar. Diferente de tu, que ajudou.. vlws!!

Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

DigoUnited

Citação de: Esfinge online 04 de Setembro de 2007, 22:16
Sim, a solução é mixada colega, veja para compartilhar com a rede interna seria o que o clcampos falou, se for somente maquinas Linux, usar o NFS caso tenha outros sistemas usar o samba.

E para compartilhar para fora a solução mais elegante é o FTP ( digo isso pois adoro usar ftp )

Seria o seguinte, configure o NFS ou samba na sua rede local, não complique muito, por exemplo especifique uma única pasta compartilhada, no seu /home/usuario/diretorio_compartilhado e dentro dela haveria outras pastas.. isso para simplificar a segunda parte..

instale o proftp.. foi o que usei um tempo atrás.. tem até interface gráfica para configura-lo ( mas precisa instalar também )

agora configure-o para apontar para a pasta /home/usuario/diretorio_compartilhado do seu sistema NFS ou samba

agora vem a parte do FTP estar acessivel na net. use o sistema noip ou dyndns

é bem simples, você cria uma conta no serviço e instala um cliente que ira informar o endereço ip da sua maquina sempre que mudar, e o serviço ira apontar para sua maquina atraves de um dns exemplos ( seu_pc.no-ip.info )

eu ja usei e funciona, agora desculpa a resposta corrida mas tou morrendo de sono...

pesquise como fazer, não é difícil, mas vai precisar de um planejamento básico pra implementar.. se precisar avisa que poderemos ajudar  ;D

o ftp ta simplificando minha vida!
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Esfinge

Opa, que bom que gostou do FTP, realmente é uma ferramenta excelente, não é a toa que tem mais de 20 anos e ainda é usado ativamente.

So pra completar meu ultimo post, que digitei as pressas para correr para a cama  :P
vou explicar melhor:

Primeiro seria ajustar sua rede interna numa pasta local /home/usuario/pasta_compartilhada.
Depois de tudo resolvido e funcionando, vem a parte de ter um metodo simples para disponibilizar essa sua pasta compartilhada, e uma boa opção é o FTP, instale-o.. tem varios bons servidores, um deles é o proftp que está ainda em desenvolvimento ativo, agora configure-o de forma a apontar para sua pasta /home/usuario/pasta_compartilhada

Adicione os usuários e suas respectivas permissões, eu recomendo que não dê permissão de escrita ou modificação, caso tenha arquivos importantes, pois o ftp normal usa conexão padrão, que pode ser visível para outros.. assim alguem pode, interceptar uma conexão a sua maquina no momento em que está sendo efetuada e pegar usuário e senha.. mas isso é uma chance remota e acredito que você não precisa se preocupar com isso, mas caso seja necessário, você poderá abilitar o ssh do ftp que se torna o sftp ( secure file transfer protocol ).. mas apenas use se tiver realmente necessidade de um alto nível de segurança, estou informando apenas para você ter conhecimento.

Agora com o compartilhamento e o ftp funcionando vamos tornar o servidor FTP disponivel pela internet, é possivel o uso de 2 serviços, o dyndns.. que não conheço, por isso não vou falar, e o no-ip. O que esses dois serviços fazem, de forma resumida é: Cria um dns para você, e atribui a ele seu endereço ip, mesmo que seja dinamico, isso é capaz após instalar um cliente na sua maquina, que informa ao seu dns onde você esta ( seu numero ip ).. assim, seu dns fica atualizado e pronto para direcionar as requisições para a maquina.

É isso, desculpa a resposta longa, é que me senti em debito por ter sido tão vago no tópico anterior.

zetto33

Não tem problema que o modem seja roteado, basta acessá-lo (vai ter que procurar no manual dele para saber como, o pai dos sites -- na minha opnião -- para isto é http://www.abusar.org/) e liberar as portas na NAT (Virtual Server).

Vale informar que terá de desmarcar a opção em que o roteador funciona como um dhcp server e setar os ips das máquinas de sua LAN manualmente (por mais que seja apenas 1), apontando tanto o dns como gateway para o ip do roteador.