Explique-me, por favor, as principais funções de um servidor.

Iniciado por DigoUnited, 04 de Setembro de 2007, 18:02

tópico anterior - próximo tópico

DigoUnited

Quando se fala em Sistema Operacional Server, o que se entende com isso? O que muda de um Desktop normal?
Meu pc não é um servidor ( com mais de 1 processador etc..) posso instalar o Ubuntu server nele mesmo assim?

O que ganh com isso? O que perco? O que posso fazer com um servidor?

PS. Por favor somente linkar outros topicos depois de postar alguma informação ou resposta, ai sim, para complementar sua resposta

Obrigado!
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

VB5

DigoUnited,

por favor, remova os pontos de exclamação ddo título, senão parece que você está dando uma ordem e não perguntando...  ;)

Um servidor é um computador dedicado que disponibiliza serviços (como HTTP, FTP, correio, etc.) para os usuários que o acessam remotamente. Se você está falando de seu micro pessoal, não vejo motivo para instalar um versão "server".

Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 18:02

PS. Por favor somente linkar outros topicos depois de postar alguma informação ou resposta, ai sim, para complementar sua resposta

Obrigado!

Essa eu não entendi...  ??? Soa com se você estivesse especificando a forma pela qual deseja que a ajuda seja fornecida... mas imagino que seja só um mal-entendido.  ;)

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

DigoUnited

Citação de: VB5 online 04 de Setembro de 2007, 19:42
DigoUnited,

por favor, remova os pontos de exclamação ddo título, senão parece que você está dando uma ordem e não perguntando...  ;)

Um servidor é um computador dedicado que disponibiliza serviços (como HTTP, FTP, correio, etc.) para os usuários que o acessam remotamente. Se você está falando de seu micro pessoal, não vejo motivo para instalar um versão "server".

Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 18:02

Obrigado!

Essa eu não entendi...  ??? Soa com se você estivesse especificando a forma pela qual deseja que a ajuda seja fornecida... mas imagino que seja só um mal-entendido.  ;)

VB5

É isso mesmo, é pq acompanhei alguns foruns em que as pessoas mandam milhares de links sem falar nada, ai sabe, não dá aquela vontade de ler, ou até mais, parece que não estão interessados a ajudar. Diferente de tu, que ajudou.. vlws!!
Rodrigo Oliveira™

DigoUnited

Rodrigo Oliveira™

clcampos

Citação de: VB5 online 04 de Setembro de 2007, 19:42

VB5

VB5, li o tópico e entendi o mesmo que você, preferi nem responder, e ai você já viu né, agora tem que se ajudar, no tempo das pessoas (como já aconteceu no fórum) e ainda da forma como querem.

Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 20:31
É isso mesmo, é pq acompanhei alguns foruns em que as pessoas mandam milhares de links sem falar nada, ai sabe, não dá aquela vontade de ler, ou até mais, parece que não estão interessados a ajudar. Diferente de tu, que ajudou.. vlws!!

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

Citação de: DigoUnited online 04 de Setembro de 2007, 20:31

DigoUnited,

fico feliz em saber que pude ajudar. Não sei de  outros fóruns, mas posso lhe garantir que neste as pessoas têm o maior interesse em ajudar. Porém, ajudar nem sempre significa oferecer a resposta pronta, mesmo porque nem sempre alguém a tem. Quando alguém lhe passa um link, está ajudando até mais, porque o ajudará a compreender melhor o que está fazendo e por quê. Ler muito é indispensável para aprender qualquer coisa, e o Linux não é exceção.

Se tiver mais alguma dúvida, estaremos aqui! Boa sorte!...

VB5

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Esfinge

CitarO que ganh com isso? O que perco? O que posso fazer com um servidor?

Respondendo essa pergunta especifica de modo simples.

O que ganha? Para você que é desktop user.. nada!

O que perco? Desempenho no seu desktop! um kernel de servidor é diferente do kernel dedesktop, ele é otimizado para tal uso, ou seja carrega módulos que são desnecessários para um desktop o que leva a consumir mais memória, e outro fator é que as latencias são menores mas os processos são executados com um pid maior, para evitar saturar o processador com um único processo, isso da uma grande perda de performance em uso no desktop

O que posso fazer com um servidor?

Já foi respondido.

DigoUnited

Citação de: Gustavo_figueiredo online 04 de Setembro de 2007, 21:14
DigoUnited

Pelo que li vc esta começando na informática agora né .... pois nem sabe a diferença entre um servidor e um desktop .... quando se pede uma ajuda e vc é ajudado, vc tem de extrair o máximo de que foi postado mesmo que for um link.... seja um pouco mais humilde ...

P.S. Vc tem cara de ser usuario de ruindows !!!!!   Não estrague nosso fórum.

===

se tivesse como eu excluiria seu post, sobre ser humilde vou te contar uma historia de um concurso mundial sobre humildade:

Tinha sido lançado um concurso para descobrir a pessoa mais humilde do mundo...... varias pessoas se inscreveram e nenhuma delas, logicamente, ganhou, porém um senhor de idade que não tinha nem se inscrito ganhou o premio, e a cidade de orgulhou sobremodo dele, pois tinha ganho um premio formidavel; o da pessoa mais humilde do mundo. Um mês após receber o trofeu ele foi deposto do titulo que outrora alcançara pelo simples falo: TINHA ACEITO O TROFEU

É por ter pessoas como vc neste forum que eu escrevi isto, o simples pedido de explicar foi para que viesse maior informação. E mesmo que eu fosse um usuario iniciante em informatica em geral não seria de ti que iria buscar algum conhecimento, tanto é que não irei fazer agora e não explicarei a você qual a finalidade do forum, porém se ainda quiser, te dou um curso de interpretação.. pra vc aprender a viver!!!
Rodrigo Oliveira™

DigoUnited

Citação de: Esfinge online 04 de Setembro de 2007, 21:05
CitarO que ganh com isso? O que perco? O que posso fazer com um servidor?

Respondendo essa pergunta especifica de modo simples.

O que ganha? Para você que é desktop user.. nada!

O que perco? Desempenho no seu desktop! um kernel de servidor é diferente do kernel dedesktop, ele é otimizado para tal uso, ou seja carrega módulos que são desnecessários para um desktop o que leva a consumir mais memória, e outro fator é que as latencias são menores mas os processos são executados com um pid maior, para evitar saturar o processador com um único processo, isso da uma grande perda de performance em uso no desktop

O que posso fazer com um servidor?

Já foi respondido.

Vlws, muito bem.. agora compreendi qual a diferença.... é que eu tava pensando em centralizar arquivos da minha rede local aqui em um desktop pra nao ter q comprar outra maq, ai queria saber se com o simples "instalar" de um SO server eu conseguiria isso!  vlws..

ahhhh, tem ourto jeito de fazer isso?
Rodrigo Oliveira™

Esfinge

Claro! não é necessário ter um SO server para servir arquivos, no seu próprio desktop poderia faze-lo, os modos que conheço são através de FTP ou HTTP com página web em php para listar os diretórios ( tem uma limitação no tamanho dos arquivos para a transferência em php ), mas ambos são um pouco complicados de fazer funcionar.

Mas acredito que logo alguem virá te informar um modo mais fácil, como o compartilhamento de pastas usando o samba.. mas nunca o usei portanto melhor não falar  :P

Boa sorte  ;)

Edit: Por favor não discutam ou o tópico poderá ser trancado.

clcampos

Citação de: Esfinge online 04 de Setembro de 2007, 21:41
Claro! não é necessário ter um SO server para servir arquivos, no seu próprio desktop poderia faze-lo, os modos que conheço são através de FTP ou HTTP com página web em php para listar os diretórios ( tem uma limitação no tamanho dos arquivos para a transferência em php ), mas ambos são um pouco complicados de fazer funcionar.

Mas acredito que logo alguem virá te informar um modo mais fácil, como o compartilhamento de pastas usando o samba.. mas nunca o usei portanto melhor não falar  :P

Boa sorte  ;)

Esfinge dependendo das necessidades,  como compartilhamento de arquivos, não acha melhor as hipóteses abaixo?

• Linux X Linux: usar o NFS
  • Linux X Windows: usar o Samba

Não acha que seria melhor?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DigoUnited

Boa sorte  ;)

o ftp eu ja até tentei, mas acho que por não saber configurar não deu certo, pra dentro da rede mesmo ja não deu. O prob acho qe foi o router, mas como to pensando em hospedar arquivos aqui para serem acessados de fora talvez seja uma boa eu aprender a configurar direitinho, segui varios tutoriais e nunca deu certo. Mas estudar sempre é bom, vou caçar.. vlw pela ajuda!
Rodrigo Oliveira™

VB5

Pessoal,
desse jeito este tópico vai ser mandado para Alcatraz logo,logo... aqui não é o lugar para isso. Lugar de "flame wars" é em fórum de joguinhos adolescentes, se é que alguém gosta desse bate-boca.

DigoUnited,
você pode sim centralizar arquivos em um computador da rede sem que ele seja servidor, mesmo entre Linux e Windows. Se quiser mais detalhes, podemos discutir o assunto.

Gustavo, por favor: você é livre para discordar, mas não é necessário que seja dessa forma.Vamos manter o nível!...

VB5

DigoUnited

Citação de: clcampos online 04 de Setembro de 2007, 21:48

Boa sorte  ;)

Esfinge dependendo das necessidades,  como compartilhamento de arquivos, não acha melhor as hipóteses abaixo?

• Linux X Linux: usar o NFS
  • Linux X Windows: usar o Samba

Não acha que seria melhor?

"Esfinge" ?
o que vem a ser?

e sobre o que quero guardar aqui, talvez rompa a barreira da minha rede, quero guardar arquivos para poderem ser acessados de fora!!!

Rodrigo Oliveira™

DigoUnited

Citação de: VB5 online 04 de Setembro de 2007, 21:51

DigoUnited,
você pode sim centralizar arquivos em um computador da rede sem que ele seja servidor, mesmo entre Linux e Windows. Se quiser mais detalhes, podemos discutir o assunto.

Entendi e aceito, vamos discutir isso, quero aprender... quero algo assim:

*Guardar arquivos aqui para serem acessados de qualquer lugar, com usuario e senha, se possivel queria ter o controle de acessos, a ideia do ftp me atrai, porém aqui em casa é modem roteado, e mesmo direcionando as portas nunca deu certo. Qual programa FTP para linux seria o mais indicado?
Rodrigo Oliveira™