Executar um script como root

Iniciado por hraposo, 28 de Agosto de 2007, 17:51

tópico anterior - próximo tópico

hraposo

Fiz um script. Agora o que eu aueria que me ajudassem, é quando faço duplo clique e digo executar na consola, que esse script roodasse como root... o  que não acontece.
Que comandos devo colocar no início do script para ele rodar como root?

clcampos

No console (claro aqui que estando no diretório do script):

$ sudo ./script

No ambiente gráfico, no comando do lançador coloque antes do nome do script um gksudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

hraposo

Não é bem isso que eu queria.
Queria que o script tive-se um comando, que quando faço duplo clique no script e escolho executar na consola, ele abrisse uma consola em modo root e corresse automaticamente.

clcampos

Bem, eu nunca fiz isto, mas já li aqui no fórum e te recomendo a pesquisar aqui sobre o xterm. De qualquer forma para que ele rode como root você terá que autenticar-se usando as técnicas já apresentadas no outro post, pois se fosse possível chamar um terminal com poderes de root sem a autenticação a segurança estaria quebrada.

Neste caso acho que você tem duas alternativas:

• Fazer exatamente como no outro post, e já chamar a primeira rotina com o sudo (ou gksudo), assim qualquer coisa chamada por ela já teria poderes de root, ou
  • Dentro da rotina fazer a chamada do novo console (exemplo: sudo xterm), mas ai de qualquer forma teria que se autenticar  colocando a senha do usuário quando solicitado.

Espero ter acertado agora.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

Citação de: hraposo online 29 de Agosto de 2007, 04:22
Não é bem isso que eu queria.
Queria que o script tive-se um comando, que quando faço duplo clique no script e escolho executar na consola, ele abrisse uma consola em modo root e corresse automaticamente.

Como seria este seu script para ajudar melhor, mas acho que deveria ser algo assim:

xterm -T Root -bg white -fg black -cr red -ls -e sudo -s

por exemplo, para chamar o gedit via root no terminal:

xterm -T Root -bg white -fg black -cr red -ls -e sudo -s gedit &

mas para saber melhor teria de ver como está seu script.

Mas o básico é isso, vai ser chamado o xterm que vai pedir a senha root.