Proteção em escola.

Iniciado por mammuthix, 25 de Agosto de 2007, 14:26

tópico anterior - próximo tópico

mammuthix

Olá pessoal!

Bom, é com muita felicidade que venho aqui dizer que peguei um projetinho pequeno mas que é bem legal. Vou montar um laboratório pra um colégio com 10 computadores. Os computadores são novos, recém-comprados, vão chegar essa semana. Mas não há verba para comprar licenças Micro$oft de Windows, Office etc. Então a idéia de Linux com OpenOffice por exemplo cai com uma luva!

Queria saber dos amigos se o Ubuntu conseguiria suprir essas necessidades. Preciso apenas de uma rede que tenha Internet, um pacote de apliativos tipo Office (no caso OpenOffice). A mair dificuldade que vejo é de colocar um esquema de proteção para que o aluno não "zoe" o sistema... trocar papel de parede, apagar coisa que não deve, fuçar etc... existe alguma coisa que proteja isso ou que volte pra alguma configuração pré-determinada após o boot?

Estou muito contente com esse projeto, é pequeno mas me sinto bem em poder estar planejando. A escola tem ADSL Speedy, vou ver se consigo rotear o modem pra jogar tudo pros hubs... no caso de precisar montar servidor de arquivos ou de Internet, algum segredo ou especificação?

Agradeço muito qualquer ajuda! Obrigado!

AquaMan

mammuthix,
infelizmente não posso ajudá-lo porque sou novato no Linux, e entendo pouco do assunto.

Mas tô deixando esse post aqui pra te dar os parabéns, pela iniciativa e pela oportunidade que tens na mão! Com certeza achaste uma ótima solução para esse desafio.

Vou ficar acompanhando o tópico...
Abraços e sucesso!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

alexmgarcia

Quem me dera também ter um projecto desses.  ;D

Quanto a protecção, o utilizador apenas poderá mexer na sua home e mais nada.
Podes proteger quanto a isso do wallpaper, mas tens que criar um directório para o utilizador poder escrever dados.

s4suk3

Eu me lembro de ter visto isso em algum lugar, era uma configuração que você fazia, que o sistema funcionava como um live-cd, toda vez que iniciava ele voltava tudo ao padrão, e tinha uma opção para você modificar as coisas para outra configuração, e salvar a mesma =)
Não tenho mais o link, mas de qualquer maneira, tem o meu apoio =)
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

logan-814

Pelo que sei de linux, o ubuntu 7.04 serve perfeitamente afinal linux serve para tudo...

Cumprimentos,

Esfinge

Quanto a alguns recursos de segura, você faz o seguinte:

Instale o sistema normalmente, agora você terá duas contas uma root e outra usuário com privilégios root através do sudo, agora vá em Sistema > Administração > Usuários e Grupos, agora adicionar novo usuário, na aba privilégios de usuário altere as opções conforme achar necessário.

Agora esse usuario será criado com opções limitadas e sem acesso a root, então se você quer impedir a mudança ou customização do sistema eu sei de um modo "grosso" de fazer... entre com sua conta de usuario e altere as permissões dos arquivos de configuração do usuário dos alunos impedindo a escritura assim vai dar um erro toda vez que o sistema tente escrever algo... mas não sei se vai funcionar 100%

tipo as pastas são:

/home/aluno1/.gconf .gconf2 .local .nautilus ... e outras

desculpa a desorganização, to com pressa ... depois tento explicar melhor..

samuelbh

Citação de: s4suk3 online 25 de Agosto de 2007, 15:44
Eu me lembro de ter visto isso em algum lugar, era uma configuração que você fazia, que o sistema funcionava como um live-cd, toda vez que iniciava ele voltava tudo ao padrão, e tinha uma opção para você modificar as coisas para outra configuração, e salvar a mesma =)
Não tenho mais o link, mas de qualquer maneira, tem o meu apoio =)

Também já vi um link falando sobre isso, acho que seria a solução ideal para o seu caso, ja que o usuario poderia detonar o sistema e um simples reboot retornaria ao que era antes. Acho que só o Google pra te ajudar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

mailsonlira

Aqui está o link que todos estão falando:
Criando um "computador público" usando o UnionFS

Esse artigo ensina a fazer um computador público onde qualquer alteração feita por um usuário normal e sem privilégios não é mantida pelo sistema. Ou seja: o aluno pode até trocar o papel de parede e zoar o sistema mas ao reiniciar as configurações voltam ao normal.
O único usuário que pode alterar e manter essas alterações é o root. Não li o artigo todo mas deve ser bem simples.

samuelbh

Citação de: mailsonlira online 28 de Agosto de 2007, 16:35
Aqui está o link que todos estão falando:
Criando um "computador público" usando o UnionFS

Esse artigo ensina a fazer um computador público onde qualquer alteração feita por um usuário normal e sem privilégios não é mantida pelo sistema. Ou seja: o aluno pode até trocar o papel de parede e zoar o sistema mas ao reiniciar as configurações voltam ao normal.
O único usuário que pode alterar e manter essas alterações é o root. Não li o artigo todo mas deve ser bem simples.

Obrigado pelo link mailsonlira!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

silvioalvim

Desculpe escrever em um tópico tão antigo, mas é que tenho um problema semelhante, e seguindo as instruções do link até consegui personalizar o Ubuntu 8.04, para agir dessa forma. O problema é que depois disso a rede sem fio parou de funcionar, e quando clico no botão de desligar, o sistema simplesmente trava! Tinha configurado para inicializar sem senha, agora está pedindo senha... e dá uma mensagem de erro do HAL na incialização.
Alguém sabe outra solução para uso em laboratórios, similar a essa? Ou pelo menos que possa ajudar nos erros que estão acontecendo?