Qual a sua Idade? Desde quando usa Computador ou algo parecido?

Iniciado por zoroastro, 05 de Agosto de 2007, 15:24

tópico anterior - próximo tópico

vinicius_aleao

Tenho 29 anos, uso computador desde os 14, mais ou menos. O primeiro foi um K6-2, 66Mhz e HD de 500MB!  ;D Também joguei Doom nessa máquina, e morria de inveja de um amigo meu que tinha o novíssimo Pentium 100MHz e jogava Quake com excelente qualidade. Conheci o Linux só em 2006, o Kurumim, por intermédio de um amigo meu. Comecei com o Ubuntu no fim de 2006, mas só abandonei o Windows em abril de 2007, com a chegada do Feisty Fawn, que resolveu os problemas da versão anterior.

Abraços!

alessandronp

Bem vamos la eu tenho 31 anos, meu primeiro contato com um pc ou algo parecido foi com um MSX, mais ou menos no ano de 1993, depois em 1995 fiz um curso de informatica onde tive contato com o sistema operacional DOS, Editor de texto- Wordstar, Planilha de calculos- Lotus 123, Programação- Basic; Nessa escola eu tive contato com 386 DX 33 sem hd e com diskettes não me recordo o nome mas era aqueles maiores o de 5, alguma coisa.

Eu so fui adquirir o meu primeiro computador em 1996, era um 386 DX 66, usava o DOS, depois passei para um 486 DX100 esse ja consegui instalar o Windows 95 e depois o 98, fiquei um bom tempo com esse com esse pc o 486.

Meu primeiro contato com linux foi com o Kurumim 4.0, mas não usei muito por que meu pc era muito lento para ele. Mas em 2005 eu comprei outro PC um Celeron 2,66 com 512 de memoria 80 de HD, nesse eu ja instalei o windows XP com o kurumin 7 em dual boot.

A 1 ano e meio eu estou com um pentium dual core 3.2, 2 gigas de memoria, com o ubuntu 9.04 instalado, funcionando quase tudo, so não consigo fazer o som da minha placa de tv funcionar. Mas to feliz da vida por que consegui me livrar do Windows.

alessandronp

Sera que isso me candidataria a liga dos Dinos ? Um Dino Junior  ;D ;D ;D

Pedru

Tenho 13 anos  :-[

Meus primeiros contatos foram em PCs até que antigos, rodando o Windows 95 ou 98... Mas sempre gostava de jogar no PC...
Em 2005 me aproximei mais de computadores... Mais ou menos em 2006 ganhei um PC bem legalzinho só pra mim! AMD Sempron 2600+ com 256 MB de RAM, que, em algum tempo virou 1 GB de RAM... 1 HD simples de 80 GB e outro de 40 GB... uma placa de vídeo Nvidia GeForce FX 5200 com 256 MB...

Mas recentemente ganhei um PC melhor ainda! :) Intel Core 2 Duo E7400, 4 GB de RAM, 500 GB de HD e uma placa ATI Radeon HD 4650 1GB... :)

Como o PC é novo, ainda não instalei Ubuntu nele... Mas o cara da loja foi bonzinho e deixou 175 GB pro Windows XP e o resto sem partição nenhuma... Ou seja, tenho mais de 300 GB pra aproveitar...

sboorbou

Tenho 26 anos,

Comecei a jogar usar o computador em meados de 1994, na época estavam em vias de lançar o win95... meu vizinho tinha um 486 com DOOM e Stunts.. e alguns outros jogos que não me marcaram tanto....
Muitos aliens mortos depois e centenas de carros destruidos ganhei meu 1 pc, um pentium I 100 MHz com 16 MB de ram e sem kit multimidia!! aheaheaheha
Muitos nascar racing, DOOM, stunts, ( se num me engano ) secrets of monk sland, principe of percia e Duken Nuken depois comecei a a fazer um tecnico em informática (lá na minha cidadezinha do interiro de RS ), se não me engano já tinha 15 anos.
Ainda no mesmo ano arrumei meu 1º emprego com um de meus professores, fui dar aula na escola de informatica que ele tinha...
nessa época (1998) half Life era o Hit do momento, na escola de informática tive a oportunidade de mexer em muitos 386 486 e até um XT de um cliente, com direito a terminal monocromatico e tudo... na mesma época conheci o conectiva e adorei saber de um software que tinha os joguinhos gratis!!!
em 2002 fui para o setor de TI do quartel, onde tive mais experiências com linux, mas nada alem de olhar e perguntar... ja tinha alguem que lidava com ele... e como esse num tinha jogo, num me interessei muito.
depois de 1 ano ( e muito CS e DoD depois ) voltei a trabalhar no meu 1º emprego dando aulas novamente e comecei a trabalhar no setor de TI da prefa de minha cidadezinha do interior....
Por sinal, o melhor chefe que ja tive e que ja ouvi falar foi nessa época... Gente muito boa mesmo!! queria poder trabalhar com ele novamente......
já em 2003 comecei a dar aulas em outra escola, alternando entre a 1º e esta nova na semama a noite, e a prefa de dia....
em 2006 voltei a usar linux ( por curiosidade ) e comecei a trabalhar com suporte
de lá pra cá tenho trabalhado com suporte e aprendendo cada vez mais sobre linux.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

alexcar

Tenho  60 anos.
Comecei trabalhando num IBM 1401 com o absurdo de 16Kb de memória em 1970, programava em Autocoder, depois passei para um IBM /360 programando em Cobol, programei também em Assembler, RPG, PLI e Fortran. Depois um /370, 4341, 3031, 4381, 3390.................. passei por um /3 aquele com cartão de 96 colunas e outras coisas mais como os Cobra,  Digital, Univac e Burroughs.

Mas minha primeira experiencia foi num DGT1000 lá pelos idos de 1966 que me foi emprestado por um amigo de meu pai para eu jogar xadrez usando como monitor uma televisão, cheguei a fazer alguns programas simples mas não me lembro a linguagem, usei também um TK alguma coisa.

Profissionalmente o primeiro contato com a microinformática foi em 1982, num CP500 da Scopus eu acho. Ai eu trabalhei com Basic e depois Clipper, desde então já usei de tudo que se pode imaginar, DOS, Windows, UNIX e etc.

A uns dias comprei um Netbook Acer Aspire One, ele veio com o Windows Vista Basic, depois que um amigo me falou maravilhas aí eu resolvi instalar o Ubuntu e esta é a minha primeira experiencia.
Depois de velho estou apanhando pacas com a instalação dos efeitos especiais, por isto cheguei a este Forum.

Aproveitando se alguém puder me ajudar meu problema ẽ que eu jã consegui configurar minha placa para ceitar a resolução de 1366x768 mas não consigo ativar os efeitos visuais, está dando a mensagem (Efeitos visuais não puderam ser habilitados)

Um abraço a todos
Alexcar

sboorbou

Citação de: alexcar online 21 de Dezembro de 2009, 21:27
A uns dias comprei um Netbook Acer Aspire One, ele veio com o Windows Vista Basic, depois que um amigo me falou maravilhas aí eu resolvi instalar o Ubuntu e esta é a minha primeira experiencia.
Depois de velho estou apanhando pacas com a instalação dos efeitos especiais, por isto cheguei a este Forum.

Aproveitando se alguém puder me ajudar meu problema ẽ que eu jã consegui configurar minha placa para ceitar a resolução de 1366x768 mas não consigo ativar os efeitos visuais, está dando a mensagem (Efeitos visuais não puderam ser habilitados)

Um abraço a todos
Alexcar

Coloca o link de seu topico que eu tento te ajudar.... só para mantermos este tópico no assunto desejado!!!
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

rsmb

Tenho 31 anos. Meu contato com a informática se deu com o CP500 e o Sistema 600 aos 11 anos.
Em 1989, tive a felicidade de ingressar num colégio, em que havia informática como matéria comum.
Criávamos alguns programinhas básicos via DOS rodando discos 5 1/4.

Infelizmente, minha situação financeira não permitiu que eu comprasse minha própria máquina até os 20 anos, época do Windows 98. Antes, só podia usar computador na casa dos amigos. Então, apesar do contato precoce, não me tornei nenhum hacker. Cheguei a trabalhar como instrutor de informática, mas como a remuneração não era das melhores, não segui trabalhando na área.

Só no início de 2009 é que migrei para o Linux, via Ubuntu. Hoje utilizo Ubuntu, Mandriva e openSUSE, todos em ambiente XFCE, meu preferido.

JFMMão de Ferro

Tenho 64 anos, o meu pensamento e a minha ideia destas máquinas começou pela leitura de ficção científica, e por volta dos meus trinta apareceu o Spectrum 28K ligava a uma tv ou ecrã de fósforo verde com leitor de cassetes para carregar programas ou leitor de discos de 3" com o qual cheguei a trabalhar com dois leitores e um programa de controlo de estoques e facturação, mas com um TK47 tinha uma cassete emuladora, copiava muitos programas que apareciam listagens em Basic

Depois já com tipo PC em Dos gostava de fazer batch gostava imenso de trabalhar com o DBase II - III - IV copiava muitos programas que apareciam listagens para o DBase, tendo aprendido alguma coisa

A seguir apanhei o Windows 3 o 95 julgo que depois fiquei em XP até hoje, e que ainda está noutra máquina, essencialmente trabalhei muito com a folha de cálculo Excel

Há cerca de dois anos estou em Linux comecei em 2008 com o 7.04 - 7.10 agora com o 8.04.3

Como já tinha a minha profissão definida como reparador e ensaiador de bombas injectoras Diesel fiz algumas aplicações, nada de especial para este tipo de material em Dbase, agora como reformado resolvi vir para o Linux com alguma influência do meu filho que está ligado à electrónica informática e me deu o primeiro CD com o 7.04
Apanhei muita porrada para começar com este novo sistema tendo-me valido este fórum e as grandes ajudas que me foram prestadas, ainda hoje tenho alguns problemas que nunca consegui solução desde o início como uma rede caseira tinha a opção de arranque automático a trabalhar por um erro que tive nunca mais trabalhou, o visionar de vídeos pelo youtube somente consigo ver seguido por repetição.
E aqui está a minha história com o mundo do computador

João Fernando Machado Mão de Ferro

kahuemm

aaa.. eu comecei no mundo da informática em 1994 quando tinha só dois anos de idade (agora tenho 17 em junho faço 18 o/) num curso para crianças de mac que tinha aqui na minha cidade, dai quando eu tinha 6 anos minha mãe comprou um computador aqui pra casa, eu era o único da minha sala no colégio a ter um!! e quando eu tinha 12 anos descobri o linux  :'( chega me emociono, foi amor a primeira vista!  :D comecei usando o ubuntu que nem era tão bom quanto hoje (claro), usei um monte de derivações dele, usei o gentoo,  o slax, kurumin, debian e hoje estou usando o ubuntu 9.10 com o xfce :D

Rvos

Vamos lá...

Tenho 25 anos, utilizo computador desde os meus 8 anos, quando ganhei um IBM Value Point com Windows 3.x (não me pergunte especificações técnicas, pois era muito leigo na época, e o vendi logo) usado com um ótimo problema no plug do teclado. Resolvi-o, afundando tudo... rss.
Depois ganhei um pentium 100Mhz com turbo, e fui ganhando conhecimento, até que em 1998 montei a máquina dos meus sonhos (Pentium MMX 233, placa mãe Soyo black diamond, 128 de ram (depois 256), hd de 10GB, placa de som Creative, vídeo Voodoo 2, um canhão para a época que até um ano atrás funcionava perfeitamente com o XP), depois fui passando por diversas máquinas, até as que tenho hoje que é um Desk Athlon X2 4200, Geforce 9600GT, 2 GB de ram em dual e um Net HP Mini 1033CL. Passei por quase todos os SO da Microsoft, inclusive o Microsoft BOB (hauahuahua, interface gráfica diferenciada para o W95... uma verdadeira porcaria, mas era engraçado). Conheci o linux de verdade a dois mês, pois era avesso total ao sistema, não queria nem ver, quanto mais utilizar, coisa que me arrependo hoje, e hoje é ao contrário, não consigo mais utilizar o Windows sem pensar como o Linux é melhor...e estão em meus dois computadores (9.10).

Abraços.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Becker

Tenho 55 anos.
Uso microcomputador, desde 1985.
Na época do lançamento do TK 85 da linha sinclair (versão produzida no Brasil), com somente 16 k de memória, e se não me engano era de 8 bits.
Tinha até um jogo de xadrez que era muito bom, com uma ótima inteligência artificial.
Era um pequeno micro que se conectava na antena da TV.
Tinha o basic residente no teclado, bastava apertar uma tecla ou combinação de teclas (teclado multifunção, todas as teclas tinha inúmeras funções), de fácil uso.

Apesar da pouca memória, considerando os padrões de hoje, era um micro muito bom, rodava os programas com uma rápidez melhor que nos dias de hoje.
Conseguia rodar aplicativos do tipo planilha, jogos e muita coisa boa.
Na época existiam revistas, que vinham com o código fonte dos programas.
O Micro também possibilitava gravar programas em linguagem de máquina, e assim os programas ocupavam poucos k, e ficavam ainda mais rápidos.
A gravação era feita em fita cassete, e existiam softwares a venda por este meio.
Este meu micro não tinha som, mas dava para emular via software, e no altofalante da TV saiam alguns sons.
Quando me lembro de tudo que fazia neste micro, fico refletindo sobre os micros de hoje, que são devoradores de memória ram, e algo me parece estar errado nos Pcs, (Ibm e microsoft), pois de certa forma ocorreu uma involução por força do monopólio da Intel e da Microsoft.

emersongcst

Boas a todos;
Satisfação inenarravel estar aqui com voces!

- Se me lembro bem minha primeira experiencia com a computação de dados e interação foi num TK86; (aqueles em que usavamos um gravador de fita cassete para armazenar o programa).
- Como os mais velhos aqui, acredito que as experiencias sejam semelhantes; na epoca em que comecei o curso de ciencia da computacao em 1993, tava aparecendo o win 3.11 (se nao me falhe a memoria), e haviam os com sistema OS. Me lembro q na epoca, tinhamos que carregar aqueles discos de alta densidade para carregar os sistemas e assim compilar os programas (q na epoca eram Pascal e cobol).
- Logo consegui um 386 e depois um 486 de 66hz onde ja rodava o famoso Doom. (noites sem dormir...).
- Bom, os pcs foram evoluindo, mas meu primeiro contato com linux foi numa revista em que li uma materia do Red Hat. Nao me lembro bem qdo, um amigo me mostrou um Mandrake (esta certo isso?), ou algo assim e em seguida me trouxe um Kurumim. So que na epoca eu ja trabalhava como desenhista e nao rodava Autocad ou Rhino com estes sistemas.
- Alguns anos atras voltei a estudar e curso engenharia e devido a alguns softwares livres (como o Scilab, O Dev CPP que foi descontinuado e por conhecer o Blender); voltei a me interessar por linux. Ate alguns anos atras eu usei sistemas linux so para usar um editor de texto (Tex/Latex); mas comprei um pc novo com 2 HDs, um para o XP (trabalho) e outro para uma distro Linux (diversao e estudos); e aqui estou para aprender sobre linux e sobre o Ubuntu.
- Acabei de instalar o Karmic Koala e gostei muito; so nao curti o fato de que terei de trocar meu editor de tex! rs (ainda tenho q aprender as diferencas entre KDE e GNOME).
- Bom, é isso, ainda nao sei nada sobre linux, mas com certeza espero aprender muito com voces aqui do forum!

[ ]s a todos..

The Source of Progression is the Devotion to your Goals...
... Keep the light burning!

Tomanik

Muito bem senhores e senhoras...

Meu primeiro post nesse fórum.

Bom... Tenho 37 anos, e se me lembro bem, a primeira vez que mexi em um computador foi aos 13 anos, era um TK 85 que eu mesmo programava em linguagem basic. Após essa experiência doméstica, tive contato com XTs que rodavam em dos e na faculdade vi pela primeira vez o Windows, em versão 3.11.
Trabalhei durante 15 anos como professor, (atualmente estou a 1 ano sem dar aulas em virtude da aprovação em um concurso público mas pretendo arrumar um tempinho prá isso) e sempre via meus alunos falando em Linux e outras experssões que não me lembro, mas nunca dei muita bola, achava que estava feliz com meu Windows XP, que eu fazia de tudo para parecer com o 98, e pensava que toda essa euforia deles não passava de idealismo adolescente, como o que eu tive a resistir ao Internet Explorer desde a época do Netscape Navigator...
Atualmente trabalho como perito criminal da Polícia Civil de Minas Gerais e um dos assuntos de meu concurso foi o software livre, que vem gradativamente sendo introduzido nos computadores da polícia. Começou com o Firefox, depois veio o Open Office e alguns já rodam em Linux. Nesse meio tempo adquiri um notebook para minha esposa e um netbook para mim, ambos rodam em XP, e passamos a usá-los bem mais do que o Desktop, que ficou como um "servidor de impressão" da rede sem-fio aqui de casa.
Olhando prá ele ligado e meio paradão pensei: "Vou experimentar esse Ubuntu"
Radicalizei. Formatei o HD e instalei o Ubuntu como único SO dele. No primeiro dia achei ele bem bonito. Coloquei um wallpaper com temas espaciais e a todo momento tem uma foto diferente hehehe, mas como estava de folga dediquei-me a aprender um pouco mais sobre o Ubuntu. Apanhei muito. Nada funcionava. Comentei com a minha esposa: "O sistema é muito bom, mas é muito complicado..." e ela me disse uma coisa que foi decisiva: " É porque nós aprendemos a usar o computador só no windows... Lembra que vc ficava danado pq tudo no XP era diferente do 98 ?". E não é que ela tinha razão ???
Hoje quase tudo que preciso funciona direitinho. A única coisa que não consegui fazer é controlar a impressora através dos micros com XP.
Tenho gostado muito do sistema, tenho lido bastante aqui no fórum e com excessão da impressora mesmo, resolvi todos os meus problemas por aqui... Estou empolgado e o velho desktop Semprom 2600 voltou a ser meu computador preferido, o Ubuntu literalmente deu nova vida a ele !

Ainda não me sinto seguro em abandonar o windows de vez, mas não me apego a softwares só por tradição. Vi alguns programas para Linux que substituem muito bem os tradicionais para windows e no tempo livre vou sempre dando uma fuçada neles.

Aos poucos vou aprendendo aqui com vocês, a maioria bem mais jovens que eu, mas dizem que nunca é tarde para aprender algo novo não é mesmo ?

Abraços a todos e me desculpem pelo texto imenso

Ioca100

Parabéns a todos, colega Tomanik tem o programa Samba, acho que resolve o problema.Dá uma pesquisada aqui no fórum.
Boa sorte.
Obs: Tenho 58 anos , a primeira vez que tive contato com informática foi na Faculdade de Ciências Econômica da UERJ em 1977, tive um período sobre a matéria ,fiz um programa e perfuraram os cartões, em casa foi num 386 c/ Windows 95.
Uso só Ubuntu 9.10 , parei o dual boot com XP, já estou na distro desde o 6.06.
Usuário Linux- 449417